A Água

A água é o sangue da terra, e flui por entre seus músculos e veias. Por isso afirma-se que a água tem aptidões completas... Ela é acumulada no Céu e na Terra, e armazenada nas várias coisas (do mundo). Surge no metal e na pedra, e está concentrada nas criaturas vivas. Por conseguinte, afirma-se que a água é alguma coisa espiritual. Acumulada em plantas e árvores, o caule destas cresce ordenadamente a partir dela, as flores alcançam o número adequado e os frutos o tamanho apropriado. O corpo de pássaros e feras, com a água cresce e tornam-se corpulentos; suas penas e pêlos tornam-se luxuriantes, suas listras e sinais tornam-se aparentes. O motivo que leva as criaturas a realizar seus potenciais e crescer segundo a norma está na regulação interna da qualidade da água...

O homem é água, e quando os elementos produtores do masculino e do feminino se unem, o líquido toma forma... assim a água acumula-se no jade, e surgem as nove virtudes. Congela-se para formar o homem, e suas nove aberturas e cinco vísceras aparecem. Esta é sua essência refinada... Então, o que possui aptidões completas? A água. Nada existe que não seja produzido pela água. Somente aquele que sabe como confiar nos seus princípios pode agir corretamente...

Por isso a solução para o Sábio disposto a transformar o mundo está na água. Portanto, quando a água não está contaminada, o coração dos homens é honrado. Quando a água é pura, o coração humano está descansado. Sendo os corações do povo honrados, sua conduta não é má. Eis porque o Sábio, quando governa o mundo, não ensina aos homens um por um, ou casa por casa, mas usa a água como sua chave.

Kuan Chung
Enviado por Shauara David em 26/11/2014
Código do texto: T5049115
Classificação de conteúdo: seguro