Discurso de Outorga de Grau

Boa Noite ao Magníssimo reitor da Unimontes João dos Reis Canela e a todos!

Gostaria, inicialmente, de agradecer a presença dos aqui presentes, coordenação do campus, amigos, professores e familiares, aqueles que não puderam estar presentes e aos nossos familiares que já se foram, mas que estão presentes nos nossos corações e memória e que sabemos que torceram por nós todos esses anos e nos desejaram sempre o melhor.

É com muita alegria que nos reunimos nesta noite para festejar a tão sonhada conquista de nossa outorga de grau. Sabemos que não foi fácil chegar até aqui, mas graças às noites de sono perdidas, coragem, força, sabedoria, determinação e principalmente ao nosso Deus que é grandioso e onipotente estamos aqui.

Durante esses quatro anos, um mês e onze dias muita coisa aconteceu, entramos no ano de 2012 com uma turma de trinta e cinco alunos, mas conforme o tempo foi passando alguns de nós se separaram e a turma aos poucos foi diminuindo, porém tivemos novos integrantes nos anos seguintes que permaneceram e enriqueceram nossa turma e hoje digo com toda a certeza de que nós somos A TURMA! Durante esses anos tivemos momentos felizes, de grande euforia e muita diversão, mas também tivemos momentos de raiva, angustia, medo e tristeza o que é normal, pois sabemos que a vida não é um mar de rosas, nós também tivemos nossos desentendimentos internos, somos seres humanos e temos pensamentos e opiniões diferentes (e como temos) , mas ao final de tudo mesmo com algumas discussões nos entendíamos e superávamos o que nos aborrecia.

Bom e o que dizer da nossa turma? É uma turma que me atrevo a falar, será dificilmente esquecida pelos professores, alunos do campus e coordenação, somos pessoas de personalidades fortes e marcantes, por exemplo: temos colegas nerds, competitivos, brincalhões, estressados, risonhos, fechados, sérios, cabeças duras, chorões, enfim... Diversas características e temperamentos, somos uma turma heterogenia nesse quesito, mas homogenia quando se trata de ajudar um amigo, de dar e receber conselhos tanto pessoais como profissionais e principalmente de tentar buscar o melhor que a vida pode oferecer. O que somos hoje é, em grande parte, fruto do caminho percorrido durante a graduação. As mudanças são perceptíveis ao longo desses desafiadores anos. Somos estudiosos do corpo humano, tanto da parte anatômica e motora quanto da parte psico-social, somos profissionais que fazem muitas vezes de um simples movimento ou brincadeira a melhor forma de viver a vida, encima do conhecimento adquirido. Somos, ainda, pesquisadores, questionadores, leitores e professores.

Diante da responsabilidade de nossa profissão, estejamos convictos, de que todas as experiências podem ser proveitosas para enriquecer nosso aprendizado como seres humanos. Certamente, servem como exemplos de ética, presteza, compreensão e competência profissional.

Estamos cientes de que diante de obstáculos, a união e uma postura ética são essenciais para atingir nossos objetivos e dar continuidade ao nosso projeto de vida. Trata-se da autonomia desenvolvida ao longo da nossa formação, dos desafios propostos, da perspectiva de carreira, da responsabilidade pela formação humana, da possibilidade de aprendizado contínuo e respeito à ética profissional.

Eu agradeço a todos em meu nome e dos meus colegas a todos nossos professores, por toda dedicação e entusiasmo para ensinar o segredo do amor a nossa profissão. Pela grande qualidade humana e capacidade acadêmica.

Para o incentivo e agradecimento aos meus colegas, deixo em pequenos versos estas palavras:

Hoje caros colegas, concluímos mais uma etapa importante em nossas vidas

Estamos recebendo nossa outorga de grau, transformando um grande sonho na mais bela realidade

Não sabemos o que o futuro nos reserva, pois a vida é cheia de idas e vindas

Mas sabemos que com determinação transformamos nossos sonhos em realidade

Durante esses anos tivemos frases épicas como: vocês acham que vão colar grau?

Bom antes tarde do que nunca, afinal estamos aqui para receber o que esperávamos

Subimos a escada da vida pessoal, profissional e acadêmica de degrau em degrau

E através de cada ensinamento estamos concretizando o que tanto aguardávamos

É de suma importância salientar que não esquecerei cada momento aqui vivido

Me recuso a comentar algo que não seja de agrado ser lembrado durante essa jornada

Nossa historia é uma obra, onde cada tijolo de felicidade e conhecimento foi merecido

E saibam que estamos apenas começando a caminhar no longo caminho dessa estrada

Afinal a vida é uma grande estrada, estrada de alegrias, tristezas, objetivos e sonhos

E entre mortos e feridos sobrevivemos todos na estrada acadêmica desses quatro anos

Não esqueçam que por mais difícil que seja a conquista, ela acrescenta nossos ganhos

E saibam que Deus recompensa aqueles que são bons e agem de acordo com seus planos

Muito sucesso a todos e obrigada!

Débora Ferreirah
Enviado por Débora Ferreirah em 18/02/2016
Código do texto: T5547589
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.