Ser Estado Tipo Assim

Se esse texto vai ficar registrado pelo e para o grupo ou se fragmentos do mesmo passarão a ser usados na hora de sacudir o nosso eu interior, confesso que não sei. Se necessário for, então, que sirva para o resultado final.

Não é só fazer teatro, não é só acordar no final de semana pela manhã pra encontrar os amigos, bater um papo, dar risadas ou até mesmo sair irritado por não gostar de algo. Eu estou falando de uma vontade que consegue tirar-lhe da sua cama e dar-te energia mesmo depois de chegar em casa às 3 horas da manhã vindo daquela festinha. Existe uma vontade, uma essência, um poder na qual a palavra “teatro” torna-se mágica. Afinal, quem nunca imaginou-se num grande palco, com um grande público, com um belo espetáculo?

São muitas as dificuldades encontradas por todos, muitas vezes até os grupos mais conhecidos, para teatrilhar este caminho. Tem gente que tem o sonho de ser ator/atriz, diretor, iluminador, trabalhar em algo relacionado ao teatro, mas tem alguns que fazer por amor, por hobby, porque desestressa, espairece.

Aqui está a diferença!

Estado Tipo Assim é se abraçar, é dar as mãos, brigar pelo outro, levantar quem caiu, sacudir quem desanimou, enfrentar o inimaginável mundo de obstáculos e chegar ao final com fôlego perguntando se terá outra vez... é uma família MUITO unida, por mais que as vezes não pareça (risos). Não há distinção, não somos somente material.

É difícil ser Estado Tipo Assim. É muito mais fácil fazer trabalhos com material humano selecionado a dedo, pessoas embasadas, preparadas, estudadas, com recursos, padrinhos, estar amparado por alguma coisa, entre outros fatores. Então você que está dentro ou você que está entrando nunca se esqueça de uma coisa: Isso aqui é Estado Tipo Assim! É lugar de quem não aceita estar por baixo. É lugar de quem faz o pouco se transformar em muito. É lugar de quem faz grande (parafraseando o colega Ramon). É lugar de quem será apontado como chacota antes do espetáculo e aplaudido de pé no final dele. É lugar de quem deixa o sangue. É lugar de quem cativa. É lugar de quem entende que NADA está perdido independente da situação. É lugar de quem compreende que o prêmio está no público e não em um troféu.

Ser Estado Tipo Assim é aceitar, com sangue nos olhos, ser pisado por quem se acha superior para que no final, com o trabalho bem feito, o grito de felicidade seja dado ainda mais alto.

MERDA!

Extra:

Estado Tipo Assim é uma Ação Local realizada em Jacarepaguá - RJ da qual faço parte atuando e ajudando a dirigir. Projeto de José Leopoldo Rodrigues Neto que busca levar arte e cultura a crianças e jovens da região. Com foco em teatro, apesar de um grupo amador e oriundo de um projeto de um Colégio Estadual da região, tem prêmios em festivais sejam eles estudantis ou não.

Edu Cavalcanti
Enviado por Edu Cavalcanti em 24/09/2018
Reeditado em 03/09/2019
Código do texto: T6457954
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.