CRÔNICA E CRÍTICA SOBRE A CORRUPÇÃO NO BRASIL

CRÔNICA E CRÍTICA SOBRE A CORRUPÇÃO NO BRASIL

AUTOR: Paulo Roberto Giesteira

A corrupção no Brasil tem seguimentos, sabe-se da transferência da família real para o Brasil na época colonial em que a família real portuguesa negociava tudo o que era de seus interesses, às custas, de manter as suas hierarquias em negociatas com a Inglaterra e outros países; na demolição do Morro do Castelo, no centro do Rio de Janeiro em que pra convencer alguns parlamentares contrários, houve distribuição de propinas como de que removesse aquele alpes dos litorais carioca; pois lá no morro do Castelo era moradia de muitas pessoas como pobres e como ricas, cadeias, escolas, conventos, e local de funcionamento de muitas instituições inclusive religiosas;

Sabe-se também da construção do Cristo Redentor onde houve rumores de trapalhadas, pela exportação de produtos como do café, os cofres brasileiros esbanjavam lucros que era preciso gastar de uma forma aparente para que houvesse qualquer tipo de desvio;

Lá pela década de 1970 pra 1980, houve uma discussão grandiosa, que o Cardeal arcebispo do Rio de Janeiro Dom Eugênio Sales queria tomar a frente dos desfiles de 07 de setembro celebrando uma missa, a que pediu ao governador do estado o então Leonel de Moura Brizola, um dinheiro bastante alto alegando que iria comprar fios, gambiarras, bocais e lâmpadas, a mão de obra, etc. Eram tantas que na soma dava para iluminar quase que a metade ou a terça parte da cidade de São Paulo, no detalhe este evento de desfile de 07 de setembro sempre foi realizado a luz do dia, isto gerou uma polêmica na mídia do Rio de Janeiro que era aliado com este arcebispo, que em desacompanhados com o governo do estado passou a defamá-lo.

História de corrupções no Brasil, faz uma monção verídica, pois foi através de escândalos que a nação suporta sobre suas trajetórias; As extintas Companhia de Seguro Nacional, a PANAIR, a TELERJ; A REDE FERROVIÁRIA FEDERAL; hoje a Vale do Rio Doce, a Petrobrás, a Caixa econômica, o Banco do Brasil, etc. E muitas outras empresas estatais foram e são cobaias do mal caratismo de lesa pátria de que é o bosta de certos brasileiros.

Onde há correlação de muitas finanças surgindo a péssima administração do que significa isto para estes brasileiros inconvenientes, onde ele acha e passa a roubar.

No que é normal para um povo que não cria ou descobre nada, não tá com nada, e não quer nada com nada, escândalos de corrupções faz parte da redes socialites.

O alvo agora destes péssimos administradores São as universidades de ensino, no caso da UERJ, que tem mais de 23 000 é vinte e três

Mil funcionários, não produz quase nada, muitos dos seus alunos, professores e funcionários só sabem criticar o governo, fazer apologias ao crime, procurar liberar as drogas, cultuar o ódio do povo contra a nossa polícia, erotização da nossa educação, aprovar teorias subversivas como de saudá-la, isto em todas as universidades brasileiras, desta nossa tão abaulada educação.

Este histórico de tudo isso, preenche vários currículos de que a corrupção tem raízes, o povo além de conivente sustenta isto tudo com o seu mal pensamento de que comprei um carro a prestação ou seja lá a forma, que se dane o país.

Levando em consideração das deslealdades deste tão atípico JEITINHO BRASILEIRO, que rompe com a ética transformando este país em uma enorme desordem.

Se há alguma dificuldade vamos cobiçar as coisas alheias pra que estes ostentem uma vida ao qual estes não se profissionalizaram, e nem estudaram para isso.

No que hoje em dia estão destruindo com os seus remanecentes direitos, ninguém reivindica nada, se há reivindicações, só por aquilo que a mídia do Rio de Janeiro ou do Brasil apresenta em suas programações, e por aí se vai, no que demostra que defendem causas em evidências ou mesmo ganha.

Quando vemos os escândalos envolvendo grandes empresas estatais brasileiras, entendemos o mal caratismo do brasileiro, de ser covarde sobre aquilo que era pra ele servir a todos.

Pelo que vemos hoje a ridicularizada que fazem os bostas destes brasileiros com a Estatal Vale do Rio Doce, assim como com a Petrobrás, muitas falcatruas com a mídia passando notícias diferenciadas do que de real acontece acontece, dando a entender que estes também tiram proveitos destas causas. E por aí se vai...

Mediante a isto tudo, entendemos que isto se procede devido ao descaso com o seu país da maioria do brasileiro, muitos sem amor ao próximo, sem amor a pátria, colocando sempre como prioridade na sua vida os seus benefícios pessoais, não dando importância nenhuma a nossa tão destruída educação que se encontra entre as piores do planeta, no que ninguém se pronuncia; a nossa saúde, transporte publico, alimentação e cultura; cultura está que está sendo transformada para o lado do vitimismo.

E pois é, procurar generalizar tanta sujeira é o que a nossa sociedade procura fazer, aviltando a todos no que estás patifarias acham que o Brasil é só deles.

Assim como tantos desprezíveis cidadãos procuram se dar bem as custas de destruir com aquilo que é de todo povo brasileiro, é bom saber que cada um de nós sabemos de que lugar estes mesmos vem.

A privatização da empresa estatal Vale do Rio Doce, foi feita na gestão pelo então ex-presidente da república entre dois mandatos Fernando Henrique Cardoso que também fez a primeira reforma da Previdência Social sobre a qual foi beneficiado com algumas destas supostas aposentadorias como que prêmio por mexer cruelmente em um dos direitos atribuídos ao povo brasileiro, único professor no mundo que tem mais de três aposentadorias, e que tens mansões milionárias por boa parte da Europa; esta negociata ficou sob Judice durante muitos anos devido a muitas irregularidades e críticas nesta transação.

Mas a Vale do Rio Doce não parou para nada, e continuou produzindo; durante estas investigações, com grupos ocultos tirando os seus lucros sobre as descobertas e explorações que ela praticava, a vale foi levada por diversos rumos desleais pelo fato de nossas jazidas, serem inesgotáveis em riquezas minerais naturais...

Até depois chegar a gestão PT está empresa tomou outros rumos, em que de uma forma ilesa, ela foi denunciada várias vezes de que estava enchendo os bolsos de gente ilícitas ao qual caiu muitos aviões com tripulantes famosos da nossa política que contrariava a estes desmandos.

A Vale do Rio Doce é uma empresa brasileira assim como a Petrobrás e muitas das outras, que produzem muitos valores, daí estes escândalos de muitas corrupções; por outro lado há bastante no Brasil pessoas antipatriotas que usam destes recursos para benefícios próprios, tirando proveitos entregando nas mãos de estrangeiros canalhas, que prometem a estes mercadores baratos parte dos lucros, ao qual estes entram em acordos.

O PT por sua vez foi a última a comandar está empresa, que em seus dezesseis anos de mandato usufruiu disto, como que a retribuir o país, fazendo tudo pelo lado contrário; os lucros nunca chegaram aos cofres públicos, aumento de riquezas ilícitas a cada um dos seus membros, no que procedeu o encarceramento de quase todos deste partido, como que de alguns de seus aliados.

Diante das tragédias que tem ocorrido durante estes três acontecimentos, o que presenciamos foi que a negligência que visava muitos lucros esqueceram das vidas que lá habitavam, e que aponta que mais vale enganar o povo que tem preocupação com ele, do que fazer algo em prol daquilo em que todos fomos gerados; e infelizmente estas calamidades mais vale quando almejam muitos lucros pessoais do que refletir sobre os males que estás irresponsabilidades pode causar ou causam por suas imperfeições.

Falar em acabar com a corrupção neste país, arranja muitos inimigos causando rebuliços entre aqueles que tiram vantagens em cima desta situação degradante; lembram do general presidente da república João Batista Figueiredo, que falou que corrupção iria destruir com o país; do coronel da polícia militar do Rio de Janeiro Cerqueira que tentou limpar a incorporação da Polícia Militar, e foi barrado, que após sua saída frisou que o Brasil não gosta de gente honesta, e ele foi exonerado por falar isto; do governador do estado do Rio de Janeiro Leonel de Moura Brizola, que lutou contra a corrupção e fizeram guerra contra ele, inventando um monte de mentiras gritantes para manchar com o seu mandato, no que conseguiram sujar sua reputação, através da infidelidade de um povo que este mesmo governador ajudou muito; agora do presidente da república atual Jair Bolsonaro... Muito antes de ele assumir este mesmo povo traíra, inventa calúnias pra manchar com a sua pessoa, difama porque ele falou em acabar com a mamata de muita gente; lembra do governador Leonel de Moura Brizola que acabou com muitas farras do dinheiro público, que inclusive fez o sambódromo no Rio de Janeiro tirando o escândalo vergonhoso do que era a RIOTUR naquela época, que do lucro que o carnaval produzia desaparecia como que sumisse por aí sem sombra deste dinheiro.

Carnaval no Brasil, ou no Rio de Janeiro angaria muitas finanças, hotéis e repúblicas superlotam, camarotes esgotam; e deste lucro todo, o estado nada via, no que interviu Leonel de Moura Brizola, acabando com as roubalheiras deles.

Governos anteriores, inclusive no ludibriado governo militar, já ocorria muitos roubos, e estas mesmas castas queriam tudo só para eles, isentando do povo brasileiro, e dos estados e municípios.

Muitos casos de corrupções vergonhosas se deram neste ínterim todo; com a pior de todas elas realizada pela antagônica venda da Empresa Estatal da Vale do Rio Doce, pelo então presidente da república o então salafrario Fernando Henrique Cardoso, que aliado do apoio da mídia do Rio de Janeiro consolidou com esta concretização.

Não devemos esquecer que o então presidente da república Fernando Henrique Cardoso foi eleito por dois mandatos, pelo voto exclusivo do povo brasileiro manipulados pela mídia carioca que fazia o que queria com estes seus marionetes.

Diante das impunidades do que se pronunciava neste governo, o povo apostando no que eles sempre chamam de normal, votou neste presidente sabedores das intenções dele, apostando em manter suas boquinhas de cabides, empreguismo a, etc.

Sempre neste país houve votos de prestações de carros financiados, e não é de se esperar uma mudança nisso tudo pra estes irresponsáveis; por isso eles estes infiéis nem querem saber do fim da corrupção.

Como tantos desembargos do medo da política brasileira mudar, falar em acabar com a bagunça titubeia com muitos.

Muitos desleais, marginais disfarçados de patriotas, muitos que apostam suas almas a Vanda para o fogo do inferno do que pensar em ter um país legal, democrático e com cidadania para todos.

Apostando no erro, eles perpetuam as iniguidades como respaldo de prevalecer as suas vaidades...

Aí vemos porque tanta incomodação sobre o governo atual que pensa como qualquer pessoa honesta em ter um país honrado para despontarmos no cenário mundial com muita glória.

Mas a história mesmo já relata a verdade do que é o brasileiro, em procurar viver sobre suas manobras ilícitas achando que tudo isto nunca vai acabar.

É que o tempo nos dirá...

Lembro-me dos tempos atrás quando um pretendente a governador do estado do Rio de Janeiro, que eleito tornou-se governador com muito mais votos que seus adversários; Quando ele Leonel de Moura Brizola, eleito falou em acabar com a corrupção, foi um rebuliço daqueles, com a mídia e o povo infiel caíram em cima dele com calúnias, como que este governador fosse uma pessoa que tivesse feito uma coisa grave.

Da mídia supostamente carioca (Comandada por baianos radicais da rede Globo) que inventaram um montão de mentiras para tirar ele do poder.

Por outro lado, o povo infiel colaborou com estas difamações, como que tivessem sido atingido por um cometa de ordem e progresso ao qual estes lutavam contra, a favor das desordens.

Inventaram que com ele o Rio de Janeiro estava violento demais graças a sua gestão; o que foi de muita mentiras, porque o nosso Rio de Janeiro sempre foi muito violento devido a esta grande demanda de imigração para cá de outros estados, como de inclusive do povo do nordeste, onde muitos trouxeram para cá as suas carnificinas que foram como de vida normal, no seu convivo no nordeste; pois os bons de verdade ficam tudo em seus estados, de resto os que mudam, quando quase todos trazem em suas bagagens o que presta e o que não presta, o que presta soma, e o que não presta vai para os lados por onde lhe dão oportunidades.

Hoje em dia vejo tudo isto na gestão do presidente da república atual, muito antes de ele começar a governar, ou mesmo em menos de um mês de seu mandato ainda que quase completando o seu ministério, surge destes mesmos povos infiéis muitas calúnias, muitas acusações como que ele fosse responsável por todos os erros lastimáveis dos governos anteriores, inventam tanta coisa que entendemos porque o Brasil nunca foi um grande país, apesar de tanta riqueza natural que ele possui, entendemos que pra um povo desonesto e desordeiro, falar em acabar com a corrupção é o que eles mais se incomoda; este mesmo povo que perpétua farras, violências hediondas, destruição dos seus patrimônios, jamais pensa em ordem e progresso.

Destes mesmo povinho que perpétua o atraso as custas de negar por mudanças porque este sistema a beneficia com vantagens.

E não há diferenças entre aquela época como a de hoje, porque estes mesmos infiéis criaram e mantiveram raízes, fazendo com que o país no fundo do poço é de mais valia do que se o país desenvolver, porque aí o que será destes deletérios aproveitadores.

As tragédias anunciadas como de Brumadinho em MG, e de Mariana a três anos atrás no mesmo estado era ou não era de se esperar; A de Brumadinho que ocorreu recentemente, estava inativa a mais de três anos, e visivelmente desde o tempo de funcionamento, avistava o risco de romper com estas barragens, como de exemplo uma vizinha a esta que está quase que se rompendo, lá próximo a este vilarejo: Olha gente, nós temos hoje em dia, um veículo de comunicação que dá voz a quem nunca teve voz, que é a INTERNET, estando a população a par de qualquer irregularidades, exponha isto nas redes sociais, mostre para o mundo as atrocidades que agem por este país pra todos saber a respeito; denuncie tudo de ruim que está se pronunciando em acontecer, porquê gente, depois da tragédia de nada adianta está mostrando a cara pra mídia pra mostrar suas lágrimas, de nada adianta se lamentar, porque a mídia só quer audiência, e publicidade; colocando estes fatos sob abafadas estatísticas; que na verdade o que mais interessa a elas e lucro, e muito lucro.

Imaginando o que vai acontecer e esperar pela proteção divina, é a ideia, mas amarre os seus cadarços, tomando suas providências, que Deus é para o mundo e não somente para pequenos lugarejos.

E as redes sociais, não é somente pra jogos, fofocagens, ou navegar a esmo; pois ela tem muitas outras boas finalidades, de delatar irregularidades ou atrocidades causadas pelas ganância pelo mundo; e ela anuncia tudo isto, como de estar ao lado de quem não tem voz, pra mostrar suas insatisfações.

Pois no momento em que viram os vazamentos quais providências tomar?

Desde as faltas dos governos passados vimos muitas falhas, e o que fizemos; em Brumadinho vilarejo que nunca fez parte da mídia, assim como muitos outros vilarejos desconhecidos espalhados por este imenso Brasil, sofria com estes descasos, e as Redes sociais ande puseram os seus cliques, ficaram omissos numa tragédia anunciada, esperando não sei o que, para proteger do que estava certo em acontecer; se todo brasileiro soubesse dos valores dos seus direitos, jamais teria que obter uma arma para matar o seu compatriota por um motivo conhecido por nós, como fútil.

Lutaria com esta mesma arma em defesa dos seus direitos; fazendo valer a sua razão de ser brasileiro.

Se cada um de nós brasileiro, entendessêmos que este país, já era há muito tempo para ser denunciado, jamais presenciaremos algum tipo de tragédia; sem contar com as anunciadas.

Vemos chacinas, grilagens, a emponderamentos do crime em nossa sociedade, e não fazemos nada, de vítimas tornamos cúmplices pelo nossa inércia.

E não pensem que tragédias como estás não acontecerá mais; pois um país que não tem ética, tudo deve de esperar de ruim.

Portanto, na hora de navegar na Internet, pensem duas vezes; anunciem, denunciem, mostrem para o mundo o errado, ou injusto; a partir do bom uso de que temos de direito, transformaremos está nação, numa nação longe das injustiças.

Paulo Roberto Giesteira
Enviado por Paulo Roberto Giesteira em 01/03/2019
Reeditado em 08/03/2019
Código do texto: T6587053
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.