A SALVAÇÃO DE CAIM

Gênesis 4:3-7. Deus se agradou de Abel e de sua oferta e não de Caim e de sua oferta.

Introdução:

1. Os dois tipos de cristãos na igreja. Caim e Abel.

2. Deus não aparece buscando Abel e sim Caim. Exemplo da parábola da ovelha perdida.

3. Deus oferece a Caim o caminho da redenção ao censurá-lo por sua má conduta.

4. Deus lhe aconselha que proceda bem. Significa que ele procedia mal.

Nesta passagem fica claro que Caim procedia mal. Isso quer dizer que não foi um caso isolado. Suas ações eram reprovadas por Deus.

1. O Senhor adverte Caim sobre o pecado, seu desejo e a responsabilidade de Caim de dominá-lo.

Caim servia a Deus da sua maneira. Levava pra Deus a oferta que ele Caim considerava boa e não levava em contas o que agradava a Deus. Esse tipo de crente é um crente leviano. Davi diria: um filho de belial.

A igreja está cheia de Caim, cheia de crentes levianos. Definição de Leviano: adjetivo substantivo masculino

1. que ou aquele que julga ou procede irrefletida e precipitadamente, e que não tem consideração com o outro.

2. que ou o que age sem seriedade.

3. que ou aquele que demonstra inconstância, inconsistência.

Vivemos numa época em que as pessoas não tem respeito por Deus.

Temos entre nós pessoas que tem dois pesos e duas medidas. Pessoas que vendem um produto e entregam a metade, pessoas que alaranjam outros pra ganhar dinheiro através de terceiros, pessoas que compram e não pagam, pessoas intrigadas dentro da igreja, pessoas que fazem alguma coisa na igreja pra atrair pra si elogios, glórias e fama, pessoas que não deixam seus pecados ao olhar pra cruz, pessoas que negam imposto, pessoas que subornam, pessoas que mentem. A igreja está cheia de levianos.

Nos dias de Jeremias o Senhor disse ao profeta que seus filhos praticavam atos piores que os malignos. Escola sabatina semana trazada. Segundo o Senhor, essas pessoas estavam na igreja, prestavam culto a Deus, louvavam o Senhor, traziam ofertas e sacrifícios, mas vivam uma vida leviana.

Nos dias de Adão Deus não tinha profetas, ele mesmo veio falar com Caim. Nos dias de Jeremias Deus o ungiu profeta para falar com o povo e hoje Deus está me usando para advertir esta igreja começando por mim mesmo, que talvez, vocês não saibam, mas talvez eu também tenha uma vida cristã leviana.

Porém Caim não deu ouvidos ao Senhor. Antes executou a vontade do seu pecado. Matar seu irmão.

Talvez você seja como Caim. Talvez você continue vendendo mercadorias e entregando metade pelo preço de um inteiro, talvez você esteja caloteando, comprando sem a responsabilidade de pagar, talvez você esteja subornando o guarda pra não ser multado, talvez você esteja conduzindo um negócio clandestino e achando que Deus está lhe abençoando.

Eu pergunto, meu irmão: qual é o tipo da tua leviandade? Qual é a minha leviandade? Descubra a sua leviandade, identifique-a e converse com Deus sobre isso. Deus tentou salvar Caim, ele rejeitou o conselho do Senhor. Não seja como Caim, procure ser como Abel que procurava agradar ao Senhor e que se preciso for, como Abel morra, mas morra no Senhor, servindo ao Senhor da forma como Deus se agrada.

Também houve salvação para Caim, mas ele a rejeitou. A salvação é universal e Deus deseja que cada um de nós se converta do nosso mal caminho e vivamos. Jeremias 25:5; Ezequiel 33:9.

Você já imaginou viver a vida na igreja e terminar no inferno de fogo? Isso aconteceu com Caim e com muitas pessoas que vivem levianamente na igreja. Porque muitos dirão naquele dia: Senhor, preguei em teu nome, cantei em nome, curei em teu nome, dizimei em teu nome, etc em teu nome. Eu direi: apartai-vos de mim, vocês que praticam o mal, pois que nunca os conheci. Mateus 7:22-23.

Por Carlo Jaime,

14 de novembro de 2015.

Igreja Adventista do Sétimo Dia,

São Raimundo,

Amontada-Ce

CARLOS JAIME
Enviado por CARLOS JAIME em 14/11/2015
Código do texto: T5448290
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.