Apresentação da Coletânea Piauí em Letras 2 . Na Academia Piauiense de Letras.

Senhores e senhoras boa noite.

Meu nome é José Paraguassú Martins Cronemberger Reis. Sou de Floriano, um dos fundadores do grupo PIAUÍ EM LETRAS e membro do comitê gestor desta Coletânea, que ora estamos lançando aqui no auditório da Casa de Lucídio Freitas, entidade maior da cultura e das letras do nosso Estado.

É um grande prazer estar aqui com vocês para fazer a apresentação desta obra.

Em meu nome e do renomado escritor Adrião Neto, organizador da obra em foco, apresento minhas saudações aos demais componentes da mesa de hora, bem como aos coautores, autoridades, parentes, amigos e convidados aqui presentes.

Como gesto de gratidão, agradeço:

Em primeiro lugar, a Deus, pela a oportunidade de estar aqui neste momento realizando um sonho de ver mais um trabalho com esse grupo seleto de escribas ser concretizado;

Ao Dr. Valdeci Ribeiro, médico e fotógrafo amador, autor do livro-álbum: “PIAUÍ, SERTÃO, RIO, MAR”, por ter cedido algumas fotos dessa obra para servir como capa da nossa coletânea;

Ao escritor e fotógrafo amador, Inácio Marinheiro de Oliveira, autor de várias obras, pela doação do livro-àlbum Parnaíba, a Pérola do Litoral Brasileiro, para cada um dos co-autores da coletânea Piauí em Letras 2 e por ter nos cedido uma foto da ponte estaiada de Teresina, para, juntamente com a foto “O Pôr do Sol em Lagoa do Camelo”, de autoria de Adrianne Santos, a quem também somos gratos, para compor a contracapa do nosso livro;

Ao amigo gráfico, escritor e editor Josely Ribeiro Mendes, titular da Gráfica Pinheiro, pela gentileza de ter elaborado a formatação, a programação visual e o design da capa e contracapa da versão anterior e atual da nossa coletânea, a título de cortesia;

Ao escritor Nelson Nery Costa, presidente da Academia Piauiense de Letras, pelo apoio e pela gentileza de ter nos cedido gratuitamente às instalações da APL para servir de palco para o lançamento do nosso livro;

Agradeço também aos funcionários da Academia Piauiense de Letras, que, mesmo em recesso e fora do horário normal de expediente, vieram abrir as portas da principal casa de cultura e das letras do Piauí, para acolher o nosso evento;

Ao amigo e confrade da ALBEARTES – Academia de Letras e Belas Artes de Floriano e Vale do Parnaíba Temístocles Costa Filho, músico, poeta e comunicador, editor do portal JC24horas por ter vindo a Teresina exclusivamente para fazer o cerimonial e a cobertura do lançamento da nossa coletânea Piauí em Letras 2.

Agradeço ainda, de forma especial, ao escritor Adrião Neto, pela a organização das duas versões da nossa coletânea; ao escritor Mozaniel Almeida que mesmo morando fora do estado teve a gentileza de se responsabilizar pela parte financeira para a publicação do livro. Também não poderia deixar de agradecer a Dra. Lena Lustosa por sua valiosa colaboração na formação do grupo e no apoio das decisões que levaram a realização das duas versões da coletânea.

Escrever é levar bem longe a nossa palavra. Tão longe que ela chega a lugares nunca antes imaginados.

No meu caso quando comecei a escrever as minhas primeiras composições e poesias nunca imaginei que estaria um dia aqui na APL fazendo a apresentação de um trabalho de um grupo seleto de escritores e escritoras.

Tudo começou quando três piauienses que publicam seus textos no site Recanto das Letras e residindo em regiões diferentes e até mesmo fora do estado resolveram marcar um encontro para se conhecerem e traçarem planos para o futuro. Mozaniel Almeida, teresinense, que atualmente reside em Aracajú; Aíla Brito, da cidade de Cocal e eu: José Paraguassú, da cidade de Floriano. Inicialmente convidamos Lena Lustosa e Adrião Neto para fazerem parte do grupo, que depois agregou vários escritores e escritoras de diversas regiões do estado.

Marcamos um encontro em Teresina para nos conhecermos. Na ocasião o escritor Adrião Neto teve a ideia de editar uma coletânea com textos dos participantes do grupo e lançar no dia da nossa confraternização.

Assim fizemos o primeiro encontro e o lançamento da primeira versão da Coletânea Piauí Em Letras, no dia 13 de julho de 2018, no recinto da Livraria Anchieta. Em seguida continuamos a confraternização na área de laser da mansão da escritora Lena Lustosa, onde escolhemos um comitê gestor composto por Adrião Neto, José Paraguassú, Lena Lustosa e Mozaniel Almeida, para dar prosseguimento ao nosso projeto literário.

Assim como na versão de 2018, a coletânea deste ano reúne 17 participantes de todos os quadrantes do estado, com seus textos contemplando vários gêneros literários, com o fito de divulgar a nossa produção.

Para que os nossos convidados tenham uma ideia de quem somos, apresento um breve perfil de cada um dos participantes:

Adrião Neto – Dicionarista biográfico, historiador, poeta e romancista, natural de Lagoa do Camelo, município de Luís Correia, PI. É o autor da ideia da inclusão da data histórica da Batalha do Jenipapo na Bandeira do Piauí e da proposta vitoriosa para homenagear, com estátuas, os vaqueiros e roceiros no Monumento Nacional do Jenipapo, onde a Academia Campomaiorense de Artes e Letras afixou duas placas registrando o feito e colocando o nome de Adrião José Neto em destaque.

Aíla Brito – Poetisa cocalense com vários trabalhos publicados e coletâneas nos sites Beco dos Poetas e Recanto das Letras, onde já publicou mais de 1500 textos. Veterinária. Atualmente trabalha na Prefeitura Municipal de Cocal.

Amanda Da Silva Gomes - Poetisa, maquiadora e bailarina de dança do ventre. Tem poemas publicados no site Recanto das Letras. É natural de Teresina. É estudante de Análise Clínica no Instituto Federal do Piuaí.

Antonio José Sales – Professor e escritor. Tem trabalhos publicados no site Recanto das Letras e no livro “Prêmio Poetize 2014”. Possui um acervo de mais de 800 poemas, 02 romances, diversos cordéis, artigos, peças de teatro e paródias. É natural de Campestre, zona rural de Luís Correia, PI. Foi um dos condutores oficiais do revezamento da Tocha Olímpia Rio 2016.

Cristiane Cavalcante Santos – Poetisa parnaibana e servidora pública municipal de Luís Correia, lotada como professora e técnica em saúde bucal.

Dilma Ponte – Professora universitária, escritora e jornalista. Membro da Academia Parnaibana de Letras, da Academia de Ciências do Piauí, do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba e de outras instituições culturais. Tem vários livros publicados. Organizou várias edições do Almanaque da Parnaíba É natural de Parnaíba.

Dina Paraguassú - Poetisa, graduada em Enfermagem, Saúde Pública e Pós-graduada em Enfermagem do Trabalho. Servidora pública federal. Tem poemas publicados no site Recanto das Letras. Reside em Floriano. Membro da Academia de Letras e Belas-Artes de Floriano e Vale do Parnaíba.

Edivaldo Lima – Professor, poeta e escritor pernambucano residente em Uruçuí. Membro fundador da Academia Piauiense de Poesia. Funcionário público municipal de Uruçuí. Tem vários livros publicados. É conhecido como o Poeta do Cerrado. Foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Uruçuí.

Euzeni Dantas Nunes – Professora, produtora cultural e escritora goiana, residente em Amarante, PI. Membro da Academia de Letras do Médio Parnaíba. Participou do livro Homenagem aos Vaqueiros e Roceiros – o Reconhecimento que Faltava, organizado por Adrião Neto.

Eva Graça – Professora e escritora, natural de Alagoinha, PI. Tem poemas publicados no site Recanto das Letras e nas coletâneas Piauí em Letras (I e II) e Literarte Celebra o Nordeste Brasileiro.

João Araújo Passos - Professor, historiador, poeta, contista e cronista parnaibano residente em Cocal. Tem vários livros publicados e um lugar de destaque da literatura do norte do estado.

José Paraguassú – Músico, poeta, cantor e compositor florianense. Membro da Academia de Letras e Belas-Artes de Floriano e Vale o Parnaíba. Tem participação em vários livros e CDs. Em 2006, conquistou o primeiro lugar como compositor num concurso de música promovido pelo SESC Piauí.

Lena Lustosa – Magistrada, poetisa, contista e cronista, residente em Teresina. Tem poemas publicados nos sites Prosa e Verso.Net. e Recanto das Letras. Foi uma das fundadoras do Grupo Piauí em Letras.

Luís Augusto – Poeta popular, cronista e professor de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de Uruçuí, sua terra natal. Além de cordéis, tem poemas publicados na Revista Espaço Literário e em coletâneas.

Marcello Silva – Poeta e escritor chavalense residente em Parnaíba. É autor dos livros “O Pescador” (publicado pela editora portuguesa Chiado) e “Homo Cactus” (publicado pela editora paulista Editorial Hope). Participou de coletâneas, incluindo uma em homenagem ao poeta cearense Patativa do Assaré. É editor do blog Chavalzada.

Milton Borges – Médico, cronista, contista e romancista teresinense. Tem vários livros publicados e mais de uma dezena de obras inéditas. Foi premiado duas vezes pela Fundação Cultural do Piauí, na categoria romance e participou de mais de meia dúzia de antologias editados no Piauí. Mantém o blog: Café com Bala e o Instagram: cafecombala.

Mozaniel Almeida – Contista e cronista. Reside em Aracajú, mas é natural de Teresina, onde, segundo ele, por um descuido Deus o transformou no piauiense mais apaixonado das galáxias. Tem mais de 500 textos publicados no site Recanto das Letras, divididos em frases denominadas de FILOSOFIA DE BOTIQUIM; contos batizados de COISAS DE MINHA TERRA e causos apelidados de COISAS QUE SÓ ACONTECEM COMIGO...

Muito obrigado.

José Paraguassú
Enviado por José Paraguassú em 22/07/2019
Código do texto: T6701648
Classificação de conteúdo: seguro