O CAMINHO DO SONHO

O CAMINHO DO SONHO

“No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.”

(1 João 4:18)

Hoje se realiza nesta noite sonhos. São 44 anos de história regada de muita cultura e literatura. A academia é matriarca da cultura cabo-friense. O escritor chinês Lin Yutang diz: “É necessário que o homem sonhe, mas é quiçá igualmente necessário que possa rir-se de seus próprios sonhos.”

Ter no DNA a literatura e a história do escritor Virgílio Aurélio Gomes e de sua filha a poetisa Nazareth da Cruz Gomes, a primeira poetisa da Região dos Lagos, é sem dúvida uma eterna gratidão. O escritor Virgílio Aurélio Gomes diz: “O mundo está cheio de críticas que a força de comentários fúteis e distinções errôneas, fazem matar as mais belas inspirações.”

A Academia Cabo-friense de Letras nasceu das mais belas inspirações de grandes sonhadores como Victorino Carriço, Demócrito Jônathas Azevedo, Mauro Azevedo, Francisco Affonso Santa Rosa, Wolney Teixeira e Souza, Gildo Torres, Hilton Massa, Walter Siqueira, Renato Azevedo, Antenor Cardoso da Fonseca e muito outros, que acreditaram neste sonho.

Um sonho real que tem como Patrono O Pai do Romance Brasileiro, Antonio Gonsalves Teixeira e Sousa, filho de Cabo Frio.

Ter nome de acadêmico, graças ao ilustre radiotelegrafista Amaro Pereira é uma honra. Amaro Pereira dizia: “Com a humildade a gente chega longe!”

ACL hoje é uma ACL VIVA em respeito à memória e a literatura.

Ter na veia antepassados cabistas, mostra a simplicidade do “eu”. A experiência acadêmica para mostrar a capacidade de gerir uma entidade rica em sua história.

Lembrar de Mestres como o saudoso Antonio Pedro da Fonseca (Tony Fonseca), o antecessor da cadeira 33 do Patrono Pedro Luiz de Souza, ambos grandes vates da nossa literatura, do saudoso Mestre Adão Antunes de Castro, a perseverança da verdade e da justiça aprendida na Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo, a qual a ACL é madrinha e por último o Mestre Joaquim Moncks, o aprendizado da palavra.

Uma entidade verdadeiramente acadêmica segue independente politicamente. Assim será, a nova ACL. Uma entidade que buscará parcerias saudáveis, sem se corromper dentro do viés político partidário.

Agradecer a Deus pela vida, pelo dom de sonhar e de caminhar. Agradecer a família, a mulher que inspira força e aos amigos de alma. Caeca est invidia.

Rodrigo Octavio Pereira de Andrade

Presidente da Academia Cabo-friense de Letras

Ex-Presidente da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciênicas

*Data: 19-07-19.

*Posse como acadêmico e Presidente da Academia Cabo-friense de Letras da cidade de Cabo Frio/RJ.

Rodrigo Poeta
Enviado por Rodrigo Poeta em 26/07/2019
Código do texto: T6704935
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.