Discurso de Formatura de História da UFT da Turma Professor Mestre Paulo Renato - 11 de Dezembro de 2013

Finalmente chegamos aqui, muitos de nos viemos neste lugar em outras ocasiões para parabenizar outros amigos, mas agora, somos nos os protagonistas desta fantástica história que fizemos juntos. O que posso dizer se não: “UAU, como foi difícil!” Agora estamos todos aqui, sorrindo, chorando, tentando esconder essa preocupação de “como será nosso futuro daqui para frente” e meus amigos, agora não tem mais jeito, na vida não teremos exames finais para recuperar nota ou pedir para um amigo colocar nosso nome no trabalho, agora tudo realmente depende da gente, e não terá espaço para erros, e sim, estou aterrorizado com essa realidade daqui para frente!

Mas uma coisa temos que dizer: “não saímos iguais quando entramos”. Fomos transformados de tal maneira que jamais poderemos voltar ao estado anterior, somos seres novos! A história nos transformou, tudo que vivemos nos fizeram melhores, seja as caronas, seja os trabalhos longos, seja as alegrias de uma nota inesperada ou até mesmo os orgasmos intelectuais lendo textos maravilhosos que muitas vezes fomos obrigados a ler, e mesmo com toda dificuldade, com todos os problemas e barreiras “olha que interessante”, estamos nos formando como professores. Aprendemos mais que decorar narrativas, mais que datas ou nomes importantes, nos aprendemos sim, que fazemos parte dessa história e que somos capaz de modificá-la, e vamos sim, passar tudo o que aprendemos a nossos alunos quando estivermos na tão sonhada “biboquinha do saber”.

Agora, digo a sociedade: “desculpe se estou indo pelo caminho inverso, mas estou aqui exatamente para ser diferente, pois sou um historiador!”

A nossa família: “muito obrigado por escutar nossas criticas revolucionarias sobre a sociedade, a partir daqui juro, que ainda serei o mesmo critico e revolucionário, só que agora, serei formado para tal fim”

A nossos professores: “muito obrigado por cada exemplo, todos eles, bons e ruins, vocês fazem parte de nossa história e realmente fizeram transformações em nossas mentes, obrigado por quase destruir meus neurônios com tantos textos maravilhosos e autores complexos! Ao Karl Marx, me desculpe por eu ter-lhe xingado tantas vezes!”

E finalmente aos meus companheiros: “agora podemos dizer com todas as letras: somos historiadores! Capazes e prontos! Que o medo jamais nos vença, que o cansaço não nos impeça e principalmente que nossos alunos nunca nos xingue quando passarmos textos que os farão pensar e raciocinar, pois é para isso que somos formados e por mais que digam que iremos perder esse animo maravilhoso que estamos sentindo, eu rogo ao grande Paulo Freire que não nos deixe perder esse sentimento nem mesmo por um segundo!

Por fim, como bom historiador, faço uma citação de uma grande frase de Oscar Wilde dizendo: “Todos sabem fazer história - mas só os grandes sabem escrevê-la” Somos tão grandes como os anões, no entanto, como diz Bernardo de Chartres “Somos como anões aos ombros de gigantes”.

Hudson Araujo
Enviado por Hudson Araujo em 12/12/2013
Reeditado em 12/12/2013
Código do texto: T4608834
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.