Padre: o rosto do Pai misericordioso

"Levantar-me-ei e irei a meu pai, e dir-lhe-ei: Meu pai, pequei contra o céu e contra ti;

já não sou digno de ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados." Na nossa caminhada abandonamos a casa do Pai não só uma, mas inúmeras vezes durante a vida, porém Deus no Seu infinito amor e misericórdia nos deixou um presente: o sacramento da confissão! Por meio deste sacramento podemos nos reconciliar com Deus não importa quantas vezes erremos, pois Ele quer ter-nos por perto em Sua casa vivendo com a dignidade de filhos Seus que somos, não nos quer mendigando a "comida dos porcos". Neste sacramento temos na pessoa do padre o rosto desse pai misericordioso da parábola que recebe o filho, escuta suas lamentações, seus arrependimentos e o perdoa em nome de Deus. E não somente isso, mas assim como na parábola o pai prepara um banquete para o filho arrependido que retornou e foi perdoado, Jesus na pessoa do padre prepara um banquete para essa alma que retornou, no sacrifício da Santa Missa, onde não se tem por alimento um novilho gordo, porém se tem algo de valor incalculável, se tem o preciosíssimo corpo e sangue de Cristo, o cordeiro puro e sem mancha!

O filho pródigo só teve sua dignidade restituída e comeu do banquete do pai porque caiu em si, se arrependeu, retornou a casa confiante na bondade de seu pai e pediu perdão. Assim também só podem comer desse Santo Sacrifício aqueles que caindo em si se arrependeram, tornaram a casa e pediram perdão a Deus por suas ofensas, e todas as vezes que isso acontece o céu celebra com grande alegria essa reconciliação.

Nunca é tarde demais para retornar, o céu está à uma decisão de distância.