É melhor ser magoado do que magoar…
É melhor ser ofendido do que ofender…
É melhor ser agredido do que agredir…
É melhor sofrer do que fazer o outro sofrer.
Mas quando somos atacados, agredidos, maltratados, magoados
E respondemos de forma amorosa, tranquila, indiferente e livre…
Não somos afetados e não ficamos com nada dentro de nós.
A mágoa vem e não fica
O sofrimento aparece e não faz moradia
A agressão passa, mas não fica…
O karma é transmutado e nos tornamos livres.
Mas se devolvemos ódio com ódio
Se atingimos com agressões aqueles que nos agridem
Se fazemos sofrer aqueles que nos impingiram sofrimento
Alimentamos o ódio, fazemos ele crescer e ele continua vivo.
Damos mais e mais combustível a ele e não permitimos que o mal se enfraqueça e morra de fome.
Devolver na mesma moeda apenas fortalece o mal em nós.
Retribuir o mal com o mal empobrece nosso espírito.
Aquele que devolve o mal com outro mal…
Aquele que retruca o ódio com mais ódio…
Aquele que responde a escuridão jogada sobre nós com mais escuridão atirada de volta…
Esse aumenta a escuridão dentro de si mesmo, faz crescer o ódio em seu coração e fica com o mal para si.
Quando fazemos o mal em troca do mal, sujamos nossas mãos, infectamos nosso interior, intoxicamos nossa vida.
Mesmo que a pessoa não perceba, essa escuridão predomina, toma conta, invade e cresce. Então, passamos a servi-la dali em diante.
Mas quando o bem é praticado em devolução ao mal… o bem prevalece dentro de nós e cura nossas feridas, acalma nosso ser e purifica nossa vida.
Quando o amor é transmitido àquele que destilou seu ódio, o amor fica dentro de nós e o ódio permanece apenas com o outro.
Quando acendemos uma luz na escuridão que o outro jogou sobre nós…
Iluminamos toda nossa vida e as trevas simplesmente deixam de existir.
É uma questão de escolha: você prefere viver na luz ou na escuridão?
Opte pela luz… e nela onde existe a felicidade, a liberdade e a paz de espírito…
E faça isso devolvendo o bem, o amor, a paz a todos aqueles que te fizeram mal.
Por isso, não faça o outro sofrer… Deixe que o sofrimento venha e passe por você, sem reações similares.
Apenas reaja de forma amorosa, o mal em você será purificado…
Transformando-se em bem estar, paz, felicidade e liberdade espiritual.