DISCURSO DE COORDENADORA DO CURSO DE PEDAGOGIA_ TURMAS A, B & C_ 2015/2

Sra. Diretora da Faculdade Pitágoras de Linhares, Márcia Aparecida da Silva;

Sr. Coordenador Acadêmico, Carlos Augusto Neves Luz;

Sras. Paraninfas das turma A, B e C: Maria Benedita Leite Alves, Thalita Nunes Ruy Seibert e Eliana Mara Perini Monti;

Sra. Patronesse das Turmas A e C, Thalita Nunes Ruy Seibert, pois a da turma B sou eu mesma;

Professores que nominam as turmas A, B e C: José Edson Mora, Ângela Cristina Altoé e Márcia Perini Valle.

Meus demais colegas professores do Colegiado do Curso de Pedagogia;

Srs. Pais, familiares e amigos;

Queridos Formandos.

BOA NOITE A TODOS!!

O ano de 2012 ficou marcado em nossa Faculdade como aquele em que muita gente bonita escolheu estudar Pedagogia: ingressaram TRÊS turmas com, aproximadamente, 45 alunos cada e no meio deles estavam vocês.

Embora eu não tenha sido professora de vocês naquele semestre, no dia 1º de junho daquele ano eu comecei a conhecê-los melhor: na quadra de esportes, vocês apresentaram os “Aspectos lúdicos na educação: da antiguidade à contemporaneidade, como culminância do primeiro Projeto Integrador que lhes foi proposto. Recordo-me perfeitamente disso, porque visitei todos os grupos para fotografar e essas fotos até hoje estão em meus álbuns no Facebook. Era muita gente bonita junta, vocês se esmeraram e apresentaram trabalhos lindos demais.

Daquele pessoal que estava com vocês naquela noite, muitos eu não os vejo sentados aos seus lados e as causas são variadas: alguns tiveram problemas e desistiram, outros foram retidos e hoje são nossos alunos em outras turmas, e ainda há aqueles que cochilaram, não deram conta de tudo, e, consequentemente, não alcançaram a condição essencial para estar aqui: cumprir todas as determinações da Lei, da Faculdade e do Curso.

Apenas isso já seria motivo suficiente para eu parabenizá-los nesta noite, mas confesso que sou movida, também, pelo imenso carinho que aprendi a nutrir por todos vocês, sobretudo, quando fui professora dessa turma. Uma vez mais, de modo geral, vocês se destacaram pela alegria, pela criatividade, pelo entusiasmo, pelo desejo de fazer bem feito!! Claro que havia os “ordinários”, mas, ainda assim, todos foram adoráveis.

Agora, quando vocês estão prestes a receber seus canudos, eu me preocupo com seus futuros, e, por isso, quero conduzir algumas reflexões e deixar as últimas orientações.

Quando eu comecei a matutar sobre o que eu iria lhes falar nesta noite, pensei em três coisas ruins que temos vivido e que às vezes me lembram parte das pragas do Egito.

a) A primeira delas é a lama que desceu da barragem de Santarém, da Samarco, em Mariana, matando quase toda a fauna e deixando com sede as populações que estão em seu percurso entre o Rio Doce e Regência;

b) A segunda são os políticos e homens outrora poderosos, que aparecem constantemente nos jornais, com suas cabeças baixas, usando algemas, acompanhados de um simpático japonês da Polícia Federal; e

c) A terceira é um mosquitinho sem vergonha de nome Aedes Aegypti, que, por sua conta ou por manipulação humana, se tornou polivalente: transmite dengue, chikungunya e zica vírus.

Antes que vocês me perguntem o que esses três fatos têm em comum, eu lhes respondo: a INCONSEQUÊNCIA!! E ela é uma coisa péssima para os inocentes!! Raciocinem comigo a partir dessas três perguntas que lhes faço:

1. Será que as autoridades da Samarco que quiseram economizar com medidas de prevenção de acidentes pensaram nas possíveis consequências de seus atos?

2. Os poderosos que canalhamente se meteram em roubalheiras, previram que envergonhariam suas famílias, em especial os filhos e netos?

3. As pessoas que ainda hoje não tomam providências para evitar o nascimento do Aedes Aegypti por acaso mensuram o que sua preguiça e idiotice vão custar para as famílias e para o Brasil ao ter de cuidar de milhares de pessoas portadoras de microcefalia?

Ocorre que a INCONSEQUÊNCIA tem uma mãe e o seu nome é FALTA DE EDUCAÇÃO!! Como futuros educadores é dever de vocês combatê-la tenazmente, sob pena de não ter valido a pena ter escolhido essa profissão.

Há quem pense que cabe somente à família o dever de educar, cabendo aos professores apenas as tarefas de ensinar os conteúdos conceituais, factuais e procedimentais. Se estivessem certos os que julgam que não é papel da escola o de cuidar dos bons valores, das normas e atitudes; quem iria educar os pais que não sabem educar, porque são mal-educados também??

Então, em síntese, essas são as TRÊS lições de que vocês não poderão jamais se esquecer:

1. Professores precisam de ser educadores;

2. Educadores precisam de ser exemplos de educação; e

3. Educadores não podem se negar a educar!!

Considerando a enorme responsabilidade dos educadores, posso afirmar que se engana muito quem acha que cursos da área de educação podem ser feitos por qualquer um; e que Pedagogia é um curso que pode ser feito de qualquer jeito!! Não pode!! Se depender dos professores do Curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras de Linhares, o mínimo que o egresso desse Curso tem de ter é EDUCAÇÃO.

Por fim, especialmente para os que faltaram no último dia do Ciclo de Estudos de 2015, ou que foram insensíveis demais para entender as mensagens; eu recordarei alguns trechos do vídeo do brilhante filósofo moderno, Mário Sérgio Cortellla, intitulado: SE VOCÊ NÃO EXISTISSE, QUE FALTA VOCÊ FARIA?. Nele, Cortella cita Mário Quintana e, também o inglês, Benjamim Israeli, que certa vez disse “A vida é muito curta para que seja pequena”. Segundo ele, nós apequenamos nossas vidas, todas as vezes que, iludidamente, nós escolhemos ter uma vida inútil, fútil, banal e MORNA.

Nesse ponto, Mário Sérgio cita o capítulo 3 do Apocalipse, em seus versos 15 e 16, onde se lê: “15. Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! 16. Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.” Cortella conclui, então, que “Deus vomitará os mornos”.

Na educação, os mornos são as pessoas que não fedem e nem cheiram, são mais ou menos competentes, mais ou menos comprometidas, mais ou menos responsáveis, mais ou menos piedosas, mais ou menos decentes, mais ou menos honestas, mas são muito covardes, porque fazem com os filhos dos pobres, aquilo que elas odiariam que fizessem com os seus.

Daqui a pouquinho aqueles canudos estarão em suas mãos e vocês que estudaram sobre habilidades e competências, sabem que a sociedade interpretará que vocês adquiriram conosco tudo o que um pedagogo deve ter. Reitero, porém, o que falei diversas vezes: um curso superior lhes dá a base, mas a real competência é construída no dia a dia, no desejo de crescer e de ser útil à humanidade.

Então, na hora em que vocês forem atuar, é importante se recordar de, pelo menos, três pontos:

1º O bom professor não é morno, não espera ser vomitado por Deus, não apequena a sua vida, não é preguiçoso, não é omisso, e não é covarde com ninguém, muito menos com os inocentes, que lhes são confiados;

2º É dever de todo educador conspirar por um mundo melhor, pois onde há pessoas educadas não sobra espaço para os inconsequentes, que hoje frequentam as páginas policiais ou os hospitais; e

3º Devemos atuar profissionalmente, de modo a que, quando partirmos para o andar de cima, nós continuemos morando na memória e nos corações das pessoas, que ajudamos a crescer.

Por fim, despeço-me de vocês, parabenizando-os, e repetindo a frase sobre a qual vocês deverão refletir constantemente:

“SE EU NÃO EXISTISSE, QUE FALTA NO MUNDO EU FARIA?”

Recebam meu último abraço como graduandos e o meu habitual... Beijo da Goooorda!!

NORMA ASTRÉA
Enviado por NORMA ASTRÉA em 19/02/2016
Reeditado em 01/10/2020
Código do texto: T5548526
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.