Tem de ser muito artista

Nem sempre apreciamos uma poesia, ou ficamos entusiasmados por um filme, ou capítulo da novela. A arte muitas vezes na nossa vida não passa de um empecilho, algo surreal, a que tudo pode e deve. Pode ser uma peça de teatro, uma poesia, uma singela crônica, para muitos estas atividades artísticas jamais passarão de um estorvo, enquanto que para outros, os portadores do dom, pode ser (muitas vezes é) uma profissão. É daquele trabalho que ele tira seu pão de cada dia, seu sustento. No entanto para outros que também possuem a dita dádiva, a demonstração deste é apenas um passatempo, um hobby, e de hobby jamais passará, porque não acredita em si mesmo, acha que tudo o que faz é apenas uma bobagem, é preciso que alguém lhe abra os olhos, lhe faça descobrir que é um artista, e em muitos casos mesmo descobrindo, isso não fará diferença alguma, porque também há aqueles que sujam a arte, que desestabilizam um ramo. São estes, os falso produtores, os engabeladores empresários, ao qual tudo prometem e pouco, mas muito pouco cumprem, quase nada, vendedores de ilusão. Aí ocorre o desinteresse, porque a sociedade descarta quem a engana, e seus semelhantes por mais “certos” que sejam, o medo de novamente ser enganado não a deixa à vontade para aceitar similares.

Todo artista que sonha seguir carreira profissional em alguma área, desde que tenha talento, vai suar muito, é quase que uma regra. A não ser que um sobrenome, ou influências o ajudem, isto é uma regra, conta-se com a ajuda da sorte, lábia, simpatia, um Deus ou crença, seu talento, ampla visão, humildade.... E tantos fatores que seria preciso mais de uma página para citar a todos. Não confie só no talento, nem somente na simpatia, nem só em Deus, é preciso um contexto da coisa, ou um sobrenome, ou influências. Pernas para correr atrás, porque do céu infelizmente só caem manifestações da natureza, sujeira de passarinho e avião. O resto é conosco mesmo. Não falo por experiência própria, pois posso dizer que tenho sorte, não é qualquer jornal que vai aceitar um rapaz com pouca experiência na área como colunista, lhe deixando falar de cultura e arte como bem entender, tinha de ser um jornal com visão para o futuro, que confia nas pessoas, encontrei este jornal, este que no momento você lê, e ao qual só tenho a agradecer pela oportunidade.

Falo pelas pessoas e histórias que já vi, sou um artista e já presenciei episódios artísticos de sucesso e imenso fracasso, meus poucos, mas sim de outros com o mesmo sonho.

Não se sabe ao certo se a arte está ficando cada vez mais complexa ou singela, moderna ou tradicional, vazia ou carregada, material ou abstrata. Existem os dois lados, não existe linha correta. Mas ora a crítica vangloria riscos coloridos numa tela que qualquer um fez e faz durante o colegial primário, ora advertem que a sonoplastia da peça poderia ser mais grave, ou a trilha sonora maior. Pequenos, mínimos detalhes fazem toda a diferença. O planeta terra oscila. A arte é quase tudo, por isso muitos se aproveitam disto, fizeram nome por um único trabalho, e passam então o resto da vida a inventar, qualquer porcaria é linda, maravilhosa, transmite uma mensagem magnífica, e se alguém mais humilde tem a coragem de dizer que é apenas um monte de ferro ligado por uma solda, ou que se trata dos tais riscos do primário na aula de artes, os “bem entendidos” do assunto logo o reprimem e descartam-no do meio. – Ignorante! È assim simplório porque o artista está numa fase leve de sua vida, além do mais é uma obra do fulano de tal... Mais uma vez o nome pesa, faz as coisas acontecerem, um pequeno detalhe que se fez, não ficou famoso por conta própria, e faz a diferença. Você já parou para pensar quantos não merecem estar levando a vida de artistas e famosos que levam? Quantos anônimos merecem muito mais do que tais pessoas, ou também merecem? É outro dilema do mundo, aqui mesmo em Santa Catarina, aliás, em todo lugar este “crime” ocorre. Posso citar na cidade de Tijucas o grupo de canto da E.E.B. “Cruz e Sousa”, jovens de talento, que embora se apresentem em vários eventos e mereçam louros por todos os seus trabalhos vivem no anonimato, mas com tamanho talento chegarão muito longe. São simpáticos, super de bem com a vida, e topam qualquer convite se é pra ajudar alguém e mostrar seu talento, fazem participações gratuitas nos eventos solicitados, simplesmente por amor à arte, caso duvidou, ou precise de uma atração realmente talentosa para seu evento, confira, entre em contato com minha pessoa e lhes levarei até eles. Outro exemplo é o desenhista Carlos Souza que faz retratos como ninguém, está sempre nos shoppings de Bal. Camboriú expondo seu trabalho, e comercializando o mesmo, acredite se quiser, em um concurso da internet está entre os melhores 130 artistas do mundo, do ano de 2005, e também não é famoso. O artista precisa de ajuda, apoio, patrocínio, invista no que é da sua terra, faça alguém feliz, faça pessoas felizes, faça artistas se realizarem, fazer o bem aos outros faz bem à própria saúde. Se não puder fazer tudo, faça tudo o que puder, e faça assim, muito bem a você mesmo.

Douglas Tedesco
Enviado por Douglas Tedesco em 16/08/2007
Código do texto: T609540