Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Formatura - Pedagogia

É com imensa alegria que estamos aqui reunidos para que juntos possamos festejar a conquista da formatura. Queria ser uma poetiza e transformar em versos a satisfação que este momento nos traz. Não foi uma conquista fácil!
Na São Camilo não tivemos “professores”, mas pessoas que acreditaram em nossa capacidade e que durante nossa trajetória nos ajudaram a superar cada obstáculo... verdadeiros educadores!!!
Nos foram impostos muitos desafios, permeados por incertezas, é verdade... mas que ao final nos serviram de grandes ensinamentos.
Quero dizer em meu nome e em nome de todos os alunos da Pedagogia aos professores que sabemos das dificuldades, pois poucas são as profissões que exigem tanto de um profissional como a ‘arte de ensinar’ e sabemos, também, que muitas vezes o reconhecimento parece não surgir, mas saibam  que são muito importantes para cada um de nós, pois contribuíram de forma significativa para o nosso crescimento por meio dos ensinamentos e nos cobrando uma postura séria, honesta e ética.
Passamos por várias etapas no decorrer do curso, como o conhecer, o saber ouvir, pudemos perceber o quanto é importante e rica a diversidade, o respeito ao próximo e descobrimos que as motivações são de acordo com um dado momento de nossas vidas.
Somos a primeira turma de uma nova grade curricular, que nos trouxe a perspectiva de um curso de Pedagogia diferenciado, que contempla uma formação rica permitindo à nós, Pedagogos, atuarmos em diversos segmentos. Somos privilegiados e vitoriosos, pois superamos desafios permeados por horas de estágio, horas complementares que pareciam não ter fim e, embora tenhamos tido experiências tristes durante os estágios, devido o descomprometimento de alguns profissionais, nossos ideais se tornaram gigantescos fazendo com que jamais desistíssemos.
Tivemos a oportunidade de experimentar a pesquisa científica, que nos possibilitou a elaboração de trabalhos de conclusão de curso riquíssimos, comprovados em cada apresentação.
O curso de Pedagogia da São Camilo nos possibilitou ampliar nossos horizontes e sabermos que a educação não ocorre apenas no âmbito escolar, é um processo amplo e contínuo e ocorre em todo o momento. Não importa em qual área atuemos, seja Pesquisa, Instituição Escolar, Empresa, Hospital, o importante é que a partir dessas atuações, como Pedagogos, teremos a possibilidade de construirmos um mundo melhor.
Vivemos num país onde, historicamente falando, não há um compromisso sério com a Educação e, justamente por isso, cabe ao novo educador, o desafio de refazê-la, reinventá-la, criando condições objetivas para que uma educação democrática seja possível, superando o individualismo criado pela sociedade capitalista, tornando pessoas solidárias, atuantes e críticas, capazes de construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Temos em nossas mãos a missão de semear e espero que realmente saibamos cumprir o nosso papel com amor, com um sorriso, com alegria, dedicação e empenho, beneficiando assim aqueles que dessa profissão necessitam. Somos responsáveis pelas sementes do amanhã.
Tivemos uma tarefa difícil, a incumbência de escolhermos apenas um professor para ser nosso paraninfo e um homenageado. Mas saibam que, de alguma forma, todos vocês são nossos paraninfos e homenageados. Todos vocês merecem o nosso respeito e o nosso muito obrigado.
Nessa caminhada fomos e somos importantes uns para os outros, afinal passamos por momentos difíceis onde choramos, assim como também nos divertimos. Tivemos nossas desavenças, mas que foram superadas e que não significam mais nada diante das amizades que ficam.
Teremos muito que recordar, levaremos em nossos corações muitas lembranças e esperamos que nosso legado não seja esquecido, mas sim ampliado.
Devíamos estar felizes?!! Sim, mas parece que a tristeza está rondando nossos corações, pois sabemos que todos esses momentos não voltarão.
Receberemos aqui o nosso diploma que não significa o fim, mas sim, simboliza o recomeço de uma nova etapa. Diploma esse que gera momentos de efetivo bem-estar, mas acreditamos que é apenas o começo de uma outra estrada a ser percorrida, que será repleta de novos obstáculos mas que, com certeza, também serão superados.
Agradecemos a todos os presentes, aos funcionários da instituição (todos, sem exceção), à coordenadora prof.a. Luci,  professora Roberta, aos professores. Aos nossos pais e familiares que estiveram sempre ao nosso lado, nos encorajando, nos dando a força que necessitávamos.
Quanto a nós, devemos pensar que outras etapas começarão e que da mesma forma venceremos com coragem, determinação, confiança em nossas capacidades e inteligência, aproveitando tudo o que nos foi ensinado até hoje!
Agora devemos nos abraçar, pois jamais esqueceremos estes dias em nossas vidas. Foram três anos juntos e a separação é inevitável, as despedidas são sempre muito tristes, mas o que nos conforta é saber que no futuro teremos em nossas lembranças esses momentos maravilhosos e esperamos que fique a certeza de que estaremos sempre com "Deus" em nossa caminhada.

O que se exige eticamente de educadoras e educadores progressistas é que, coerentes com seu sonho democrático, respeitem os educandos e jamais, por isso mesmo, os manipulem.
Paulo Freire
In: Pedagogia da Esperança, p. 80
Patrícia dos Santos
Enviado por Patrícia dos Santos em 04/09/2007
Código do texto: T637949
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Patrícia dos Santos). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Patrícia dos Santos
São Paulo - São Paulo - Brasil
21 textos (24597 leituras)
2 e-livros (2965 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 12/12/17 10:53)
Patrícia dos Santos