O RACISMO E AS "PESSOAS DE BEM"

Ao tocar na pele e dizer "você tem inveja disto aqui", ao apontar para os bens e voltar a fazer tal afirmação fica caracterizada a convicção arraigada da "superioridade" existente e perpetuada ao longo de séculos.

Algo visível, nos últimos casos de racismo - que ganharam repercussão, é ver como o negro incomoda ao ocupar espaços onde predominam a presença de não negros Causam certo "desconforto". Mesmo que seja em situação de prestação de serviço. (Tem a questão de que o negro servindo legitima a divisão das "castas", mas tem que ser, discreto e, extremamente, subserviente).

A situação ganha outro patamar quando e revela o racismo - antes velado, quando o negro insurge, quando se posiciona etc. É interessante as reações das redes sociais e valiosas, pois demonstram algum tipo de reflexão, impositiva ou não...

Espero que, com o tempo, a comoção das redes sociais seja transposta para o cotidiano do convívio social. Que a cor da pele não provoque repulsa, a ponto das mulheres negras e dos homens negros serem alvos no local de trabalho, por exemplo. Que não incomode os colegas, as chefias e subordinados, que não precisem ouvir frases como:

- "Que susto", quando você entra;

- "Você não vai conseguir outra oportunidade como essa";

- "Uma pessoa do seu perfil eu não contrataria, mas vou lhe dar uma chance";

- "Você é problemáticx", quando se posiciona, muitas vezes igual a um não negro que, por sua vez, pode falar o que quiser... Nesse ponto, a reflexão se estende à tolerância ao comportamento dos não negros por mais equivocado que seja... A turba de não negros sabe escolher bem os alvos, para os quais destilam a negatividade que tanto dizem combater ao se definirem como "pessoas de bem".

Ticiana Bitencourt
Enviado por Ticiana Bitencourt em 08/08/2020
Código do texto: T7029600
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.