A VOZ DO BOM PASTOR EM BUSCA DE OVELHAS DISPERSAS ...


 
TEMA:A VOZ DO BOM PASTOR EM BUSCA DE OVELHAS DISPERSAS...
TEXTO: JOÃO 10:1–10
DATA: 10/11/2013
LOCAL: Igreja Evangélica Congregacional – Arcoverde / PE



TEXTO (Está escrito):

Em verdade, em verdade vos digo: O que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador.

Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas.

Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora.


Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz;

Mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.

JESUS lhes propôs esta parábola, mas eles não compreenderam o sentido daquilo que lhes falava.

JESUS, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: EU SOU A PORTA DAS OVELHAS.

Todos quantos vieram antes de MIM são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido.

EU SOU A PORTA. SE alguém entrar por mim, será salvo, entrará, e sairá, e achará pastagem.

O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; EU VIM para que tenham vida e a tenham em abundância.

(JOÃO 10:1–10).


INTRODUÇÃO:

Certa vez fui tirar xerox do Boletim da Igreja e, enquanto a pessoa tirava as cópias, vi que em cima do balcão havia uma espécie de mensagem com o título: PROBLEMINHAS NO CÉU...

E como tenho convicção que no céu não existe problemas, fiquei interessado em ler aquela mensagem: Segundo a mensagem, JESUS chamou Pedro e disse:

Coloquei você pra não deixar entrar quem não estivesse lavado e remido pelo meu sangue... Tenho visto que algumas pessoas não deveriam ter entrado...

Saíram pra ver se a muralha do céu estava em perfeita ordem e viram que em algum lugar, Maria havia colocado uma escada e ajudava pessoas sem fé no sangue do Cordeiro pulando o muro... Pedro disse: E aí SENHOR, direi pra parar???

E, o SENHOR disse: NÃO!!! O coração dela é grande e sempre achará um meio de colocar aqui dentro quem se pegue com ela...



ELUCIDAÇÃO:

Conforme o Manual Bíblico SBB,assim como os outros Evangelhos, João conta a história de JESUS, abrangendo parte do mesmo conteúdo. No entanto, para nossa surpresa, este Evangelho é bem diferente de Mateus, Marcos e Lucas. Um líder da Igreja antiga (Clemente de Alexandria) disse que João era o Evangelho Espiritual.
• João complementa os outros relatos, concentrando–se no que ocorreu;
• João escreveu conforme um plano e padrão diferentes dos demais Evangelhos – Seu Evangelho traz menos episódios, se comparado com o que se encontra nos outros.
• Dos vários milagres, ele selecionou certos sinais que mostram claramente quem JESUS é.
• Ele registrou principalmente o que JESUS disse – em especial sobre si mesmo – num estilo bem diferente de Mateus, o outro Evangelho que se concentra nas afirmações de JESUS. Ele não incluiu parábolas, mas nos dá as grandes afirmações de JESUS iniciadas com EU SOU.
• Enquanto os outros três (Evangelhos) dão destaque especial à Galileia, a maioria dos acontecimentos registrados em João ocorreu em e ao redor de Jerusalém por ocasião de várias festas (religiosas) judaicas. É possível que JESUS tenha adotado um estilo diferente de ensinar quando estava na cidade que era a capital e o centro teológico do país.
• O Evangelho de João fala sobre os judeus, quase como se os discípulos de JESUS não fossem também judeus. Ele faz isso provavelmente para seus leitores não judeus – algo muito natural, se ele escreveu o seu Evangelho em Éfeso.
O fato de ele usar esta designação indistintamente para os judeus em geral e para as autoridades religiosas que se opuseram a JESUS tem sido interpretado equivocadamente como uma característica antissemita. Mas o próprio João era judeu, e ele escreveu que “muitos dos judeus... creram”, principalmente à medida que a história vai chegando a seu ponto alto.
E ele se esforçou para explicar a incredulidade dos outros.

Para fins de estudo: O Evangelho de João pode ser divididoem três partes:

1 O Ministério público de JESUS;

2 Perto da Festas Religiosas;

3 O Ministério de JESUS alcança o climax;

Da Segunda parte do livro, selecionamos o texto lido para reflexão sobre o tema:A VOZ DO BOM PASTOR EM BUSCA DE OVELHAS DISPERSAS...



Sobre o tema: A VOZ DO BOM PASTOR EM BUSCA DE OVELHAS DISPERSAS...

Tem sido comum os pregadores se dizerem usados por DEUS para falar às comunidades cristãs... Em meu achômetro, entendo que (nós pregadores) é uma forma (mas não a única de DEUS falar) ao ser humano (em nossos dias) ...
O problema é apenas que nós pregadores nos achamos porta-vozes de DEUS e, algumas vezes o pregador (também) se acha dono da mensagem, tão ou mais importante que DEUS...
Não sendo sem motivos que sempre foi, sempre é e, sempre será essencial considerar a Palavra de DEUS como a única (e suficiente) regra de fé e de prática...

Por que o ser humano não escuta A VOZ DO BOM PASTOR EM BUSCA DE OVELHAS DISPERSAS...

Em primeiro lugar, O SER HUMANO NÃO OUVE, NEM CONSIDERA A VOZ DO ALTO:

Em verdade, em verdade vos digo: O que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador.

Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas.

Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora.
(João 10:1–3).

Conforme o texto, tanto em 1 Reis 19:9–18, quanto em 2 Reis 5, pessoas vocacionadas por DEUS para servi–LO quanto pessoas não vocacionadas por DEUS para servi–LO, agiram de forma equivocada:

No primeiro caso, ELIAS, achou que apenas ele era fiel a DEUS:

Disse Elias, mais de uma vez: Tenho sido em estremo zeloso pelo SENHOR, DEUS dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a TUA aliança, derribaram os TEUS altares e mataram os TEUS profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar–me a vida (1 Reis 19:10, 14).

No segundo caso, no livro seguinte, 2 Reis, encontramos a História de Naamã (que diferente de Elias, pertencia aos grupo dos inimigos de DEUS), sendo alguém que (com seu exército) derrotava o povo de DEUS...

Está escrito:

Veio, pois, Naamã com os seus cavalos e os seus carros e parou à porta da casa de Eliseu.

Então, Elizeu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, lava–te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo.

Naamã, porém, muito se indignou e se foi, dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo, por–se–ia de pé, invocaria o nome do SENHOR, seu DEUS, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso.

Não são porventura, Abama e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar–me neles e ficar limpo? E voltou–se e se foi com indignação.

Então, se chegaram a ele os seus oficiais e lhe disseram: Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma cousa difícil, acaso não a farias? Quanto mais, já que apenas te disse: Lava–te e ficarás limpo.

Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de DEUS e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou Limpo.

(2 Reis 5:9–14).


Até parece pessoas de nosso tempo querendo dizer como DEUS deve agir...

Melhor fizeram os soldados as suas ordens, que recomendaram prudência e bom senso:

Então, se chegaram a ele os seus oficiais e lhe disseram: Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma cousa difícil, acaso não a farias? Quanto mais, já que apenas te disse: Lava–te e ficarás limpo.

Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de DEUS e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou Limpo.

(2 Reis 5:13–14).

Isso mesmo deve acontecer em nossos dias, quando temos excesso de especialistas em todas as áreas, inclusive na área religiosa...Tem sido muito difícil entender o agir de DEUS porque o barulho de opiniões de pseudo especialistas pode ofuscar a ação, o que DEUS diz através da BÍBLIA e como se manifesta no cotidiano....

Esse problema tem acontecido desde tempos antigos e acompanha o ser humano através do tempo... E, como disse o Apóstolo Paulo aos Coríntios, direi:

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de DEUS (1 Coríntios 10:31).


Como disse, esse problema tem acontecido desde tempos antigos e acompanha o ser humano através do tempo...

Inicialmente, aconteceu no Jardim do Édem (Gênesis 3:1–7), na desobediência ou pecado original:

A Orientação de DEUS ao ser humano (Gênesis 2:15–17), era bênçãos decorrentes da obediência ou separação (morte), decorrente da desobediência.

ENTENDO QUE DEUS DISSE QUE A QUESTÃO SERIA OBEDIÊNCIA OU DESOBEDIÊNCIA JAMAIS ENTENDER OU NÃO ENTENDER E, O PECADO ORIGINAL FOI QUERER SER COMO DEUS = ATO DE DESOBEDIÊNCIA...


Continuando o raciocínio sobre essa questão segundo a qual o ser humano ANDA VOLTADO APENAS PARA SEUS PRÓPRIOS ESFORÇOS... Direi que no livro do Êxodo 19:5, 6 – ANTIGO TESTAMENTO: está escrito:

Agora, pois se diligentemente ouvirdes a minha vós e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar (particular) dentre todos os povos; porque toda a terra é minha;
Vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.
(Repetido na Primeira Carta de Pedro, 2:9–10 – NOVO TESTAMENTO).

E, em CRISTO, DEUS compra nossa vida e, agora somos DELE, conforme está escrito, no Evangelho de João 3:16.

Porque DEUS amou ao mundo de tal maneira que deu o SEU FILHO UNIGÊNITO, para que todo o que NELE crer não pereça, mas tenha a vida eterna.


Quando digo da parte de DEUS que o ser humano anda equivocado, tem a ver com a forma como estamos nos relacionando com DEUS: E POSSO APRESENTAR ALGUNS EXEMPLOS:

PRIMEIRO: Temos muitas formas de se dizer representantes de DEUS, inclusive, uma forma que, durante muito tempo se apresentou como religião oficial do país, e que continua se dizendo infalível e chamando as outras formas de irmãos distantes.

SEGUNDO: Nos nossos dias, continua em evidência o fato de uma forma de religião que se apresentas como substituta de DEUS, arranjar intercessores e intercessoras que agiriam entre o ser humano e DEUS.

TERCEIRO: Se alguém morre, não seria o sangue de CRISTO a religar com DEUS, porque assim a pessoa teria crido enquanto viva, mas o poder da família resolver isso, através da religião de fachada – invalidando o que está escrito...



Sobre o tema: A VOZ DO BOM PASTOR EM BUSCA DE OVELHAS DISPERSAS...

Tem sido comum os pregadores se dizerem usados por DEUS para falar às comunidades cristãs... Em meu achômetro, entendo que (nós pregadores) é uma forma (mas não a única de DEUS falar) ao ser humano (em nossos dias) ... O problema é apenas que nós pregadores nos achamos porta-vozes de DEUS e, algumas vezes o pregador (também) se acha dono da mensagem, tão ou mais importante que DEUS... Não sendo sem motivos que sempre foi, sempre é e, sempre será considerar a Palavra de DEUS como uma regra de fé e de prática...

Por que o ser humano não escuta A VOZ DO BOM PASTOR EM BUSCA DE OVELHAS DISPERSAS...

Em segundo lugarO SER HUMANO ESTÁ MAIS INTERESSADO NAS APARÊNCIAS DE QUEM VAI À SUA FRENTE...

Veja o que está escrito:

Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz;

Mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.

JESUS lhes propôs esta parábola, mas eles não compreenderam o sentido daquilo que lhes falava.
(João 10:4–6).

É lógico que, algumas das coisas que estão escritas não parecem agradáveis aos caprichos do ser humano... Por exemplo:

Disse–LHE o SENHOR (a Elias o vocacionado): Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.

A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel–Meolá, ungirás profeta em teu lugar.

Quem escapar à espada de Hazael, Jeú o matará; quem escapar à espada de Jeú; Eliseu o matará.

(1 Reis 19:15–17).

Mais que de repente, o ser humano esquece da ação maléfica do ser humano em relação a DEUS, percebendo apenas a punição de DEUS ao ser humano desobediente, como sendo um ato despótico e incoerente...

Isso acontece em nossos dias com relação a pessoas que justificam sair de casa abandonando os filhos:
O AMOR ACABOU E NÃO DÁ MAIS ou então em atos de luta por direitos pessoais sem avaliar as implicações da luta no cumprimento dos deveres sociais ou no excesso de abertura das manifestações populares para que grupos de marginais participem da manifestação, com atos de vandalismo e depredação que prejudicam a muitos...


Quando O SER HUMANO CONSIDERA DEUS E SUA PALAVRA pode perceber pérolas como o Salmos 25:14, onde está escrito:

A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ELE dará a conhecer a SUA aliança.


Certamente, a empresa (onde se trabalha), estabelece um novo horário pra começar ou terminar o expediente de trabalho, pode até não haver concordância, mas o trabalhador passa a cumprir o novo expediente; E o mesmo não acontece em relação as necessidades de ajustamento do grupo onde a pessoa está, mesmo que isso implique colaborar em favor de alguém...

Assim, vamos considerar essa questão da intimidade com DEUS – ainda quando se considera DEUS como soberano absoluto sobre a vida...

Certamente, é tendo intimidade com DEUS que a pessoa pode ser fortalecida em sua vida espiritual e, isso é básico para cada um de nós...


Quando O SER HUMANO CONSIDERA DEUS E SUA PALAVRA pode perceber pérolas como o Salmos 138:8, onde está escrito:

O que a mim me CONCERNE o SENHOR levará a BOM TERMO;
A TUA misericórdia, ó SENHOR, dura para sempre;
Não desampares as obras das TUAS mãos.

CONCERNIR significa dizer respeito ou ter a ver comigo e BOM TERMO significa bom resultado, êxito... ASSIM, quando o salmista diz que o QUE A MIM DIZ RESPEITO, o SENHOR levará a bom resultado (êxito), significa que, DEUS terá zelo pelo cumprimento de coisas que tenham a ver com o ser humano e, lembra que a misericórdia DELE dura para sempre, pedindo que DEUS não desampare as obras de SUAS mãos...


Quando O SER HUMANO CONSIDERA DEUS E SUA PALAVRA pode perceber pérolas como o episódio em que Davi (antes de ser rei) reanimou –se em DEUS, onde está escrito:

Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens, ao terceiro dia, a Ziclague, já os amalequitas tinham dado com ímpeto contra o sul e Ziclague e a esta, ferido e queimado;

Tinham levado cativas as mulheres que lá se achavam, porém a ninguém mataram, nem pequenos nem grandes; tão somente os levaram consigo e foram seu caminho.

Davi e os seus homens vieram à cidade e ei–la queimada, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas eram levados cativos.

Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram até não terem mais forças para chorar.

Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá–lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas, PORÉM DAVI SE REANIMOU NO SENHOR SEU DEUS.

(1 Samuel 30:1–6).


O ser humano não escuta A VOZ DO BOM PASTOR EM BUSCA DE OVELHAS DISPERSAS...Principalmente, porque O SER HUMANO ESTÁ MAIS INTERESSADO NAS APARÊNCIAS DE QUEM VAI À SUA FRENTE...:

Conforme temos analisado, veja o que está escrito:

Disse–LHE DEUS: Sai e põe–te neste monte perante o SENHOR. Eis que passava o SENHOR; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do SENHOR, porém o SENHOR não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o SENHOR não estava no terremoto,

Depois do terremoto, um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranquilo e suave.

Ouvindo–o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs–se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?

Ele respondeu: Tenho sido em estremo zeloso pelo SENHOR, DEUS dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a TUA aliança, derribaram os TEUS altares e mataram os TEUS profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar–me a vida.

(1 Reis 19:11–14).


Aconteceram três manifestações sobrenaturais (ventania, terremoto e fogo) e, mesmo assim, Elias continuou com a lembrança viva do que estava acontecendo em seu mundo (realidade):

Tenho sido em estremo zeloso pelo SENHOR, DEUS dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a TUA aliança, derribaram os TEUS altares e mataram os TEUS profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar–me a vida (1 Reis 19:14).

ASSIM tem sido o ser humano do Terceiro Milênio, na sociedade pós – moderna (que se diz evoluída) e que chamo pós–superficial (que gosta de viver na superficialidade da existência...

Esse ser humano é extremamente zeloso pelo SENHOR dos Exércitos e acha que outras pessoas não são....

Sobre o tema: A VOZ DO BOM PASTOR EM BUSCA DE OVELHAS DISPERSAS...

Tem sido comum os pregadores se dizerem usados por DEUS para falar às comunidades cristãs... Em meu achômetro, entendo que (nós pregadores) é uma forma (mas não a única de DEUS falar) ao ser humano (em nossos dias) ... O problema é apenas que nós pregadores nos achamos porta-vozes de DEUS e, algumas vezes o pregador (também) se acha dono da mensagem, tão ou mais importante que DEUS... Não sendo sem motivos que sempre foi, sempre é e, sempre será considerar a Palavra de DEUS como uma regra de fé e de prática...

Por que o ser humano não escuta O BOM PASTOR EM BUSCA DE OVELHAS DISPERSAS...

Em terceiro lugar, O SER HUMANO SE COLOCA NO CENTRO DE TUDO:

Veja o que está escrito:

JESUS, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: EU SOU A PORTA DAS OVELHAS.

Todos quantos vieram antes de MIM são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido.

EU SOU A PORTA. SE alguém entrar por mim, será salvo, entrará, e sairá, e achará pastagem.

O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; EU VIM para que tenham vida e a tenham em abundância.

(JOÃO 10:7–10).
Uma simples análise da BÍBLIA, considerando o que está escrito, demonstra que DEUS é o autor e o centro da vida...

O primeiro verso da BÍBLIA afirma: NO PRINCÍPIO, CRIOU DEUS OS CEÚS E A TERRA (Gênesis 1:1) ...

O último verso da BÍBLIA afirma: A graça do SENHOR JESUS seja com todos (Apocalípse 22:21).

E, perto do centro (do livro) a BÍBLIA afirma:
De tudo o que se tem ouvido, a suma (resumo) é: Teme a DEUS e guarda os SEUS mandamentos, porque isto é o dever de todo homem.
Porque DEUS há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.
(Eclesiastes 12:13–14).



CONCLUSÃO:

Quando o ser humano examina a BÍBLIA encontra a orientação para ler e meditar sobre o que leu... Depois poderá ver DEUS operando e, infelizmente, a pressa faz com que o ser humano passe a ler e sair para viver e somente considera sobre o que está escrito, se alguma coisa (do que deseja) saia errado...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 10/11/2013
Código do texto: T4564885
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.