Professor e Aluno

Em uma verdadeira interação entre professor e aluno, não é possível perceber quem é o professor ou quem é o aluno. A verdadeira interação é uma condição rara e muito difícil de ocorrer e quando ocorre, o momento conquistado, preferencialmente livre e sem barreiras, pode durar de alguns segundos a alguns poucos minutos ou horas.

E quando isso eventualmente ocorre, essa situação pode valer algumas eternidades para a relação entre o experimentar e o saber, entre o aprender e o apreender, o ouvir e o falar, a razão e a intuição, ou entre quaisquer estados e estágios de conhecimento.

Sendo assim, no momento de alguma oportunidade de interação possível o docente que se detiver apenas na posição de professor e não experimentar aquele instante discente; bem como, o aluno não compreender naquele momento a condição reflexiva da homilia do docente, perde-se a consagração da hóstia do saber, do ensinar, o deleite do conhecer, o prazer do aprendizado de ambas as partes.

Aprender para ensinar é tão importante quanto ensinar para aprender.

(dfholanda, 18/08/13, Aclimação, São Paulo)

Tim Holanda
Enviado por Tim Holanda em 21/10/2013
Código do texto: T4535087
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.