DISCURSO COORDENADORA_ TURMA DE PEDAGOGIA_ 2014/1

Sr. Coordenador Acadêmico, João Adoris Pandolfi;

Sra. Paraninfa das turmas A e B, professora Eliana Maria Perini Monti;

Sra. Patronesse das Turmas A e B, professora Márcia Perini Valle;

Professor que nomina a turma A: José Edson Mora;

Professora que nomina a turma B; Maria Benedita Leite Alves;

Meus colegas professores do Colegiado do Curso de Pedagogia;

Srs. Pais, familiares e amigos;

Queridos Formandos.

BOA NOITE A TODOS!!

Há 03 anos e meio, no primeiro dia de aulas, como Coordenadora do Curso de Pedagogia, eu os recebi, lhes informei sobre a dinâmica do curso e profetizei que o último dia de vocês, como alunos da Faculdade Pitágoras de Linhares, seria nesse teatro, usando beca, e recebendo os canudos sob os olhos orgulhosos de seus familiares e amigos. Vejo que minha profecia estava certa!!

Naquela noite do primeiro semestre de 2011, mais umas 20 pessoas ouviram isso, mas, por motivos diversos, eu não as vejo sentadas ao lado de vocês, agora. Algumas não conseguiram acompanhar vocês e só se formarão em Pedagogia 2016, outras, talvez, infelizmente, jamais conseguirão se sentar nos lugares de destaque onde vocês estão agora.

Esse lugar aí pertence aos que, com sucesso, frequentaram nossas salas de aula durante, pelo menos, 525 noites!! Querem saber como cheguei a este número? O raciocínio é simples: cada semestre tem 100 dias letivos, o que equivale a 700 noites. Mas como qualquer aluno tem direito a faltar até 25%, ou seja, 175 noites, isso significa que cada um de vocês esteve conosco durante, pelo menos, 525 noites!!

Durante esse tempo todo o Colegiado de Pedagogia trabalhou para desenvolver habilidades essenciais à competência docente e à ascensão profissional e social, que vocês merecem. Fizemos isso tendo em mente QUATRO coisas:

1º Só pode ser aprovado quem aprende, no mínimo, 60% do que é ensinado, mas se isso é pouco para quem vai atuar com os filhos dos ricos, JAMAIS PODE SER MUITO para quem vai ensinar aos filhos dos pobres, PORQUE ISSO É COVARDIA;

2º Cada egresso do curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras de Linhares tem de ser capaz de lecionar corretamente para os filhos e netos dos seus professores;

3º Já existem milhares de pedagogos no mundo, mas sempre haverá emprego para os que não forem medíocres;

4º Todos os egressos do curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras de Linhares merecem ser felizes, mas ninguém consegue isso tendo de mendigar emprego a político.

COMPETÊNCIA!! Foi isso o que eu, que tive a honra de lecionar para vocês as disciplinas de Leitura e Produção de Textos e Avaliação da Aprendizagem, e também cada colega do nosso Colegiado, buscamos lhes dar. Sabemos que SEM COMPETÊNCIA, MESMO QUE VOCÊS CONSIGAM O MEDO DOS SEUS SUBORDINADOS, JAMAIS TERÃO O RESPEITO PRÓPRIO, DOS SEUS PARES OU DAQUELES QUE ESTIVEREM ACIMA DE VOCÊS.

Em um mundo em que muitos fingem que ensinam e outros fingem que aprendem, insistir em desenvolvimento de competência e ética, é uma tarefa às vezes solitária e muitas vezes incompreendida por quem não se sente responsável pela construção de um mundo melhor.

Um mundo melhor não tem violência física, sexual ou moral, não tem gente que resolve as coisas armando barracos, não tem pessoas que invadem o direito dos outros ou se apropriam do que não lhes pertence, porque nele sobram amor, respeito e honestidade.

Esse mundo melhor é construído pelos educadores e daqui a pouquinho vocês, oficialmente, estarão entre nós. Ao receber os seus canudos, peço-lhes que se lembrem dessa minha fala de hoje e para que não se esqueçam de nenhuma palavra, informo que esse discurso já se encontra na internet. Quem o quiser bastará digitar: “Norma Astréa; DISCURSO COORDENADORA_ TURMA DE PEDAGOGIA_ 2014/1”

É importante, também, se recordarem de dois pontos importantes da fala do pastor Jocimar, durante o culto de Ação de Graças, organizado pela turma B, e peço licença aos alunos ali presentes para, rapidamente, informar aos demais que não estiveram nesse referido evento.

Refiro-me ao capítulo 13, versículo 12 de Mateus, que diz: “Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.”

Interpretando as palavras do brilhante sacerdote, eu entendi que Deus lhes deu um dom, que pode ser aumentado todos os dias, desde que vocês AGRADEÇAM TUDO O QUE VOCÊS JÁ TÊM e busquem com SERIEDADE e DECÊNCIA o que lhes faltar. Por outro lado, corre o risco de cair no infortúnio ou na miséria aquele que só abre a boca para reclamar e culpar Deus pela sua preguiça ou falta de coragem para lutar todo dia e mudar sua vida.

Em dado momento, o pastor Jocimar, falou-nos sobre a linda missão dos professores comparando-a ao sacerdócio. Relatou-nos a sua iniciação no mundo escolar, recordando que sua primeira professora fora uma “desgraçada”, de cujo nome ele não se lembra, mas não se esqueceu de que a estúpida ensinava pela dor e que tivera a infelicidade de o diagnosticar para a sua mãe, como alguém burro demais para aprender.

Em 1978, porém, Deus o trouxe para morar em Linhares e aqui, aos 07 anos, ele foi apresentado a um anjo, a sua inesquecível professora Regina, na Escola Nossa Sra. da Conceição, no bairro Aviso. Com ela o pequeno Jocimar estudou apenas seis meses, pois a mesma ausentou-se por licença de gestação, e ele nunca mais a viu. Contudo, antes disso, a referida docente chamou a sua genitora e comunicou-lhe que promoveria o menino à segunda série, em virtude de sua inteligência.

Eu já conhecia essa história, pois a ouvira no ano passado, mas, uma vez mais, eu me emocionei e com lágrimas nos olhos eu pedi a Deus que abençoasse cada um de vocês, tornando-os como a professora Regina, que com sua sensibilidade e seu olhar amoroso transformou “um burro” em um grande homem.

Como educadores vocês podem transformar os seres bípedes em seres humanos, mas para isso será necessário ter aprendido não apenas os conteúdos conceituais, factuais e procedimentais, mas, também, será fundamental a disposição para vocês serem exemplos dos conteúdos atitudinais que transformam positivamente o mundo: o amor, o respeito, a responsabilidade, a ética, a verdade, a decência e o compromisso com o bem.

No Colegiado do Curso de Pedagogia temos isso claramente em nossas mentes. Sabemos que, se fraquejarmos e formarmos gente que foge ao perfil que acabei de descrever, estaremos sendo covardes, condenando os inocentes a sofrerem nas mãos de gente grande, preguiçosa e incompetente.

Não pode ser considerado educador, aquele cuja competência técnica seja um fiasco, e cujos defeitos morais vão aleijando as crianças, até o dia em que elas viram adultas, e de tanto ouvir que não são capazes de progredir, elas se conformam em ficar na base da pirâmide social, sendo mão de obra baratinha, comandadas pelos espertos que se encastelam no topo e muito contribuem para esse mundo ser injusto.

Igualmente perversos são os “profissionais” soberbos, que com suas empáfias e tolos sermões, excluem das escolas os meninos e os jovens oriundos de famílias desestruturadas, sem ao menos pensar que eles terão tudo para se tornarem reféns dos vícios, adotados pelo tráfico, hóspedes das cadeias, ou pior: terão seus nomes precocemente estampados nas lápides dos cemitérios.

Percebem, então, a grandiosidade da escolha de vocês, quando optaram por cursar Pedagogia? Entendem por que esse curso não pode ser feito por qualquer um e nem de qualquer jeito? Compreendem agora, por que cada puxão de orelha merecido não podia ser um afago? Percebem por que não temos o direito de formar professores imbecis como aquela primeira do pastor Jocimar?

Não pensem que é fácil para mim, como Coordenadora do Curso, e para meus colegas professores, defendermos essa crença a ferro e fogo, pois a cada turma que ingressa temos aqueles que não são vocacionados. Esses não nos perdoam e passam a nos criticar. Certamente, acontecerá isso também com todos vocês, que compartilharem de nossas crenças e que conspirarem por um mundo melhor.

Não liguem, não compactuem com os indecentes que fingem que ensinam ou que aprendem, sejam fiéis às causas educacionais, não esmoreçam, e não sofram. Se desejarem, repitam para seus desafetos, aquilo que eu inventei para me consolar, quando eles me agridem. Digo-lhes: “Só não gosta de mim quem quer alguma coisa indecente, com a qual eu não concordo. Por isso, se eu fosse você, eu diria que eu gosto muito de mim!”

Finalizo, desejando que vocês consigam todos os dias contribuir para que esse mundo seja melhor, que sejam muito felizes por isso e que saibam que cada turma do Curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras de Linhares nos marca de formas diferentes: umas são mais “ordinárias” que as outras, outras são extraordinárias e outras são extraordinariamente “ordinárias”. Para mim, vocês todos foram e serão, apenas, EXTRAORDINÁRIOS!!

Sentirei muitas saudades de todos e sei que lágrimas sempre me virão aos olhos, quando eu passar pelos lugares onde vocês frequentaram, mas sei, também, que elas durarão pouco. Logo surgirá um sorriso de consolo, quando eu me lembrar de que trago dentro do peito uma linda tatuagem invisível feita por cada um de vocês.

NORMA ASTRÉA
Enviado por NORMA ASTRÉA em 31/07/2014
Reeditado em 01/03/2015
Código do texto: T4903970
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.