O tabu da liberação das drogas

As drogas sempre foram um tabu na sociedade, principalmente em mentes conservadoras. questões de ‘’combate’’ as drogas sempre estão em pauta, proibições ali e aqui, mães preocupadas com os seus filhos, e ocasionalmente aquela boa e velha pergunta nos surge de supetão ‘’Qual a sua opinião sobre a liberação das drogas ilícitas ?’’

Apesar de parecer simples essa pergunta é um tanto quanto complexa, sempre que paro para pensar nas drogas ilícitas eu logo sou forçado a lembrar de grandes mentes influenciadas pelas mesmas, um grande exemplo seria o grande Carl Sagan que foi um usuário explicito de maconha, e afirmava que a mesma o ajudava em desafios intelectuais, como por exemplo ele afirmou que sua percepção musical melhorou após o uso da maconha. Outro exemplo de beneficio que as drogas ilícitas trouxeram é o magnifico livro ‘’ Genealogia da moral ‘’ do filosofo Friedrich Nietzsche, que escreveu o livro enquanto estava em dependência de drogas ilícitas, porem infelizmente não se sabe ao certo qual droga. Mas podemos citar aqui o LSD que influenciou diversos músicos a criarem suas obras como por exemplo Jimmy Hendrix, Beatles, Janis Joplin, Led Zeppelin, dentre outros.

A droga sempre influenciou artistas e gênios, agora parem para pensar o que seria das musicas de Janis Joplin sem o LSD ?. será que ‘’A genealogia da Moral’’ seria um livro tão espetacular sem a influencia das drogas ?. você querendo ou não tem que admitir o fato de que drogas ilícitas trouxeram com elas uma grande bagagem de cultura e conhecimento para a nossa sociedade.

Muitas dessas ‘’Drogas Ilícitas’’ também são utilizadas na medicina, trazendo ótimos benefícios as pessoas, como o LSD que é efetivo no tratamento contra o alcoolismo em até 25% a 50% dos casos, além disso a droga já foi muitas vezes utilizada em pacientes com câncer terminal para aliviar o sofrimento e a ansiedade em relação a morte, Mais recentemente, Harvard usou LSD para tratar pacientes com enxaquecas, porem com dosagens menores para não causar as famosas alucinações.

Outra droga muito conhecida e que também é utilizada para tratar enxaquecas são os ‘’cogumelos mágicos’’. Porem em doses reduzidas para não causar alucinações

Outro bom exemplo seria a cocaína mais especificamente a folha de coca que é utilizada como anestésico para cirurgias nos olhos, no nariz e na garganta.

Já a maconha é altamente utilizada e eficiente no meio medicinal tratando desde Desnutrição e estimulação do apetite, a Espasmo Muscular, glaucoma e Epilepsia.

Porem por outro lado se quisermos analisar a questão das drogas de forma RACIONAL. Temos que olhar os dois lados da moeda, e um desses lados não é tão bonito assim.

A maconha por exemplo apesar de não causar uma dependência química, pode causar danos irreparáveis a pessoas que possuem distúrbios mentais como por exemplo a esquizofrenia. Ou até mesmo causar um ‘’vicio psicológico’’ a pessoas mentalmente instáveis. existem diversos casos de pessoas estressadas ou extremamente nervosas que utilizam da maconha como um calmante, e acabam caindo em um ‘’vicio psicológico’’ na falsa ilusão de que não vão conseguir controlar os nervos sem o uso da cannabis. Muitos dizem que a maconha pode ser porta de entrada para outras drogas, outros dizem que isso é besteira. Isso não é necessariamente uma verdade ou uma mentira. Não é a maconha em si que influencia o uso de drogas mais pesadas, e sim a curiosidade do usuário em experimentar algo mais potente.

Apesar dos pesares a maconha chega a ser o menor dos problemas no mundo das drogas, aliás o grau de ‘’dano’’ que a cannabis pode causar é irrelevante se comparada a drogas muito mais perigosas, como o crack ou o Oxi que além de não trazerem nenhum tipo de beneficio ainda destroem completamente o usuário e suas famílias.

Drogas extremamente dependentes e danosas como o Crack e o Oxi são o verdadeiro problema, pois da dependência se cria o trafico de drogas, e uma legião de usuários. Que acabam fazendo de tudo para manter seu vicio. E com isso muitas vidas inocentes são levadas, famílias destruídas. E toda a questão da droga fica ainda mais complicada de ser debatida.

Afinal ‘’o usuário de crack não esta prejudicando apenas a si mesmo mas também sua família e toda a sociedade’’.

‘’Então qual seria a solução ? Combater as Drogas ? Combater o Tráfico ? Proibir tudo ? Liberar tudo ?.’’

A solução para as drogas é a mesma solução para todos os problemas do mundo, a EDUCAÇÃO e o CONHECIMENTO.

Precisamos primeiro reeducar a população sobre o uso das drogas, sem apologia ou proibição, reeducação, mostrar como podemos fazer o uso recreativo e medicinal da cannabis porem logo mostrando os danos causados pela mesma, e com uma grande advertência para pessoas com distúrbios mentais ou menores de idade. Mostrar para as pessoas homens como Carl Sagan que era usuário de maconha, mas também mostrar o ‘’tiozinho’’ da esquina que se prejudicou com o uso da mesma. Mostrar as pessoas que o uso do LSD foi muito importante para mentes brilhantes como a de Aleister Crowley e Janis Joplin mas ao mesmo tempo pode ser muito prejudicial a saúde. E também mostrar para as pessoas todos os danos causados pelo crack e as consequências de usa-lo.

Com a reeducação da população pode surgir a regulamentação de todas as drogas ilícitas, com isso acabaríamos com o tráfico de drogas que acaba com tantas vidas inocentes.

A reeducação e regulamentação das drogas daria a uma população consciente a LIBERDADE para escolher o que vão ou não colocar

em seus corpos.

Proibição nunca é o caminho pois proibindo, o jovem de ‘’fumar o seu baseado’’, não vai impedi-lo de fumar, muito pelo contrário, vai coloca-lo na mão de traficantes e na porta de drogas muito piores, e em ambientes extremamente perigosos como uma boca de trafico.

Precisamos reeducar a população, e ensinar o certo do errado, e mostrar para eles que tudo na vida tem uma consequência e cabe a você decidir o que vai ou não fazer com a sua vida.

Afinal o cigarro e o álcool são legais e muito mais danosos a saúde do que a maconha. E nem por isso somos obrigados a usa-los.

Gerson De Rodrigues
Enviado por Gerson De Rodrigues em 10/09/2016
Código do texto: T5756367
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.