ESCRITORES, OS “MARGINAIS” DAS LETRAS!

ESCRITORES... LEIAM...

Escritores, poetas e Filósofos, nunca foram bem vistos, pela sociedade materialona... Por que? Porque eles tem por hábito, por cultura de vida, uma espécie de obrigação: meter o dedo na ferida! E em geral, as pessoas não gostam de serem questionadas, observadas, analisadas e em grande maioria das vezes, pela retórica, reprovadas!

Essa “espécie” de gente, não tem medo... por isso que geralmente, são detestados em algumas oportunidades, elogiados em outras. Mas, grande erro “elogiar” um escritor (brincadeira, pode ), pois com a mesma mão que afaga, também apedreja, veja isso, esse “mal’ conselho do poeta”: “vês, ninguém assistiu ao formidável enterro de tua última quimera; somente a ingratidão, essa pantera, foi tua companheira inseparável; acostuma-te a lama que te espera; o homem, que nessa Terra miserável, vive entre feras, sente inevitável, a necessidade de também ser fera; toma um fósforo, acende teu cigarro; o abraço amigo é a véspera do escarro; a mão que afaga é a mesma que apedreja; se a alguém, causa ainda pena a tua mágoa; expulsa essa mão vil que te afaga; escarra nessa boca que te beija!” (Augusto dos Anjos). Não é a toa, que parte do povo tem medo, principalmente os governantes, eles “tremem nas bases!” A verdade “nua e crua”, dói...

“Quem ama a riqueza, ama a uma coisa ainda mais estranha que seu próprio corpo!” (Sócrates) Isso (ía, e) vai contra todas as propagandas de consumo da televisão, da internet das redes sociais, foi por isso, que naquela época, fizeram-no, Sócrates beber a tal CICUTA (planta extremamente venenosa), entendiam que ele desvirtuaria a juventude, com sua Filosofia de conhecer a si mesmo... Em contrapartida, um outro, já aqui no Brasil, ousou dizer que “El rei andou de quatro!” (Vinícius de Moraes), que escândalo, se associassem o tal que andava de quatro, aos governadores, aos prefeitos ou a um presidente extremista, por exemplo, seria muito embaraçoso, ainda bem que Vinícius já partiu, do contrário, também seria rechaçado!

Foi por essas e por outras, que Getúlio Vargas, o conhecido por alguns, como o “pai dos trabalhadores”, igual ao “mito”, acredito que à época uma IMENSA MINORIA, o cultuavam, como alguns cultuam o outro de dentro do “curralzinho” e davam-lhe esse ar de virtude, que a história, infelizmente, não corrobora. Mas, conforme disse, percebendo que “aquele homem” falava demais e escrevia mais ainda, mandou, primeiramente prender GRACILIANO RAMOS , autor de clássicos como "Vidas Secas" e "Memórias do Cárcere", que ficou preso por 11 meses, sem ter feito absolutamente nada... ou melhor, ter feito tudo aquilo que não podia: escrever e demonstrar sua arte, com algumas pinceladas e cutucadas a quem “podia” se sentir assim cutucado!

Já, MONTEIRO LOBATO, não teve “tanta sorte”, pois, além de preso, ainda teve parte de sua obra (seus livros), confiscados e queimados em praça pública. “Que coisa linda!” Nisso, igual nos dias de hoje: “a cultura sendo queimada e destruída e um pequeno grupo euforicamente aplaudindo!” Verdadeiras sim... “Vidas Secas”, de G. Ramos!

Os “nomes” já não são tão grandes. Sim, como achar pessoas, escritores, poetas, do quilate de um: Graciliano Ramos, Monteiro Lobato, Augusto dos Anjos, etc., para poder Censurar com “louvor?!” Se assim me posso expressar! Não há!

Em parte, esses “medrosos”, tem alguma razão, sim... O escritor, estou falando, do verdadeiro escritor e não um superficial observador, como por exemplo, um Paulo Coelho. Um verdadeiro escritor, busca lá nas entranhas de sua alma e numa explosão de loucura e insanidade, despeja parte de si, parte de sua revolta, de seu descontentamento com parte da sociedade, com os políticos desonestos e suas palavras, saindo de seus pensamentos, eivadas das mais profundas verdades, atingem diretamente o alvo de suas observações e causa, de fato, grande constrangimento naqueles, que de outra maneira (inocentes fossem), passariam tranquilos, mas, devem... por isso, tratam os escritores como “marginais” e pessoas como alguns governadores, o presidente, não aceitam se sentirem advertidos e admoestados, por quem quer que seja, já que se julgam, para todos os efeitos e para salvaguardar seus bons costumes: deuses! E como tais, não aceitam terem suas “falcatruas!” Colocadas às claras, por essa “cambada” de desocupados, que denominam os “escritores!”

Pior ainda, figuras, sem nenhuma expressão, como este que vos subscreve, sem fazer parte de nenhum movimento político, sem estar engajado em nenhuma campanha partidária e sem integrar nenhum “gabinete de ódio”, sem poder aquisitivo algum, não pode mais postar suas crônicas e seus poemas, no tal FACE BOOK, que logo, descaradamente (CENSURA SIM), aparece lá a mensagem: “SEU TEXTO, SUA OBSERVAÇÃO, NÃO ESTÁ DE ACORDO COM A PLATAFORMA E VAI CONTRA, BLÁ, BLÁ, BLÁ!” Gostaria de saber, quem que eles gostam de ter como seus “fregueses contumazes...”, bem, pensando bem, nem quero saber, eles sabem, todo mundo sabe, além do mais, não vou ficar nem mais pobre e nem mais rico, postando lá naquela m., nem mais triste e nem mais alegre, então, peguem aquela plataforma com todo o carinho e... lancem-na na Coréia do Norte! E passar bem... E nem “marginal” eu sou... Ah! Sou é?! Sabia não... obrigado por avisar!

Jfranck
Enviado por Jfranck em 25/07/2020
Código do texto: T7015965
Classificação de conteúdo: seguro