Sobre amar o solo brasileiro.

Os versos de uma antiga canção de Geraldo Vandré diziam:

"Há soldados armados, amados ou não

Quase todos perdidos de armas na mão

Nos quartéis lhes ensinam uma antiga lição

De morrer pela pátria e viver sem razão"

Na minha juventude, com meu curto entendimento, isso me fazia entender que morrer por uma pátria é uma coisa inútil e sem propósito, coisa de quem não pensa e só obedece ordens sem questionar. Com o tempo vem a experiência e a gente compreende que Deus não criou as pátrias, mas criou as fronteiras, na medida em que colocou no Planeta Terra as Cordilheiras, os Mares, Oceanos, os Pântanos e as Florestas que fazem um povo distanciar-se fisicamente de outro, falar outra língua e ter outros costumes: Isso cria povos diferentes e daí nascem as pátrias. Ter amor pela terra em que nasceu não é uma coisa vazia e nem materialista. Materialismo é pensar só em si e quem tem coragem de morrer por uma pátria é uma pessoa espiritualizada demais, diferente de quem pensa em enriquecer através do trabalho de um povo. Isso é materialismo.

Quem tem uma família e vive numa casa, ama a sua família e cuida da sua casa, pois sabe que uma casa vazia não é nada, uma Pátria vazia não é nada também. A minha Pátria são a minha família, meus vizinhos, meus amigos e todos os demais brasileiros que compõe comigo a República Federativa do Brasil. Isso não é uma bandeira, um Presidente da República e nem um pedaço de terra ou um Hino Nacional, mas são essas coisas que nos unem. O Brasil sem brasileiros seria só um pedaço de terra sem valor pra quem vivesse aqui sozinho. O que dá valor à vida e aos lugares são as pessoas. Hoje eu fui comprar pão e encontrei um amigo com o seu filhinho: Fomos e voltamos juntos, conversando como amigos. Amanhã o filhinho dele será adulto e será um amigo das crianças da minha família. Isso é ter e amar uma pátria. Eu tenho amigos com quem trabalho, outros com quem faço música, outros que nem conheço pessoalmente, mas são amigos da mesma forma. Aqueles que não gostam de mim também são brasileiros e eu daria a minha vida por eles do mesmo jeito, se fosse preciso. Isso é Patriotismo e não é pouca coisa. Um povo criado sem esses valores é um povo triste, problemático e muitas vezes sem esperança. Pra um povo ter um futuro melhor é preciso que isso seja ensinado às crianças, desde pequenas. Não pra que sejam soldados, guerreiros ou que tenham ódio por outros povos, nada disso. Pra amar e respeitar a toda a Raça Humana é preciso antes aprender a amar a sua família, a sua comunidade e o seu próprio povo.

Um teatro sem atores e nem platéia não passa de um prédio sem vida.

Muita gente critica outros povos e seus costumes sem perceber ou procurar saber a História daquele povo. Muitos países mais ricos e desenvolvidos tecnologicamente que nós possuem uma trajetória de muito sofrimento e luta para chegar onde chegaram e em todas as famílias daquele povo houveram soldados que morreram pela pátria. Morreram pela sua família, pelo seu povo e pelo direito desse povo ter um pedaço de terra pra chamar de seu. Patriotismo não é uma coisa vazia nem materialista. Quem tem coragem de dar a própria vida pra que outras pessoas possam viver livres e melhor são pessoas muito espiritualizadas.

Os versos de Vandré são bonitos? Sim, são muito bonitos. Pra coisas bonitas e vazias assim eu sempre digo: "Não interprete frases bonitas ou interessantes como verdades absolutas. Um pensamento, às vezes. é só um pensamento."

Muita gente boa já viveu e morreu e construiu a História deste país chamado Brasil. Muita gente anônima tem trabalhado e lutado diariamente pra tornar este país um pouco melhor. Entre as pessoas públicas e que possuem projeção nacional que eu vejo atualmente conduzindo os destinos do povo brasileiro, tenho visto poucas pessoas que realmente trabalham pensando não em si, mas naqueles brasileiros que o cercam e também naqueles que estão distantes. Entre eles se destaca um Homem que tem moral, tem caráter e tem dignidade. Homem que tem mais dinheiro do que pode gastar, mas continua trabalhando e à essa altura da sua vida a gente finalmente compreende que ele não trabalhou a vida toda por dinheiro, senão ele já teria se aposentado e ido embora daqui. Ele trabalhou por amor e eu não tinha percebido isso. E esse homem não é político; faz uma política muito bonita, mas não é político profissional.O nome desse homem? Silvio Santos.

Edson Ricardo Paiva