Discurso de Formatura levemente poetizado

Discurso de formatura Banco de Dados, 2019

Oratória por Caio César Varalta

Boa noite à todos. Gostaria de cumprimentar todos aqui presentes, professores e funcionários, formandos, familiares e amigos.

É com muito orgulho e gratidão que encontro-me aqui para representar e expressar os sentimentos de toda nossa turma.

Heráclito, há muitos anos, disse que não era possível entrar duas vezes no mesmo rio. Pois na segunda tentativa, nem nós nem as águas são as mesmas.

Sempre estivemos em constante mudança. Desde os primeiros dias na FATEC até o presente momento.

Nós não nos encontramos aqui hoje por um acaso. Nos encontramos aqui porque não fizemos pouco caso. Trabalhamos duro. Trabalhamos e estudamos e passamos menos tempo diário ao lado das pessoas que tanto amamos. E tudo isso para mudar a realidade delas, bem como a nossa.

Gostaríamos de agradecer profundamente cada profissional envolvido em nosso aprendizado, às pessoas responsáveis pela segurança, limpeza, pelos equipamentos, espaços e administração da FATEC. Sem o sentimento de pertencimento e segurança, não teríamos nos sentido tão motivados a aprender desde o início do curso.

Agradecemos à cada professor aqui presente, e também à cada professor que passou pela nossa turma.

O mundo e o conhecimento são como os mares. São lindos, mas são perigosos. São exploráveis mas infinitos.

Vocês foram os responsáveis por nos ensinar a nadar. Nos ensinaram a pescar. E nos ensinaram a construir o nosso próprio navio, seja ele um brigue, uma caravela ou um pérola negra.

Navegar sobre as águas misteriosas do conhecimento e explorar a tecnologia é a nossa mais atual missão. Nosso comprometimento é com o futuro, um futuro de inteligências artificiais, de big data, de internet das coisas. Estamos em um ponto na história da humanidade que demarca mudanças, se boas ou ruins não sabemos, mas estamos de braços abertos para colaborar o que aprendemos, e para construir um futuro de bem e seguro para os nossos descendentes.

E tudo isso graças à vocês. Graças às sementes que vocês um dia plantaram.

Senhoras e senhores, hoje é um grande dia. Mesmo tendo vinte e quatro horas, como todos os outros, é neste dia em que encerramos um capítulo de nossas vidas, e já começamos o próximo.

Gostaria de pedir para que cada formando olhe para as pessoas amadas que convidaram por um momento.

Família e amigos, podem dar os parabéns, em sua frente vocês vêem tecnólogos de bancos de dados, profissionais da tecnologia e profissionais do futuro. Hoje formados e transformados. Depois de uma longa jornada.

Em nosso presente cenário cheio de incertezas, sabemos que duas coisas são certas:

Somos profundamente gratos pelos nossos professores, que nos ensinaram a navegar, assim como somos pelos nossos familiares, que nos dão razão para enfrentar o mar.

Marujos, parabéns pela conquista de hoje e pelas batalhas de ontem! Vamos relembrar alguns momentos.

Enfrentamos seis semestres de laboratórios de projetos. Desenvolvemos algoritmos, estrutura de dados, bancos de dados relacionais, não relacionais e data warehouses. Também ouvimos rumores de que teríamos aulas de matemática, só achávamos que ela seria um pouco discreta.

Depois administramos e desotimizamos bancos de dados, aprendemos os processos da engenharia de software e o método mais crucial e útil para o mercado de trabalho, o método go horse: se você pensou, não é go horse. Além de termos deixado um ventilador ligado de uma sala que acabou pegando fogo sem querer.

Descobrimos diferenças entre as arquiteturas de computadores, entre os teóricos da administração; aprendemos sobre a comunicação e expressão, desconstruímos o conceito de que banco de dados não tinha nada a ver com rede de computadores, e assistimos vários filmes da Marvel no cinema por conta das AACCS.

Trabalhamos com tópicos avançados de bancos de dados, aprendemos sobre legislação, sobre a relação entre tecnologia e o meio ambiente, boas práticas metodólogicas, diferença entre mer, der; o que é o tal do raid 0, 1, 5, 10; e vimos a famosa figura da árvore do processo de desenvolvimento de software umas 42 vezes. Além de termos encarado six semesters of engrish.

Por fim, utilizamos muita estatística e cálculo diferencial, junto com planejamento estratégico para dar vida ao maior desafio de um universitário: o trabalho de conclusão de curso.

Mas mais importante que tudo isso com certeza foram os espetinhos e os salgados à rodo que a gente comeu junto.

Agora, eu vou fazer uma pergunta para vocês.

Tecnologos em Banco de Dados, toda essa jornada valeu a pena?

Família e amigos, vocês que presenciaram toda essa jornada de pertinho. Valeu a pena?

Com certeza valeu. Porque tudo na vida vale a pena quando a alma não é pequena.

Muito obrigado à todos.

Uma ótima noite.

Caio Varalta
Enviado por Caio Varalta em 17/03/2019
Reeditado em 25/03/2019
Código do texto: T6600482
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.