“UM NORDESTE, DENTRO DE UM SÓ BRASIL”.

Povo nordestino brasileiro. Como se define esses colaboradores com o desenvolvimento do país e do mundo, em meio a tanta discriminação?

Eu vos direi, no entanto, que estes habitáveis seres da face da terra, são um pouco de tudo que esse imenso Brasil precisa saber mais sobre esses Labutantes das caatingas, escritores, idealizadores professores que TANTO ajudaram ensinar o nosso país.

Eleitores, pais de famílias, poetas, dentistas, doutores da medicina e das leis que regem o nosso país,

A sua população, chega a 53.081.950 (isso segundo o IBGE em 2010) é a segunda população maior do Brasil.

Fiz uma leitura ao pesquisar pela internet e deparei com uma citação interessante sobre o nordeste.

A nota diz:

“Na esperança de uma vida melhor eles migram para as grandes cidades nordestinas, como Salvador, Fortaleza, Recife e Natal, e, como não possuem recursos, buscam moradias em bairros desprovidos de infraestrutura e marginalizados, agravando ainda mais os problemas sociais urbanos”.

E, por curiosidade, lembrei-me da “libertação dos escravos”. Deram o que chamaram de Liberdade, (porém nunca lhes fora tirada o olhar de senzala) e lhes jogaram a mercê da própria sorte em aventuras de vida melhores.

Conclusão: GUETOS, FAVELAS, BARRACOS DE TÁBUA, E OU DE ZINCO, fazendo crescer uma multidão de pessoas sem a menor perspectiva de vida. (Não estou comparando de forma pejorativa, estou dizendo que faz lembrar uma situação semelhante).

Carolina Maria de Jesus, (em seu livro Quarto de despejo), lançado no ano de 1960, deixa isso bem explicito, ao afirmar que a favela, é comparada a um quarto de despejo onde se joga tudo que não se precisa ou não tem tanta utilidade, naquele local.

O fato é que o nordeste e o seu povo nordestino, sempre foi olhado com diferença pelos outros ocupantes DO GLOBO BRASIL, que muito dependeu (E depende) da mão de obra qualificada ou não, desse povo bravo guerreiro que é acima de tudo, um forte.

Euclides da Cunha chega a escrever que “O Sertão é um paraíso”, só que alguns, (menos avisados ou desprovidos de MENS SANA ou mente sã), esqueceram-se de ter o cuidado necessário e o respeito merecido a esse povo.

(Hoje), estamos convivendo com um separatismo de ideias, onde a supremacia governamental do país trata (aqueles que não lhes fora apoiador no pleito eleitoral com a mesma decisão de outros que o fizera) com visível discriminação, chacotas e desrespeito descabido e não merecido a essa gente. A essa tão brava gente que merece ser tratada com muito respeito. Não por caridade, mas por méritos devidos toda sua historia.

Exemplos dados como: A literatura, a medicina, a Engenharia, os doutorados, os professorados, médicos, trabalhadores de todo segmento nacional, os comunicadores, atores, dramaturgos, músicos, poetas, muitos deles, são filhos desse chão nordestinamente brasileiro.

“Repensar atitudes, é (no mínimo) respeitar os saberes e fazeres desse nosso povo guerreiro.

Tenhamos todos, um excelente país, onde os sonhos , as lutas e os valores de uma gente, sejam respeitados por tantos aqueles (que detenham (ou não) o poder da nossa nação.

Tenhamos todos, um excelente país, onde todos os sonhos, as lutas e os valores de uma gente, sejam respeitados por aqueles que detenham (ou não) o poder da nossa nação em suas mãos.

Carlos Silva

Poeta, cantor, compositor, músico, cordelista, Mestre de culturas populares, e idealizador do projeto leve livros, aqui no sertão da Bahia.

CARLOS SILVA POETA CANTADOR
Enviado por CARLOS SILVA POETA CANTADOR em 21/07/2019
Código do texto: T6701010
Classificação de conteúdo: seguro