Contadorandos do Colégio do Amparo de Surubim em 1989

DISCURSO

Discurso Proferido quando paraninfei a turma de contadorandos de 1989, do colégio Nossa Senhora do Amparo.

Caros Contadorandos

Permitiu-a sorte que pudesse nesse momento tão importante, dirigir-lhes algumas palavras. Permitam-me vocês que comece com um pensamento de um dos mais ilustres cientistas do mundo: Albert Einstein.Em certa ocasião fora ele convidado a concorrer à presidência de Israel e ele assim respondeu “Sei um pouco sobre a natureza e quase nada sobre os homens” e recusou. Eu diria a vocês “Sei um pouco sobre os alunos: Esse pensamento me ensina uma lição de sabedoria e de simplicidade. É bem mais fácil aprender uma lição de Matemática que entender um aluno. E vocês foram mais perspicazes e entenderam essa dificuldade, mostrando apesar de difícil é viável.

O gesto de vocês é altamente merecedor do meu agradecimento.

O meu trabalho ao lado de vocês foi caracterizado pela sinceridade.

Nunca deixei que a Matemática fosse traída em nome da facilidade na aprendizagem porque entendo que não é o professor que deve procurar uma maneira fácil de ensinar mas o aluno deve procurar sua maneira de aprender. Ao professor cabe orientar. É lamentável que a Matemática venha sendo tratada com tanta irresponsabilidade.

É sabedoria conhecer seus próprios limites e é grandeza mergulhar no âmago da simplicidade.

Vocês conseguiram terminar mais uma batalha com o curso de contabilidade. A tarefa de contar é sublime e hoje mais do que nunca necessária. O mundo de hoje é complexo. O desenvolvimento científico exige que se tenha um número grande de informações e conhecimentos gerais. Na sua visão prospectiva Pitágoras dizia “Os números governam o mundo”. E hoje sabemos que para entender o mundo é preciso ter conhecimentos matemáticos. Não se admite a prática desvinculada do embasamento teórico, fruto do aprofundamento do pensamento.

Uma conclusão de um curso é um momento de reflexão profunda e também porque não dizer, de alegria De reflexão porque é necessário avaliar a caminhada para que se possa evitar no futuro os mesmos erros e de alegria porque esses empecilhos do passado, claramente, foram vencidos e portanto o objetivo colimado foi atingido. A alegria é também advinda da seriedade com que você enfrentarão o curso. Embora determinadas momentos foram marcantes, essas marcas são importantes para o futuro caminhada.

É um momento também de agradecimento. Parafraseando o poeta surubiense José Nilson “porque não agradecer?” Porque não agradecer aos pais que na sua labuta são os verdadeiros heróis anônimos dessa grande conquista que nesta noite se realiza? Aos pais cabe a tarefa de apoio muitas vezes não reconhecida é comparada a base de um edíficil que ninguém vê mas que sem ela não se constrói coisa alguma. A esses heróis anônimos o meu mais profundo respeito e reconhecimento da sua co-autoria do processo educativo.

A vocês o meu carinho filial.

Ao colégio do Amparo o meu mais profundo respeito pelo apoio que me tem dado nesses 12 anos de trabalho. Não poderia deixar de registrar que foi aqui que eu me fiz professor, foi aqui, que depositaram uma desmedida confiança no jovem que contava apenas 19 anos de idade. Aqui aprendi a ser mais à medida que educando também fui sendo educado. Isto porque numa escola todos se educam, não só os aluno.

A vocês contadorandos, o meu agradecimento especial pela forma com que julgaram o meu trabalho. Essa atitude de vocês significa muito para mim uma vez que é desprovida de qualquer interesse. É um grau de maturidade que se adquire quando se faz um julgamento por que mais me conhece: O aluno.

Terminando minhas simples palavras deixarei com vocês uma mensagem que me tem guiado em muitos momentos.”SE VOCÊ QUER SER GRANDE DÊ O MÁXIMO DO QUE VOCÊ É NO MÍNIMO QUE VOCÊ FAZ”.

Muito obrigado, um feliz Natal e um ano novo de realizações e de muita paz.

Surubim-16/12/1989

Fernando Timóteo
Enviado por Fernando Timóteo em 09/05/2007
Código do texto: T480594
Classificação de conteúdo: seguro