TRÍADE PIRAMIDAL - MEU APONTAMENTO

Li ontem um livro que me caiu às mãos do professor e escritor Osmar Antunes Sanches, da vizinha cidade de Birigüi, intitulado “Versos, Crônicas e Apontamentos”. Excelente livro!

Antes de começar a falar do livro, gostaria de escrever como ele veio cair-me às mãos. Sai nesta última quarta-feira (dia quatro de abril) para pagar algumas contas e em determinado lugar teria que esperar meia hora para o estabelecimento abrir – horário de almoço, para não ficar ali parado, desci mais três ou quatro quadras até a Biblioteca Municipal ‘Rubens do Amaral’. Li o Jornal do dia e, já que estava ali, pensei comigo, vou levar uns dois livros para casa para ler (apesar de na Biblioteca da Escola em que trabalho ter excelentes livros!). Comecei a passear pelas estantes... Gosto dos pensadores – e como já sei onde estão, dirigi-me para lá. Peguei um, outro, devolvi. Dirigi-me à estante de poesias. Peguei dois livros e num deles reparei que era de autor da minha terra, o outro, desconhecido.

Em casa resolvemos passar o outro dia – quinta-feira – no ‘Veleiro – Parque Náutico’, à beira do Rio Tietê – já que ninguém trabalharia. Levei-os comigo na bolsa, pois em meio de semana o lugar é completamente silencioso. Li-o inteiro enquanto as crianças brincavam nas piscinas e descobri que se tratava de um autor de Birigüi, cidade vizinha. O livro chamou-me muito a atenção em seus textos, maior atenção fiquei ao observar o texto intitulado ‘Tríade Piramidal’, citado nas páginas 54 e 55.

Caro leitor, se tiveres tempo, busque-o em sua biblioteca local ou entre em contato com o autor (escreva para mim que passarei o endereço do mesmo, se ele tiver o livro disponível para vendas – vou consultá-lo esta semana). É uma celebração à vida, a começar pelo sorriso: “Sorria, sorria que o sorriso é graça, / Graça que enternece e encanta”. Eu adoro escrever cartas – mesmo que estas não sejam respondidas, o autor também se refere a elas: “Carta / Longa ou curta / Mata saudades / Distâncias encurta”. Cultua a mulher – de um ponto de vista ímpar! Cultua a flor que nos deu a vida: as mulheres-mães. Entre outros assuntos que merecem toda nossa leitura e reflexão.

E, como citei, prendi-me muito ao texto ‘Tríade Piramidal’. E o ser humano é composto de tríades, a citar algumas: adolescente, jovem adulto; cedo, tarde, noite; Pai, Filho e Espírito Santo; esposo, esposa e filhos; escola, professor, aluno; água, fogo, ar; entre outros citados e outros que podemos levantar. E fecha o texto dizendo que “Ontem plantamos, hoje colhemos, amanhã será o que fizermos agora.” Reflexivo! (E pretendo nestes próximos dias fazer uma reflexão sobre cada citação do professor Osmar Antunes Sanches e mais algumas que pensei por aqui.)

Este é o lançamento da minha reflexão a partir do livro lido, com destaque especial – de minha parte – do texto intitulado ‘Tríade Piramidal’. O lado espiritual está presente neste livro – os leitores adeptos do espiritismo sentirão muito bem com esta leitura.

06 de abril de 2007.

Meus apontamentos.

Prof Pece
Enviado por Prof Pece em 06/04/2007
Código do texto: T439895