Formatura - Pedagogia

É com imensa alegria que estamos aqui reunidos para que juntos possamos festejar a conquista da formatura. Queria ser uma poetiza e transformar em versos a satisfação que este momento nos traz. Não foi uma conquista fácil!

Na São Camilo não tivemos “professores”, mas pessoas que acreditaram em nossa capacidade e que durante nossa trajetória nos ajudaram a superar cada obstáculo... verdadeiros educadores!!!

Nos foram impostos muitos desafios, permeados por incertezas, é verdade... mas que ao final nos serviram de grandes ensinamentos.

Quero dizer em meu nome e em nome de todos os alunos da Pedagogia aos professores que sabemos das dificuldades, pois poucas são as profissões que exigem tanto de um profissional como a ‘arte de ensinar’ e sabemos, também, que muitas vezes o reconhecimento parece não surgir, mas saibam que são muito importantes para cada um de nós, pois contribuíram de forma significativa para o nosso crescimento por meio dos ensinamentos e nos cobrando uma postura séria, honesta e ética.

Passamos por várias etapas no decorrer do curso, como o conhecer, o saber ouvir, pudemos perceber o quanto é importante e rica a diversidade, o respeito ao próximo e descobrimos que as motivações são de acordo com um dado momento de nossas vidas.

Somos a primeira turma de uma nova grade curricular, que nos trouxe a perspectiva de um curso de Pedagogia diferenciado, que contempla uma formação rica permitindo à nós, Pedagogos, atuarmos em diversos segmentos. Somos privilegiados e vitoriosos, pois superamos desafios permeados por horas de estágio, horas complementares que pareciam não ter fim e, embora tenhamos tido experiências tristes durante os estágios, devido o descomprometimento de alguns profissionais, nossos ideais se tornaram gigantescos fazendo com que jamais desistíssemos.

Tivemos a oportunidade de experimentar a pesquisa científica, que nos possibilitou a elaboração de trabalhos de conclusão de curso riquíssimos, comprovados em cada apresentação.

O curso de Pedagogia da São Camilo nos possibilitou ampliar nossos horizontes e sabermos que a educação não ocorre apenas no âmbito escolar, é um processo amplo e contínuo e ocorre em todo o momento. Não importa em qual área atuemos, seja Pesquisa, Instituição Escolar, Empresa, Hospital, o importante é que a partir dessas atuações, como Pedagogos, teremos a possibilidade de construirmos um mundo melhor.

Vivemos num país onde, historicamente falando, não há um compromisso sério com a Educação e, justamente por isso, cabe ao novo educador, o desafio de refazê-la, reinventá-la, criando condições objetivas para que uma educação democrática seja possível, superando o individualismo criado pela sociedade capitalista, tornando pessoas solidárias, atuantes e críticas, capazes de construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Temos em nossas mãos a missão de semear e espero que realmente saibamos cumprir o nosso papel com amor, com um sorriso, com alegria, dedicação e empenho, beneficiando assim aqueles que dessa profissão necessitam. Somos responsáveis pelas sementes do amanhã.

Tivemos uma tarefa difícil, a incumbência de escolhermos apenas um professor para ser nosso paraninfo e um homenageado. Mas saibam que, de alguma forma, todos vocês são nossos paraninfos e homenageados. Todos vocês merecem o nosso respeito e o nosso muito obrigado.

Nessa caminhada fomos e somos importantes uns para os outros, afinal passamos por momentos difíceis onde choramos, assim como também nos divertimos. Tivemos nossas desavenças, mas que foram superadas e que não significam mais nada diante das amizades que ficam.

Teremos muito que recordar, levaremos em nossos corações muitas lembranças e esperamos que nosso legado não seja esquecido, mas sim ampliado.

Devíamos estar felizes?!! Sim, mas parece que a tristeza está rondando nossos corações, pois sabemos que todos esses momentos não voltarão.

Receberemos aqui o nosso diploma que não significa o fim, mas sim, simboliza o recomeço de uma nova etapa. Diploma esse que gera momentos de efetivo bem-estar, mas acreditamos que é apenas o começo de uma outra estrada a ser percorrida, que será repleta de novos obstáculos mas que, com certeza, também serão superados.

Agradecemos a todos os presentes, aos funcionários da instituição (todos, sem exceção), à coordenadora prof.a. Luci, professora Roberta, aos professores. Aos nossos pais e familiares que estiveram sempre ao nosso lado, nos encorajando, nos dando a força que necessitávamos.

Quanto a nós, devemos pensar que outras etapas começarão e que da mesma forma venceremos com coragem, determinação, confiança em nossas capacidades e inteligência, aproveitando tudo o que nos foi ensinado até hoje!

Agora devemos nos abraçar, pois jamais esqueceremos estes dias em nossas vidas. Foram três anos juntos e a separação é inevitável, as despedidas são sempre muito tristes, mas o que nos conforta é saber que no futuro teremos em nossas lembranças esses momentos maravilhosos e esperamos que fique a certeza de que estaremos sempre com "Deus" em nossa caminhada.

O que se exige eticamente de educadoras e educadores progressistas é que, coerentes com seu sonho democrático, respeitem os educandos e jamais, por isso mesmo, os manipulem.

Paulo Freire

In: Pedagogia da Esperança, p. 80