PROGRESSO A QUALQUER PREÇO

Até que ponto é válido obter o sucesso econômico de uma nação inteira, se o preço a pagar for morrer sufocado no próprio lixo? Esse questionamento surgiu com fundamento nas seguintes premissas: lixo é tudo aquilo que não pode ser reciclado e resíduo é tudo o que pode ser reaproveitado após o uso. Dito isso, é importante observar que as indústrias e os veículos automotores são os principais responsáveis pelo lançamento ao meio ambiente (no solo, no ar, nos rios, no oceano e no lençol freático) de substâncias altamente tóxicas, que não podem ser absorvidas e recicladas pela natureza, logo, tais substâncias podem ser classificadas como lixo.
Ante o exposto, a grande verdade é que o povo chinês está literalmente respirando lixo! Atrevo-me a dizer aqui que muitas capitais ao redor do mundo também estão!
Resta-nos fazer aqui os seguintes questionamentos: até quando esse processo de autodestruição – travestido de progresso - vai continuar? Até que ponto a busca pelo conforto e pelo domínio da alta tecnologia justificam a destruição da natureza? Qual é o limite da ambição do ser humano?



Imagem: Google
Osmar Ruiz Júnior
Enviado por Osmar Ruiz Júnior em 08/05/2019
Código do texto: T6642425
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.