Discurso de Posse na Academia de Letras de Unaí e Região - ALUR


Digníssima Presidente, escritora Alda Barbosa, caríssimos confrades e confreiras da ALUR e de outras Academias. Estimados familiares e amigos, profissionais da imprensa, autoridades civis, eclesiásticas e militares que nos honram, público presente. Boa Noite!
 
Hoje o momento é solene, de concretização de valores, de elevação da nossa cultura ao patamar do reconhecimento público merecido, e bem sabem os poetas que “a poesia pode tudo, o poeta quase”.

Com essa concepção, hoje dia 05 de dezembro de 2015, sentimo-nos felizes ao ver que os sonhos que permearam as nossas mentes foram regados, trabalhados, chegando a esse momento máximo, com a coroação do nosso projeto, a diplomação dos seus acadêmicos fundadores imortais da ALUR.


Assim como afirma Carlos Drummond de Andrade “Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata.”
 
Sabedores da nossa essência e limitações humanas, mas acima de tudo da nossa garra e determinação, seremos lutadores e apaixonados ativistas culturais, com a nobre missão de elevar a cultura do Noroeste Mineiro. A alegria e emoção transbordam dos nossos corações e acreditamos que uma nova história começa a ser escrita, um novo capítulo se acrescenta à saga cultural da nossa região.
 
Agradecemos de forma especial a uma guerreira incansável, que idealizou e percebeu que sozinha não conseguiria levar adiante o seu projeto, mas que encontrou na sua caminhada, pessoas que tinham um sonho em comum, que também com ela sonharam e acreditaram ser possível torná-lo real, eis então que, no dia 26 de Março de 2015, nasce a Academia de Letras de Unaí e Região – ALUR, “de fato e de direito” e nos honra compartilhar essa vitória. Nosso respeito e estima Presidente Alda Barbosa.
 
Somos profundamente gratos aos profissionais da imprensa, importantes parceiros na divulgação dos nossos trabalhos, carinhosamente os cumprimentamos através da dama do jornalismo, Andréia Zulato.  Muitíssimo obrigado.

Ao Presidente da Câmara Municipal de Unaí, Vereador José Lucas, nosso agradecimento pela cessão desse espaço público.

Ilustríssima representante do Prefeito Municipal, leve o abraço dos acadêmicos aqui reunidos.

À Monumental Eventos, na pessoa de Marinês Gaia, pelo brilhantismo na condução desse cerimonial, nossa gratidão.

E para finalizar, recordo o lema da ALUR, uma citação do escritor Fernando Pessoa, escrita em latim e que ornamenta o seu brasão.

Si verbum tantum quis non discernit, nequit animam discerne." Que significa: Quem não vê bem uma palavra, não pode ver bem uma alma.
Ao nosso bom Deus, nossa vida, nossa arte, nossos dons!
Viva a ALUR!   Muito obrigado a todos!


Poeta Nunes de Souza
 Acadêmico Imortal Fundador da ALUR 
Ocupante da cadeira nº 16

Patrono: Carlos Drummond de Andrade            
 
Bonfinópolis de Minas - MG


Nota: Cerimônia de Diplomação dos Acadêmicos Fundadores Imortais da ALUR - Academia de Letras de Unaí e Região, realizado no Plenário da Câmara Municipal de Unaí - MG em 05 de Dezembro de 2015.
POETA NUNES DE SOUZA
Enviado por POETA NUNES DE SOUZA em 09/12/2015
Reeditado em 19/10/2016
Código do texto: T5475117
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.