A DIFERENÇA ENTRE HOMENS E RATOS

Quando o navio começa a afundar, os primeiros seres a abandoná-lo são os ratos! Os roedores são mamíferos que têm hábitos noturnos, vivem nos recônditos esgotos, em celeiros bem como nos porões das casas e dos navios, e, com frequência, alimentam-se dos restos de alimentos subtraídos das residências e descartados pelos seres humanos; enquanto a fonte de alimento não cessa e o ambiente continua favorável, os “saques” e depredações continuam. São também responsáveis pela transmissão de muitas doenças, que causam muito sofrimento às pessoas!
O que é uma metáfora? Metáfora é a comparação de palavras em que um termo substitui outro. É uma comparação abreviada em que o verbo não está expresso, mas subentendido. Por exemplo, dizer "Fulano de tal é um rato". Obviamente que essa pessoa não é um rato nem se parece fisicamente com o animal, mas é tão egoísta, desleal e desprezível, e age de forma tão insidiosa que faz lembrar um rato.
Na imagem acima, existe uma comparação, uma metáfora de como age uma parcela considerável dos políticos em nosso país, ou seja, quando percebem que seus privilégios e vantagens, de alguma forma, estão ameaçados, fazem de tudo para garanti-los: mudam de partido, aliam-se a antigos inimigos políticos, fazem acordos com pessoas de reputação duvidosa, contrariando os interesses nacionais, entre outras coisas absurdas e execráveis!
Dito isso, pode-se concluir que a diferença entre homens e ratos é justamente a capacidade de assumir compromissos, agindo sempre de forma ética e digna, promovendo o bem comum em detrimento de interesses mesquinhos e egoístas!

Imagem: Google
Osmar Ruiz Júnior
Enviado por Osmar Ruiz Júnior em 21/01/2019
Reeditado em 29/07/2020
Código do texto: T6556258
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.