Discurso para deputado estadual

Caros senhores e senhoras presentes, quero agradecer a Deus por ter me dado condições de estar aqui, nesta noite podendo apresentar a vocês um pouco do que acredito ser democracia e política. Agradeço de coração por estarem aqui neste momento, pois sei que muitos são aqueles que deixaram o conforto de sua casa, seu convívio familiar, para participar deste exercício democrático de cidadania.

Muitos são aqueles que vêm me perguntando do porque coloquei meu nome para concorrer a uma vaga na Câmara Estadual. Indignados, acompanhamos todos os dias pelos meios de comunicação a ação de políticos sem compromissos com a coisa pública, a corrupção vem varrendo nosso país de ponta a ponta, só que não podemos classificar de forma generalizada que todo político seja corrupto, ainda há pessoas de boa índole, que sonham em transformar o mundo em que vivem, e logo se dão conta que isso poderá ser possível como um representante político.

Eu, assim como as pessoas de boa índole, acredito que posso ajudar a melhorar a situação de muitos de vocês aqui presente, uma vez que vocês me indiquem, através do voto, como representante da comunidade a qual fazem parte. Ofereço em troca dessa confiança, que deve ser recíproca, a minha história pessoal e o meu exemplo de vida, o meu respeito, dignidade e responsabilidade de meus atos como profissional, como pai de família e, sobretudo como um ser humano empenhado em fazer bem feito e de forma correta.

O partido político ao qual faço parte, o PDA – Partido Democrático do Amor, foi um grande incentivador para concorrer a deputado estadual. Com um projeto político realista, vai além da proposta de honestidade com o erário público e preservação da natureza e do espaço urbano. O seu grande diferencial é a educação, aquela que poderá resolver grande parte das mazelas que afligem o nosso povo.

Mas a educação que estou falando não é essa que aí está, é uma educação mais profunda que deve começar em casa, e o estado pode e deve auxiliar para incrementá-la. O sistema educacional da atualidade vem escravizando a todos nós, nos forçando a pensar muito e a sentir pouco. Ela só nos instiga ao ter, se esquecendo do ser.

As guerras, os problemas climáticos, a pobreza e a miséria em que atravessa nosso povo é o apelo eloquente de que o homem necessita voltar as suas origens primordiais, ele precisa voltar a “ser humano”. A afeição e a doçura estão desaparecendo no trato entre os homens, e sem essas virtudes, a vida será só violência, perderá a sua verdadeira razão.

Quero convidar a você, meu amigo e minha amiga, para fazer uma marcha a mesmo passo, por meio da democracia, por meio do voto nas próximas eleições, em busca de dias melhores para nós e nossas próximas gerações.

Vamos lutar por um mundo novo, um mundo que possa assegurar o trabalho, a segurança e acima de tudo uma educação realmente transformadora. É pela promessa dessas coisas que quero ser o seu deputado estadual, conversem com seus familiares, seus vizinhos, seus amigos sobre essa nossa proposta inovadora. Convide-os a fazer parte dessa marcha para um mundo melhor.

Muito obrigado pela participação de vocês, e não se esqueçam, nas eleições de 3 de outubro vote Suiter para ser o seu deputado federal, obrigado e boa noite.

*Discurso político apresentado pelo autor em laboratório de oratória no curso de Jornalismo da UnirG em 2012.