Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A fé como acolhida plena da Revelação

      A Dei Verbum relata sobre o sentido da fé como a ação de Deus que age na história da humanidade. A fé é caracterizada na “aceitação da Revelação”, ou seja, o homem acolhe a Revelação que de forma total se consome da Pessoa de Jesus Cristo.
      A Revelação de Deus já se manifestava ao homem por diversos sinais, também pelos profetas e tem o seu ápice na encarnação do Verbo. Aqui vemos o princípio vital da fé, onde a Plenitude da Revelação encontra-se na Pessoa de Jesus, que eleva o homem a sua dimensão mais íntima com Deus. Cristo é o centro da fé que se revela na história da humanidade.
      No Antigo Testamento vemos a iniciativa de Deus para salvar seu povo, conduzindo e realizando o seu plano de amor por meio dos profetas, que por sua vez era a ligação entre o povo e Deus. No Novo Testamento, podemos compreender a Revelação na passagem de Gálatas 4,4: “Chegada a plenitude dos tempos...”, na encarnação do Verbo, Deus revelou-se ao homem na Pessoa de Cristo, entregou-se inteiramente para demonstrar seu infinito amor.
      A Revelação está intimamente relacionada à fé, pois a Revelação é uma iniciativa de Deus que deseja salvar o homem e a fé é a resposta do homem a Deus, que entende o propósito e o verdadeiro sentido da Revelação na historia humana. Por isso por meio da graça divina e também pela capacidade intelectual do homem, o ser humano consegue entender os sinais que Deus manifesta através do Espírito Santo.
      A Sagrada Tradição e a Sagrada Escritura estão relacionadas entre si, pois tanto uma como a outra revela ao homem o projeto salvífico de Deus, ou seja, deriva-se da mesma fonte que sustenta a fé humana e o conduz a Verdade.
      A Palavra de Deus é centrada no Verbo Jesus Cristo, que encarnou-se e revelou o seu plano de amor ao ser humano. A Sagrada Tradição é a experiência viva da Palavra de Deus e depois por inspiração divina os hagiógrafos (autores sagrados) quis relatar a partir de sua experiência humana a transmissão da vontade de Deus. A Sagrada Tradição por ser vivida, experimentada e transmitida, torna-se ação, ensinamento, testemunho de vida e transmissão de fé, e por isso foi escrita por meio da inspiração divina revestindo-se da experiência humana para ser conservada e reverenciada.
      A Sagrada Escritura ela é caracterizada como humana e divina. A Palavra de Deus revestiu-se da linguagem humana que tem o sentido de ser interpretada a luz do Espírito Santo, que é plenificada por meio de Jesus Cristo que é a Palavra por Excelência. Aqui vemos o papel fundamental do Magistério da santa Mãe Igreja que entendendo o sentido da transmissão da fé interpreta a luz do Espírito a Sagrada Escritura e a Tradição dos Apóstolos e atualiza no decorrer da história humana, buscando sempre a Verdade do Espírito que se revela no mistério da encarnação de Cristo que é a Plenitude de toda Revelação.
      Nisso, o homem com sua capacidade racional e espiritual consegue transcender a realidade humana e integrar-se dentro do projeto do amor divino, pois entendendo o mistério da Revelação, o ser humano acolhe a fé e o interpreta a luz do Espírito, dentro dos ensinamentos da santa Mãe Igreja que por autoridade de Cristo tem o objetivo de transmitir com fidelidade o amor e a fé ao povo de Deus. Deus estabelece uma comunicação com o seu povo através da Sagrada Escritura, a Sagrada Tradição e o Magistério, formando um diálogo de salvação com seus filhos, pois todos participam do corpo místico, onde Cristo é a cabeça e nós somos os membros que formamos um só corpo, numa só unidade de fé. (1 Coríntios 12)
Adson Marinho
Enviado por Adson Marinho em 03/12/2019
Código do texto: T6810091
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Adson Marinho
Taubaté - São Paulo - Brasil
8 textos (178 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/19 00:46)
Adson Marinho