Não Falo Mais No Seu Nome

Por Nemilson Vieira (*)

Já me propus a não mais falar no seu nome, que vive na boca do povo; só se falam nos seus efeitos maléficos, na sua letalidade…

Fizeram-lhe conhecida demais da conta; temida de todos os povos, línguas e Nações.

Outras existem, bem piores que você e não são tão lembradas, difundidas, ovacionadas.

Assim, há muito, não sai da boca das pessoas por nada. — Espero que saia logo por caridade!

Desculpe-me a franqueza; tornou-se chato ouvir o seu nome!

A mim e, a muitos, a fizeram mais que 'antipática'; passo mal ao ouvir o seu nome; quanto mais pronunciar.

Evito ouvir ou ler algo que lhe envolva, nos noticiários midiáticos ou, nas rodas de conversas. Não ouço rádio e nem vejo TV, não lhe esquecem.

Como pode uma coisa tornar-se tão conhecida, falada, nociva, famosa e até amada? Com torcida organizada, fã clube e tudo mais…

No início do seu surgimento no cenário de terror, discorri dizeres, sobre cada letra do seu nome e, guardei para mostragem dos horrores que dizem ao seu respeito!

Há quem o ame de paixão; milhões mais ricos se tornaram com esse filme de terror que exibem pelo mundo, a ter-lhe como protagonista.

Os facínoras de plantão, gananciosos, dispensam-lhe, mais amor do que à própria vida.

Multiplicam-se os canalhas, provocadores perpétuos do caos pela Terra; nas vilas, campos, cidades…

Pelo menos enquanto houver oportunidade ou, vantagens nesse discurso.

Espalham o medo, os Hospitais de Campanha, os desmandos, o superfaturamento, a corrupção.

O seu nome não é bom: nos tiram a liberdade, nos trancam nos nossos lares; nos ameaçam, escondem a nossa face com máscaras, o nosso sorriso…

Mudam os nossos tratamentos (cumprimentos), olhares, educação, modos de vida.

No seu nome, entram nas nossas mentes, nos confinam, nos confundem; adoecemos!

A propagação indevida do seu nome, o mal que lhe atribuem, em demasia, deveria ser evitado.

Por essa e outras, é que vivo no propósito de não mais falar no seu nome.

*Nemilson Vieira

Acadêmico Literário