Você não sabe o que é avivamento espiritual

O título desde discurso é provocativo por razões verdadeiras e você não poderá negar. Desde criança tenho ouvido falar nos púlpitos das igrejas sobre avivamento. Pregadores ilustres, pastores excelentes e doutrinadores afirmavam em seus sermões sobre avivamento, mas, o que realmente é avivamento espiritual?

Os pentecostais mais apressados dirão: avivamento é o que foi manifesto nos dias da festa de pentecostes de Atos dos Apóstolos, outros mais incautos ainda dirão: é uma festa onde a igreja é “tomada pelo Espirito Santo”, mas, nada disto é verdade. Tenho 35 anos, e desde os 14 anos me interesso pelo assunto. O que vi e tenho visto são movimentos "experienciais" rasos, orações e clamores por “poder de Deus”, pessoas mal instruídas que passam a noite gritando pela “glória de Deus”, pelo “mover de Deus”, pela presença de Deus”... Neste momento, alguns de vocês estão murmurando: o Dc. Heber deixou de crer no movimento pentecostal... Mas, pelo contrário meu caro leitor, o que aqui estou a fazer é na verdade uma defesa do verdadeiro movimento pentecostal.

Os dons espirituais são ferramentas dadas por Deus para a edificação da sua igreja, a manifestação sobrenatural de Deus nos cultos é segundo sua vontade. Entretanto, movimentos “experiencialistas” como pular, rodopiar, marchar (que não têm respaldo bíblico algum) têm dado abertura a práticas carnais (vocês talvez não saibam o que se pode ver no youtube) e rituais religioso de matriz africana. Uma onda de “meninice” tomou conta de muitas igrejas, principalmente naquelas que nascem ao bel prazer de homens que por alianças políticas fundam ou se agregam em denominações evangélicas que historicamente não foram provadas.

...Eu poderia ser longo neste discurso, mas quero tentar fazer o mau leitor, ir até o fim deste texto...

Quando você estiver numa semana de avivamento em sua igreja, se pergunte, e principalmente observe se nas famílias que ali congregam há paz, se há amor, se há comunhão. Observe caro leitor se a prostituição aumentou ou diminuiu na cidade onde está a congregação; se a violência sessou; se as pessoas clamam por salvação; se os crentes clamam por conhecimento da palavra de Deus ou são obrigados pelo dirigente do grupo a irem ao culto de doutrina. Caso a sua observação seja negativa, eu diria a você que peça a seu pastor para tirar a faixa de “semana de avivamento” de sua congregação, pois de avivamento bíblico aí não há.

O verdadeiro avivamento espiritual passa primeiro por transformações individuais e coletiva. Onde houver avivamento espiritual, há transformações social, o bairro muda, a cidade muda, o pais prospera. Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor...

É claro que com mudanças profundas nos corações e vidas, Deus se manifestará como em Pentecostes; como fez com Moisés, falou cara-a-cara; como fez na vida dos apóstolos e com a igreja primitiva.

O verdadeiro avivamento espiritual começa com pedidos sinceros de perdão e não com línguas estranhas!

Dc. Heber Cunha

Heber Cunha
Enviado por Heber Cunha em 24/07/2018
Código do texto: T6398947
Classificação de conteúdo: seguro