O linfedema é o acumulo de líquido no braço ou na perna devido ao bloqueio do sistema linfático.Pacientes com câncer podem desenvolver linfedema em membros superiores ou inferiores.
 
Sintomas:
Os pacientes com linfedema podem apresentar sintomas como:
* Inchaço indolor que começa nas mãos ou pés e progride em direção ao tronco.
*Sensação de braços ou pernas pesados.
*Uso de anéis, relógios e roupas tornam-se difícil devido a que ficam muito apertados.
*Pele lisa ou brilhante.
*Marcas ou espessamento da pele quando pressionada.
*Hiperqueratose.
*Desenvolvimento de verrugas ou pequenas bolhas.

 
Causas:
As causas mais comuns do linfedema são: 1-Cirurgia com remoção dos linfonodos. 2-Radioterapia na região dos linfonodos. 3-Câncer metastático. 4-Infecção bacteriana ou por fungos.5-Danos no sistema linfático.6-Outras doenças relacionadas com o sistema linfático.
O linfedema pode ser agudo ou crônico.

O linfedema agudo desenvolve-se geralmente alguns dias ou semanas após a radioterapia ou cirurgia e dura menos de seis meses. Com o retorno da circulação normal da linfa, o inchaço tende a desaparecer.

O linfedema crônico ocorre quando as alterações do sistema linfático já não satisfazem as necessidades do corpo.

 
Não há cura para o linfedema crônico.
Classificação:
Grau I - Linfedema reversível com elevação do membro e repouso no leito durante 24-48 horas, edema depressível.
Grau II - Linfedema irreversível com repouso prolongado.
Grau III – Linfedema irreversível com fibrose acentuada no tecido subcutâneo e aspecto elefantiásico do membro.

 
A prevenção de uma infecção na região do linfedema impede a evolução para algo mais grave. Lavar a área com sabão e usar loções sem álcool pode garantir a prevenção de uma infecção. Antibióticos ou medicamentos antifúngicos também podem ajudar a prevenir infecções.
 
Fonte: http://www.oncoguia.org.br/mobile/conteudo/linfedema
Monet Carmo
Enviado por Monet Carmo em 27/01/2018
Reeditado em 27/01/2018
Código do texto: T6237447
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.