IDEIAS PRECONCEBIDAS

Quando se solidifica as ideias, tornando-as inabaláveis, perde-se a chance de ampliar os pensamentos; e com isso abrir o leque de possibilidades; ter outra visão sobre determinado assunto ou até mesmo, modificar ou desconstruir o que antes parecia uma verdade absoluta.

Criar possibilidades diante de questionamentos, aprender a desenvolver um senso crítico são maneiras que o indivíduo tem de aperfeiçoar seus conhecimentos em vários campos do saber seja filosófico, religioso ou até mesmo no campo da ciência. É, ter a capacidade de pensar por si só, sem precisar que terceiros o façam, muitos com seus sofismo, fazendo que pessoas inteligentes se tornem alienadas cheias de incertezas; incapazes de levantar questionamentos que poderão ir de encontro as ideias daqueles que se julgam verdadeiros “donos do saber”, cujo o intuito é manter aqueles em seu julgo, manipulando e criando uma gama de indivíduos “ignorantes” prontos para defender seus conceitos, muitas vezes retrograda, sem um mínimo de sensatez.

O pensamento se torna revolucionário a partir do momento que se abre mão das ideias preconcebidas, de que tudo que não está escrito ou não condiz com o que se acredita (do ponto de vista individual), é um ato de “pecado” ou transgride a “verdade” que foi imbuída por aqueles que intencionalmente conseguem induzi outros a pensarem e seguirem determinadas compreensão sem questioná-las.

O indivíduo só cresce quando se permite a pensar por conta própria, levantar questionamentos e buscar respostas que o satisfaça sem se manter aprisionados a ideias inexatas. Quando se está aprisionado a todo esse sofismo a consequência é a infelicidade diante da vida, porque tudo que se faz ou se pensa ao contrário do que se é dito, é motivo de desordem no inconsciente, paralisando-os e tornando-os escravos de ideias sem nenhum tipo de fundamento lógico.

Isso não significa que todas as ideias devem ser mudadas, mas questionadas do ponto de vista ético e moral; isso só é possível quando se tem consciência de que a verdade que se acredita, pode sim, ser substituída por outra verdade mais ampla e convincente. O que é a verdade? Filosoficamente essa frase permite pensar que, não existe apenas uma vertente, mas possibilidades diante de pensamentos revolucionários que levará outras verdades na construção de uma nova; fazendo com que o indivíduo chegue a completa realização da sua consciência.