Maioridade penal ou educação de qualidade?

Este é o assunto mais comentado nos últimos dias nos jornais escritos ou falados, será que realmente acreditamos que esta medida vai diminuir a violência em nosso país? Será que não estamos nos enganando e querendo fazer das reais necessidades uma porta de saída escondida numa faixada de desespero onde achamos que colocando estes jovens dentro de uma cela está resolvido o problema?

Presídio, casa de detenção, fundação casa ou qualquer nome dado existem várias espalhadas por todo o país. Jovens, adolescentes, crianças as quais são encaminhadas a estes lugares, raras são as que saem de lá regeneradas. Estamos vivendo um caos de violência e poucos são os que percebem o que realente está faltando.

O que precisará acontecer mais para descobrirmos que a falta não é só de isolamento desses jovens e sim a falta é de: educação, saúde, ação social, laser e cultura que chegue de verdade às comunidades onde reside a maioria desses jovens. A estrutura familiar está quebrada em todas as classes sociais e isto é outro fator agravante que gera violência.

Até quando vamos camuflar a necessidade de uma educação realmente de qualidade que chegue a todos os lugares e atenda a toda população. Que tal se trocasse os métodos já ultrapassados existentes nas casas de detenção por um método baseado nas necessidades desses jovens e suas famílias?

Educação se faz com o principal ingrediente amor e dedicação, família não se estrutura com desemprego e fome, nossas famílias estão precisando de apoio social para que possam voltar a ser família de verdade.

Os exemplos dados aos nossos jovens por aqueles que detêm o poder não tem sido nada agradável, é claro que não devemos seguir maus exemplos, porém os jovens e principalmente crianças estão em formação de personalidade e isto os deixa vulneráveis aos maus exemplos e influenciáveis atrativos sociais.

Resumindo, o que está faltando de verdade é educação não apenas no seio familiar, mas principalmente onde esses jovens passam a residir depois que cometem um ato antissocial.

Orgulho de ser professora
Enviado por Orgulho de ser professora em 12/07/2015
Código do texto: T5308439
Classificação de conteúdo: seguro