O Privilégio de Servir Jesus

“Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi” (...). João 15.16

1. O privilégio de ser escolhido

(...) “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!” (...) Então Jesus disse a Simão: "Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens". Lucas 5:8, 10

Pedro se sentiu constrangido por estar perto de Jesus, por se considerar um homem pecador. Entretanto, ao invés de Jesus se afastar de Pedro, se aproximou cada vez mais, até chegar o ponto de Pedro juntamente com Tiago e João serem os discípulos mais próximos de Jesus. Jesus olhou para Pedro não vendo um pescador de peixe, mas sim um pescador de homens. Quando Jesus olhou para Pedro, não olhou o que ele era, Jesus olhou para o que ele seria.

No período em que Jesus estava na Terra em forma humana, sem deixar de ser Deus, muitos foram discípulos de Jesus e uma grande multidão acompanhava Jesus. Porém, de tantas pessoas que acompanhavam Jesus, Jesus escolheu 12 para o ministério apostólico inicialmente e posteriormente, escolheu Paulo de Tarso.

Os 12 escolhidos inicialmente foram: Simão (também chamado Pedro), André, Tiago (filho de Zebedeu), João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago (filho de Alfeu), Tadeu (também chamado Judas), Simão (o zelote) e Judas Iscariotes (Mateus 10:2-4; Lucas 6:13-16). Posteriormente, Jesus escolhe Paulo (Atos 9.15).

Nenhum dos 12 e nem Paulo eram merecedores de serem escolhidos por Jesus. Cada um deles tinha seus defeitos, suas limitações, suas fraquezas. Contudo, Jesus resolveu aperfeiçoa-los, ensinou-os a vencerem os seus limites e ajudou a lutarem contra suas fraquezas.

Quem é escolhido por Jesus tem que entender que não merecia ser escolhido. No entanto, Jesus decidiu pela sua soberana vontade escolher pessoas para fazerem a diferença nesse mundo. Jesus escolheu pessoas para serem a luz do mundo e o sal da terra.

Quando Jesus escolhe alguém. Ele capacita, fortalece, incentiva e guia os passos para finalizar a missão para a qual foi escolhido. Quando Jesus escolhe, Ele acompanha o escolhido até o dia em que: “combate o bom combate, termina a carreira e guarda a fé” para em seguida receber a coroa da vida, que está preparada para todos que chegarem no final da caminhada com Cristo.

Ser escolhido por Jesus não é mérito, é privilegio. “muitos são chamados, mas poucos são escolhidos”. Quando alguém é escolhido por Jesus para realizar algo, deve haver um sentimento de contentamento e gratidão por seus uns dos escolhidos.

2. A importância do escolhido

“Assim, Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres”. Efésios 4.11

Cada escolhido de Jesus, tem uma grande importância no reino de Deus. Jesus escolhe cada pessoa para uma importante tarefa. Não existe tarefa superior, o que existe são tarefas diferentes. Portanto, cada tarefa é valiosa para Jesus. Cada escolhido tem o seu valor.

Se Jesus escolheu você para ensinar, ensine sempre que tiver a oportunidade de ensinar. Se Jesus escolheu você para pregar, pregue a tempo e fora de tempo. Se Jesus escolheu você para evangelizar, evangelize todos os que vierem até você. Se Jesus escolheu você para ajudar, ajude sempre que for preciso ajudar. Faça aquilo que Jesus escolheu você para fazer.

Se alegre em ser escolhido por Jesus, pois, outros poderiam está em seu lugar, no entanto, Jesus escolheu você. Se Jesus escolheu você para ser diácono/diaconisa; missionário/missionária; evangelista; presbítero; pastor/pastora ou outra função, se alegre por ter sido escolhido.

3. Para Quê fui escolhido?

(...) “vos designei para irdes e dardes fruto, e fruto que permaneça.” (...) João 15.16

Jesus nos escolheu para produzir fruto. Quanto maior a quantidade de fruto que produzimos, maior será a alegria de Jesus. Todavia, só é possível produzir fruto se estivemos conectados em Cristo, sem Cristo não poderemos produzir fruto. Contudo, quando permanecemos em Jesus produzimos muito fruto.

O que glorifica meu Pai é que deis fruto em abundância; e assim sereis verdadeiramente meus discípulos (Jo 15:8). Todo escolhido de Jesus é um discípulo de Jesus e todo discípulo de Jesus frutifica em abundância. Quando um discípulo de Jesus produz muito fruto, Deus é glorificado, isso quer dizer que, quanto maior a quantidade de fruto, mais Deus será glorificado.

O que é o fruto que Jesus quer que produzimos?

“Assim como o Pai me amou, Eu da mesma forma vos amei. Permanecei no meu amor. Se obedecerdes aos meus mandamentos, permanecereis no meu amor, exatamente como Eu tenho obedecido às ordens do meu Pai e permaneço em seu amor”. João 15.9-10

O fruto que Jesus quer que produzimos é o amor. Além de produzimos o amor, temos que fazer com que o amor permaneça. Porém, só é possível produzir o fruto do amor, estando em Jesus, sem Jesus, não conseguimos amar.