TRÍADE NATURAL - AR, ÁGUA, FOGO!

Há algumas semanas eu li um livro de um autor aqui da minha região e ele citava várias tríades – pensei muito sobre o assunto e resolvi passar as minhas reflexões para o papel, conseqüentemente para o computador – aos meus onze (ou doze) fiéis leitores.

Em se tratando da natureza, começarei com esta tríade: ar, água e fogo! Quer melhor começo que esse em se tratando de natureza? Precisamos – e muito – dos três!

Em falando separadamente de cada um teremos muitíssimos assuntos a serem abordados. Mas para estas poucas linhas que decido dia-a-dia delinear, farei apenas um apanhado de cada um – não porque sou limitado (ou que não queira pesquisar), pelo contrário: percebi que os leitores não gostam (assim como eu) de textos longos. (Salvo quando precisamos ir a fundo em determinado assunto – que não é o nosso caso).

Ar! Esse ar que respiramos! Suspiramos! Faz-nos viver – é um dos nossos meios de sobrevivência! Imagine só: desligando a torneirinha do ar que respiramos lá no ‘céu’, onde vamos parar? No Céu ou no Inferno? (Dizem que o Inferno é aqui mesmo, mas outros dizem que o Céu é aqui mesmo? Eu hein?) Quando estamos em cidades poluídas esse ar é pesado, já em lugares campestres é leve. E o homem nada a fazer... Papéis pra cá, papéis pra lá... Reuniões e mais reuniões, efeito estufa... Soluções?

Água! Creio que nem preciso falar muito. Mas gosto de fazer comentários. Sou fã de escrever – nem se for as que costumo chamar de ‘asneiras verbais’ – pelo menos estamos treinando, brincando com as palavras. Todos precisamos dela para a sobrevivência. E o lado terapêutico? Hum! Sair para a beira de um rio sem hora para voltar; curtir a natureza no que ela tem de belo! Águas cristalinas ao lado de vegetação verde! Só maravilha! Fugindo um pouco: uma banheira – e, de preferência, bem acompanhado (a)!

Fogo! É fogo! Conseqüências dramáticas já causou, mas por quê? O próprio homem, na grande maioria das vezes, é o causador! Desmatamentos violentos seguidos de queimadas! Poluição! E voltamos quase ao zero: nada se faz (ou quase nada) para evitar. Ainda em se falando de fogo – aquele que queima e não se vê. Quantos corações arrasados! Quantas paixões borbulhando! Quantos! “My God!”

O que fazer para que o homem cuide mais de seu espaço? Falta de conhecimento não é, creio que é falta de ‘querer fazer’ – essa é a mais pura verdade!

Na somatória de tudo: ar, água e fogo – o que temos? Temos tudo e o homem quer perder tudo: perdendo tudo, o homem se perde!

18 de abril de 2007

Prof Pece
Enviado por Prof Pece em 18/04/2007
Código do texto: T454424