100 HORAS  & SENHORES... ELEIÇÃO 2018
       
A minha saudação fraterna a todos os brasileiros e brasileiras, às senhoras e senhores, juventude crítica e entusiasta do nosso amado Brasil, profissionais liberais, empresários e empreendedores, funcionários públicos de todas as esferas de governo, homens e mulheres do campo, autoridades civis, eclesiásticas, militares, líderes comunitários e todas comunidades, artistas e todas as plateias espalhadas pelos palcos da vida.
      Estamos a  menos de 100 horas de tomarmos a grande decisão e definir através do voto democrático de cada cidadão apto a exercer a sua cidadania, nenhum voto é mais importante do que o outro, todos têm o mesmo valor, pois expressam o desejo de melhores dias para o coletividade, cada eleitor dos quatros pontos desse País, de Norte a Sul, de Leste a Oeste serão os protagonistas da história vivenciada pela a nossa jovem Democracia.
      Desde o inicio do processo eleitoral, das escolhas dos nomes dos seus representantes até o registro e homologação das candidaturas pelos Tribunais Regionais Eleitores e pelo Tribunal Superior Eleitoral, muito trabalho foi realizado, muitas normativas foram estabelecidas. Esse ano de 2018, os eleitores tiveram a oportunidade de registrar suas escolhas para (05) cargos distintos, sendo: 01 Deputado Federal, 01 Deputado Estadual, 02 Senadores da República, 01 Governador e 01 Presidente da República Federativa do Brasil.
       No proceso eleitoral deste ano, nos foi apresentado em dois turnos de votações, primeiro no dia 07 de Outubro e finalizando o processo dia 28 de Outubro de 2018, no próximo Domingo das 08:00 às 17:00 horas em todo País. Em 13 Estados e o Distrito Federal, também irão escolher os seus Governadores, inclusive, o meu querido Estado de Minas Gerais.
     Deus não interfere nas nossas decisões, pois nos criou LIVRES para assumirmos as nossas responsabilidades e conviver como filhos DELE que somos, mas ELE com as luzes do ESPÍRITO SANTO nos orienta a pensar por nós mesmos para que possamos fazer as MELHORES escolhas. Eu penso por mim mesmo, quero o melhor para a minha filha, espôsa, familiares em geral, amigos e toda a sociedade Bonfinopolitana, Mineira e do Brasil.
       Ao dizer que penso nos amigos, lembro-me daquela música do Rei Roberto Carlos que diz "...Eu quero ter um milhão de AMIGOS, e bem mais forte poder cantar..." E isso diz MUITO para mim e espero que para você também que faz comigo essa observação, até porque os amigos não têm PREÇO, e sim, têm VALORES que são inestimáveis e imensuráveis.
      Nada justitifica destruir uma amizade de longa data por um período tão curto e passageiro como é a Política, sem dúvida alguma é necessária, mas cada um e cada uma se colocando na condição de eleitores do BEM COMUM, não usando jamais os termos possessivos, tipo "o meu candidato" pois não é verdade e nem ético assim proceder.
      Os candidatos estão filiados à uma agremiação partidária ou simplesmente a um Partido Político, e como a analogia do nome partido, vejamos: "Significado de Partido no Dicionário Online de Português. O que é partido: s.m. Grupo de pessoas unidas pela mesma opinião, interesses ou ideologia política." Fica bem evidente que não é exclusividade nem dos postulantes aos cargos em disputa. 
       Todos nós exercemos a política, do nosso jeito, nas relações sociais e familiares, no trabalho e até nos momentos de lazer. Alguns buscam o conhecimento a todo momento, mantém-se informados dos fatos, das grandes ações dos governos através das políticas públicas para os diversos segmentos da nossa sociedade, mesmo sem jamais demonstrar pretensões futuras, de ser um político efetivamente, de colocar o seu nome à apreciação popular, e isso para mim é muito nobre e merece os meus aplausos.
     Minha terra terra natal, a Capital dos Amigos, nossa querida Bonfinópolis de Minas, com menos de 6.000 habitantes e com os seus 55 anos de emancipação politico-administrartivo participará igualmente em direitos e deveres desse Processo Eleitoral tão importante para os meus conterrâneos e munícipes que aqui residem ou quem têm famílias e seu domicílio eleitoral nesse pacato e amado Município do Noroeste Mineiro, aos quais conclamo com veemência, vamos exercer o nosso direito sagrado do VOTO como prova de cidadãos conscientes, não anulando ou votando em branco. Coibir a famigerada "boca de urna", não causando tumultos e poluição visual das nossas ruas e avenidas, assim como se procedeu no primeiro turno, a cidade permaneceu limpa, os eleitores exerceram a sua cidadania sem nenhum tipo de pressão, mantendo a ordem pública e a segurança de todos, aos quais parabenizo pela atitude coerente e democrática. Estendendo aqui meus cumprimentos aos comandos das Polícias Militar e Civil pelos serviços prestados de forma exemplar. Ao pessoal do Cartório Eleitoral da 329ª Zona Eleitoral da Comarca de Bonfinópoilis de Minas, pela agilidade e segurança no processo de apuração e contabilização dos votos válidos obtidos em todas as Seções Eleitorais, espalhadas pelas 03 Escolas da sede do Município e duas externas, uma na Comunidade rural de Canabrava e outra no povoado de Riacho das Pedras. Nessa equipe de apoio, faz-se necessário ressaltar a disponibilização dos veículos e servidores do Poder Executivo Municipal, dos Órgãos de Governo Estadual e da COPASA, credenciados para o transporte dos eleitores. Toda essa equipe brilhou, para garantir o direito ao voto que é LIVRE nas nossas escolhas, mas OBRIGATÓRIO, como preceitua a lei " No Brasil todas as pessoas entre 18 e 70 anos devem votar. Para que tem essas idades o voto é obrigatório. Quem tem entre 16 e 18 anos pode votar se quiser, mas nesse caso o voto não é obrigatório (voto facultativo)." 
       Sei que votarei com a minha consciência tranquila, pois acredito que fiz a minha parte, conversei bastante e o farei até as 17:00 horas do Domingo de eleições, de forma respeitosa, obedecendo a legislação que está aí para garantir lisura e transparência ao processo. Preservei as minhas amizades e respeitei as opinões divergentes da minha convicção. Não fiz e nao farei juízo de valores, na defesa exacerbada do que é direita, esquerda, fascismo, nazismo e ditadura, isso a história mostra pra cada um de nós, basta querer saber e pesquisar em fontes fidedignas, ser mais autocrítico e não propagar informações contraditórias que no momento atual são denominadas "fake news ou notícias falsas".
      Seria oportuno, se nesse momento os intelectuais, os graduados cientificamente nas diversas áreas usassem da capacidade de persuasão e apresentassem aos ainda não graduados, mas tão sábios quanto os portadores dos diplomas, as ideias mais abrangentes, sem mesquinharias, sem jogo de palavras, fazendo afirmações que com certeza vão contra todos os seus princípios morais adquiridos dos amados pais e nos bancos de faculdades. Não, isso não contribui em nada, servem apenas para acirrar os ânimos em contraponto ao que acreditam de verdade. Sejamos mais solidários e menos hipócritas, pois enganar a outrém ainda sim é possível, mas a si mesmo é IMPOSSÍVEL.
      Os que serão eleitos no próximo Domingo, dia 28/10/2018 será o Presidente da República e os 14 Governadores, dos respectivos entes públicos da Federação. Não há mais argumentos e proposições partidárias, haverá sim, o dialógo e a reciprocidade de 01 Presidente e 27 Governadores, 513 Deputados Federais e 81 Senadores, sem esquecer os diversos Deputados Estaduais, aqui em MG são 77
parlamentares, muitos novatos, outros veteranos. Começamos o processo eleitoral com 13 candidaturas oficilizadas, algumas já conhecidas, outras estreantes no cenário. As bandeiras defendidas, foram diversas, como a do agronegócio, dos evangélicos, do trabalho e preservação dos direitos sociais, previdenciários e trabalhistas já consagrados pelas leis ao longo da história, há quem diga que exista até "bancada da bala." Líquido e certo, restaram-se dois postulantes ao cargo máximo do Poder Executivo Nacional, que atenderá a todos no Palácio do Planalto, em Brasília, no Distrito Federal. Amplamente conhecidos através da Propaganda Eleitoral Gratuita no Rádio e na TV, no dia a dia das campanhas acompanhados pela imprensa, onde esse momento se encerra no dia 26/10/2018 a 72 horas do grande momento da Democracia, onde cada voto vale ouro. A saber, Fernando Haddad, candidato pelo Partido dos Trabalhadores nº 13 e Jair Messias Bolsonaro, candidato pelo Partido Social Liberal nº 17.  Com material extraído do página pública Biografia resumida.com.br, eis um resumo de cada um deles:


QUEM É FERNANDO HADDAD
Fernando Haddad é professor da Universidade Federal de São Paulo (USP), foi Ministro da Educação durante o governo de Luís Inácio Lula da Silva no período de 2005 a 2012, foi prefeito de São Paulo no período de 2013 a 2016 e é filiado ao partido dos trabalhadores desde o ano de 1983.
Haddad nasceu no dia 25 de janeiro de 1963 em São Paulo, filho de Khalid Haddad e de Norma Thereza Goussain Haddad. Quando criança Haddad frequentou o Colégio Bandeirantes, escolar particular renomada, localizada na cidade de São Paulo.
Fernando Haddad é casado há 30 anos com Ana Estela Haddad, Professora Doutora em Odontologia, a qual também leciona na Universidade de São Paulo. Com Ana Estela, Haddad teve dois filhos, Frederico (1992) e Ana Carolina (2000).
Os filhos do casal seguem os mesmos passos de seus pais, frequentam a Universidade de São Paulo (em campus distintos) e pretendem continuar a carreira acadêmica. QUAIS SÃO SUAS FORMAÇÕES ACADÊMICAS?
Haddad é formado em Direito pela Universidade de São Paulo, título concluido no ano de 1985. Após formado, Haddad decidiu continuar os estudos, fez Mestrado em Economia e Doutorado em Filosofia, ambos também na USP.
Além da formação acadêmica, Fernando Haddad possui diversas publicações em revistas renomadas, ganhou diversos prêmios e orientou diversos doutorandos enquanto professor. FERNANDO HADDAD TEM FICHA LIMPA?
Em primeiro momento, cabe dizer que o candidato considerado ficha limpa é aquele que não possui processos criminais em segunda instância, conforme dispõe a Lei Complementar nº 135 de 2010.
Em relação a Fernando Haddad, em consulta realizada pelo do TSE (
http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/candidato/2018/2022802018/BR/280000629808) consta que o candidato é ficha limpa e segue os pré-requisitos estabelecidos em lei. O QUE FEZ COMO MINISTRO DA EDUCAÇÃO?
Conforme já mencionado, Haddad fora ministro da educação durante 7 anos, neste período os principais feitos do candidato foram:
– Novo FIES: a proposta de financiamento em universidades particulares foi reestrutura e aplicada de forma efetiva durante o período de Haddad como Ministro da Educação;
– Programa Caminho da Escola: que facilitou o acesso de comunidades distantes dos centros urbanos à escola (incluí inclusive inserção de transporte aquático para comunidades ribeiras);
– Ampliação de campus de Universidades Federais e criação de Institutos Federais: não se pode negar que durante o período de Haddad o acesso à rede federal de ensino foi democratizado (em seu site, consta a criação de cerca de 400 novos campus). https://biografiaresumida.com.br/biografia-de-fernando-haddad/

QUEM É JAIR BOLSONARO
Nascido em 21 de março de 1955 na cidade de Campinas em São Paulo, Jair Messias Bolsonaro é capitão da Reserva do Exército Brasileiro e deputado Federal pelo Rio de Janeiro em seu sétimo mandato.
O polêmico Deputado Federal é conhecido pelo seu discurso nacionalista, conservador de direita, defensor de valores familiares e punição mais severa a marginais.
Descendente de italianos Bolsonaro é filho de Perci Geraldo Bolsonaro e Olinda Bonturi. JAIR BOLSONARO TEM FORMAÇÃO SUPERIOR?
Bolsonaro ainda cursou a Brigada de Paraquedismo no mesmo estado carioca e em 1983 concluiu o curso de Educação Física do Exército.  POLÍTICA
A carreira política de Jair Messias Bolsonaro começa em 1988 quando se elegeu vereador pela cidade do Rio de Janeiro, na época pelo Partido Democrata Cristão (PDC). Até junho de 2017 Bolsonaro estava no Partido Social Cristão, mas em desentendimento com a liderança por questões ideológicas o deputado anunciou sua migração para o Partido Patriota, antigo Partido Ecológico Nacional (PEN). No auge das discussões entre Direita e Esquerda no país Jair Bolsonaro é eleito pela sétima vez consecutiva e deixa o PP após o partido envolver-se em vários escândalos de corrupção junto com Partido dos Trabalhadores (PT) e PMDB.  REFORMA TRABALHISTA
Votou a favor da proposta na Câmara dos Deputados. Já informou em entrevistas que seria melhor para o trabalhador ter mais emprego do que mais benefícios. TETO DOS GASTOS PÚBLICOS
Como deputado, votou a favor da PEC que congelou por 20 anos os gastos públicos.  https://biografiaresumida.com.br/biografia-jair-bolsonaro/
 
      Ambos, eleitos para fazer o bem comum, dos 26 Estados e o Distrito Federal, assim como todo o Brasil, é o que representa os milhares de votos recebidos. Evidentemente que não farei vista grossa se os erros persistirem no exercício dos cargos, é salutar uma oposição crítica e construtiva. Nos colocando no no lugar de eleitores críticos e conscientes, pois acredito que o bom senso deve prevalecer na condução dos de todas as esferas de governos, afinal o nosso regime é o Democrático e o sistema é o Presidencialismo Republicano, aprovado por ampla maioria conforme dados recentes de pesquisa de opinião pública, divulgada a nível Nacional.
      100 HORAS E SENHORES, vamos exercer a nossa cidadania, com respeito, sem ódio, sem violência, tudo dentro do espírito democrático e republicano. Queremos e merecemos um Goveno de TODOS para TODOS! Muitíssimo obrigado a você pela leitura e peço-lhe humildemente: VOTE com a CONSCIÊNCIA. Grande abraço a todos! 
"Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR, o povo que Ele escolheu para lhe pertencer! O SENHOR olha dos céus e observa toda a humanidade." (Salmo 33, 12-13)

Autor: Poeta Nunes de Souza - Imortal Fundador da Academia de Letras de Unaí  e Região - ALUR, ocupante da Cadeira 16 - Patrono: Carlos Drummond de Andrade. 

Foto: Autor diante do Congresso Nacional, em 16/01/2008, com o clique de Damiana Lourdes Oliveira Cardoso.

Bonfinópolis de Minas - MG "A Capital dos Amigos" em 24 de Outubro de 2018. (A menos de 100 horas das Eleições 2018) 
POETA NUNES DE SOUZA
Enviado por POETA NUNES DE SOUZA em 24/10/2018
Reeditado em 25/10/2018
Código do texto: T6485141
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.