Discurso em homenagem a uma formanda em medicina

DISCURSO EM HOMENAGEM A UMA FORMANDA EM MEDICINA

Quero iniciar estas minhas simples palavras relembrando o pensamento de um letrado companheiro da nossa ACADEMIA AÇAILANDENSE DE LETRAS em seu pronunciamento na posse da nossa academia.

“O lugar mais seguro para os navios é ancorado nos portos, mas não é para ficarem ancorados nos portos que eles são fabricados, Os navios são fabricados para enfrentar as grandes tempestades dos oceanos que ligam os cinco continentes do nosso planeta terra. O lugar mais seguro para os automóveis é nas garagens, mas não é para ficarem guardados nas garagens que os automóveis são fabricados, eles são fabricados para trafegar por milhares de rodovias que cruzam o nosso país, nesse maluco transito do nosso dia a dia encurtando as distancias entre as pessoas. O lugar mais seguro para os médicos é sem duvida no aconchego dos seus lares juntos com seus familiares, mas não é para ficar no aconchego dos seus lares que os jovens da o melhor de si para conquistar um diploma de medicina, mas eles se formam para deixar suas casas, suas cidades, seus estados de origem e ganhar o mundo para cumprir a missão que deus lhe confiou, de salvar o maior numero de vidas possíveis e amenizar o sofrimento das pessoas”.

O que legitima um curso superior de medicina é o seu diploma, mas o que o legaliza diante da sociedade é a atitude e a ação de cada médico formado. Diploma sem atitude e sem ação não passa de um papel qualquer,

Lucélia, todos nós sabemos do sacrifício que você fez ao longo de todos esses anos para chegar até aqui, mas nunca se esqueça de que, esta batalha está apenas começando. Hoje você alcançou o degrau mais difícil do seu sucesso, mas ainda lhe faltam muitos degraus para você atingir o píncaro desse sucesso.

Mas tudo na vida tem seu preço e na vida agente vale pelo que sabe, sabe pelo que pensa e pensa pelo que lê. “O grande filósofo SÓCRATES disse que uma vida sem sacrifícios não vale a pena ser vivida”.

Lucélia, sua missão é longa e difícil, mas muito gratificante. Em todos os caminhos aonde andares, você irá acompanhada de uma grande bagagem de conhecimento científico e a proteção divina para salvar muitas vidas e amenizar o sofrimento de milhares de pessoas que precisarem da sua ajuda. Uma única vida que você salvar já não tem dinheiro no mundo que paga. Você será eternamente gratificada por todas as pessoas que precisarem da sua ajuda.

Daniel e Aparecida, vocês hoje podem sorrir, podem chorar e principalmente se orgulhar muito de estar neste momento, entregando a sua filha o maior legado que os pais podem dar a um filho. Já podem registrar no arquivo das suas memorias a maior emoção da certeza do dever cumprido. Vocês são o maior EXEMPLO de determinação, de fé e força de vontade para milhares de pais de família que gostariam de estar vivendo hoje um momento fantástico como este.

Parabéns Daniel, parabéns aparecida, parabéns principalmente a você Lucélia, pela dignidade de ter aproveitado com sabedoria cada centavo que seu pai lhe mandou durante estes longos anos. Açailândia hoje está orgulhosa de você, por ser a mais nova médica filha desta terra e te recebe de braços abertos com os sinceros parabéns de todos os Açailandenses.

O meu muito obrigado.

HELIO RODRIGUES BRAZ

MEMBRO FUNDADOR DA A. A. L.

CADEIRA DE N° 10

goiano
Enviado por goiano em 09/02/2016
Código do texto: T5538484
Classificação de conteúdo: seguro