A DOUTRINA ESPÍRITA EM NOSSAS VIDAS: O ESPIRITISMO EM NÓS.

Prezados irmãos e irmãs, que Jesus Nosso Mestre e Senhor de Nossas vidas nos envolva a todos que nos encontramos aqui, neste momento, encarnados e desencarnados, e que possamos, mesmo estando fora do templo religioso, pedirmos a bênção de Deus nosso Pai sobre nós e que façamos de tudo para merecermos as benesses do Alto.

O tema a ser estudado por nós hoje é A Doutrina Espírita em Nossas Vidas: O Espiritismo em Nós.

O Espiritismo, que é O Consolador prometido por Jesus, lá em João, onde Jesus nos diz: Se vós me amais guardais meus mandamentos; e eu pedirei a meu pai, e ele vos enviará outro consolador, a fim de que permaneça eternamente convosco: O Espírito de Verdade que o mundo não pode receber, porque não o vê e não o conhece, mas quanto a vós conhecê-lo-eis porque permanecerá convosco e estará em vós, mas o Consolador que é o santo espírito, que o meu pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará relembrar de tudo aquilo que eu vos tenha dito.” João, cap. XIV, v. 15, 17 e 26.

O Evangelho Segundo o Espiritismo

PREFÁCIO

Os Espíritos do Senhor, que são as virtudes dos Céus, qual imenso exército que se movimenta ao receber as ordens do seu comando, espalham-se por toda a superfície da Terra e, semelhantes a estrelas cadentes, vêm iluminar os caminhos e abrir os olhos aos cegos.

Eu vos digo, em verdade, que são chegados os tempos em que todas as coisas hão de ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos.

As grandes vozes do Céu ressoam como sons de trombetas, e os cânticos dos anjos se lhes associam. Nós vos convidamos, a vós homens, para o divino concerto. Tomai da lira, fazei uníssonas vossas vozes, e que, num hino sagrado, elas se estendam e repercutam de um extremo a outro do Universo.

Homens, irmãos a quem amamos, aqui estamos junto de vós. Amai-vos, também, uns aos outros e dizei do fundo do coração, fazendo as vontades do Pai, que está no Céu: Senhor! Senhor!... E podereis entrar no reino dos Céus. O ESPÍRITO DE VERDADE

NOTA - A instrução acima, transmitida por via mediúnica, resume a um tempo o verdadeiro caráter do Espiritismo e a finalidade desta obra; por isso foi colocada aqui como prefácio.

__ Espiritismo: Porque veio dos espíritos

__ Virtudes dos Céus: São os espíritos responsáveis pela codificação, começando lá em Hidesville e fazendo chegar até nós, mas antes deles e antes de Jesus tivemos Sócrates, Platão, Moisés já nos falando da imortalidade da alma.

Princípios básicos da Doutrina Espírita:

Deus: Inteligência Suprema, causa primária de todas as coisas. Criador; Pai de amor e bondade.

Jesus: Guia e modelo da humanidade. O maior homem que passou pela Terra até hoje.

Espírito: Ser pensante.

Perispírito: Elo de ligação, fôrma do corpo físico. É o que o apóstolo Paulo chamava de corpo espiritual, em (I Coríntios, XV, 44). É chamado de MOB (Modelo Organizador Biológico).

Evolução: Progresso infinito do espírito efetuado em diversas reencarnações.

Imortalidade da alma: Somos seres imortais e sobrevivemos à morte do corpo físico e preexistentes ao mundo corpóreo.

Livre arbítrio: Liberdade para pensar, falar e agir, todavia sujeitos à lei de ação e reação.

Plano espiritual: Regiões infinitas habitadas pelos espíritos.

Ação dos espíritos na Natureza: Intervenção dos espíritos no mundo corporal, agindo sob o comando dos espíritos superiores, e estes sob as forças das leis divinas.

Influências dos espíritos em nossas vidas:

Pergunta 459 de O Livro dos Espíritos: Os Espíritos influem sobre nossos pensamentos e ações?

– A esse respeito, sua influência é maior do que podeis imaginar. Muitas vezes são eles que vos dirigem.

Pluralidade dos mundos habitados: Na casa de meu pai há várias moradas.

Mediunidade: É o dom que Charles Richet, fisiologista francês e criador da metapsiquíca, ciência destinada a estudar o potencial mental ou o poder da mente, que se declarou mais tarde simpatizante da Doutrina Espírita, denominou de sexto sentido.

Causa ou efeito: Toda ação produz um efeito. Tudo o que fazemos repercute de alguma forma..

Vida futura: Somos espíritos que estamos de passagem pelo planeta terra.

Reencarnação: Oportunidade de aprendizado, refazimento, reencontro, desafios, resgate da consciência culpada, recomeço, sendo por isso dádiva de Deus.

Divisão Da Lei Natural

Adoração: Reverenciar Deus e suas criações, sem idolatria de pessoas, coisas e fatos. Equilíbrio.

Trabalho: O trabalho desenvolve a inteligência, desperta o senso de responsabilidade e controle. Ele dignifica o homem, ajudando-o a melhorar-se e a melhorar o planeta.

Reprodução: Cresceis e multiplicareis. Todavia deve existir um planejamento familiar, pois não é simplesmente fazer corpos ou conceder as vestes ao espírito. É necessário dar-lhe o básico para a manutenção da vida material e orientar-lhe quanto a sua condição de ser imortal, destinado à perfeição. Mas isso não é motivo para fazer de uma gravidez não planejada que ela se torne indesejada; e também não devemos pensar que somente com a distribuição de camisinhas irá se resolver o problema. Educação Sexual é fundamental. Sexo não é amor, precisa ser feito com amor.

Conservação: Equivale a preservação da vida em âmbito geral, mineral, vegetal, animal, hominal e espiritual. Desfrutar dos recursos naturais sem abuso e excessos, respeitando a vida.

A conservação da vida espiritual se faz com a renovação das forças, levando consolo, esperança e paz ao espírito. Oração, prece e trabalho no bem.

Destruição: Equivale a renovação. A lei de destruição tem um fim útil dentro dos desígnios de Deus, mas isso não nos dá o direito de destruir por prazer porque se não a lei de conservação estaria sendo derrocada.

Sociedade: A convivência é necessária ao nosso desenvolvimento. Através do outro conhecemos novas coisas e a nós. Viver em sociedade nos conscientiza de respeitarmos limites, religião, princípios, ideias, e nos ensina a compartilhar, entendendo que somos interdependentes.

Progresso: Todos estamos sujeitos ao progresso. Equivale a evolução material, intelectual e moral.

Material: A matéria vai-se se depurando. Como exemplo, vejamos os telefones celulares, computadores, automóveis, meios de transporte cada vez mais eficazes e confortáveis. E no mundo espiritual eles são mais evoluídos.

Intelectual: O conhecimento de técnicas de aparelhos e sistemas, os cálculos, as informações e as ciências.

Moral: A aquisição do amor nos leva ao domínio do progresso material, intelectual, fazendo deles instrumentos de alívio às nossas dores e às de nossos irmãos.

Igualdade. Todos somos irmãos. Assim sendo, todos têm direito a um salário igual, seja homem ou mulher, igualdade de direitos, mas cada um com seu mérito de acordo com o desempenho e responsabilidade da tarefa.

Liberdade: Somos livres, mas sujeitos a lei de ação e reação.

Justiça: Imparcial, igualitária. É preciso que entendamos que a justiça divina, em alguns casos, se cumpre com a injustiça terrena, e que a justiça dos homens é imperfeita e por isso temos que observar a Justiça Divina.

Amor: Não fazer ao outro aquilo que não gostaríamos que nos fizessem, mesmo que ele nos faça e fazermos ao outro aquilo que gostaríamos que ele nos fizesse, mesmo que ele não faça.

Caridade: espiritual e material: O exercício do amor.

Devido a tudo é que temos:

- Dificuldade com os filhos ou com os pais: Orar e dialogar. Desligue um pouco a televisão e ligue o coração, e após ligá-lo sintonize-o com Jesus na frequência certa através de seu Evangelho explicado e assimilável à luz da Doutrina Espírita.

- Dificuldades com o esposo ou a esposa. Qualquer probleminha que surge, Opa! Vamos separar. Separar, não, vamos conversar.

- Problemas com vizinhos. Compreender, perdoar ( se conhecer) e entender as dificuldades do outro.

- Antipatia dentro do grupo de trabalho e até mesmo dentro da casa espírita. Respeitar o tempo de cada um. Não impor. Aceitar outras ideias. Sermos amigos.

- O chefe autoritário e difícil. Fazer o trabalho da melhor forma, dentro de nossas limitações físicas, psicológicas e emocionais.

- Funcionário displicente. “Considero preguiçoso o homem que poderia estar melhor empregado.” Sócrates.

Como saber se seu funcionário está contente com o trabalho? Pelo sorriso.

- O aluno que não obedece: Reunião com os pais.

- O professor rigoroso: Mantenha disciplina dentro da sala.

- Problemas de saúde: Cuide da sua. Evitar sobrecarga no SUS e na atmosfera terrena.

E esses fatores acima ocorrem por termos medo de:

- Experiências novas.

- Acreditar em algo novo.

- Pedir perdão.

- Perdoar.

- Chorar.

- Sorrir.

- Dizer que somos espíritas.

- Estudar a Doutrina Espírita.

- Medo de abrir o Livro dos Espíritos e sair um espírito lá de dentro e pegar a gente pro pescoço.

- De dizer eu te amo.

- De assumir nossos medos e fraquezas e querermos com isso passar uma imagem forte, de uma rocha, quando na verdade somos, ainda seres tão frágeis.

- De vivermos sempre em busca de uma vida mais confortável.

- De abraçar alguém, pois logo vão pensar que estamos tendo um caso com aquela pessoa.

- De amar (não apenas dizer eu te amo), de gostar de alguém, de reconhecer nossos erros, de trabalhar, e ficamos, assim, imaginando situações negativas.

- De mudar de ideia e opinião e nos esquecemos de que o triste não é você mudar de ideia; o triste é você não ter ideia para mudar.

Que as bênçãos de Nosso Senhor mor, se façam

sobre todos nós, encarnados e desencarnados.

Paz e luz!