Todo Homem é 1 livro

Quem dispensa livros, dispensa conhecimento; e quem dispensa conhecimento, dispensa amizade; inclusive daqueles que os doutos atuais julgam e qualificam como analfabetos.

O viés é que todo homem, desde sempre, possui vida; e como não poderia deixar de ser, para viver plenamente, é necessário exercitar os 5 sentidos, constantemente; que é a maneira que o homem capta as imagens, os símbolos e signos cotidianos.

Teria o analfabeto Socrátes pensado por Ele mesmo, ao dizer que aprendia até com o gari? Qual é a outra classe de trabalhadores mais excluída da sociedade, que esses bravos atletas catadores de porcarias, velozes corredores atrás de caminhão?

Por mais e mais, certo é que em um sistema competitivamente absoluto e totalitário, não sobra outro trabalho para os menos esclarecidos culturalmente e sem diplomas, a não ser, trabalho pesado para as mãos, duro para as pernas e suado para o rosto?

Todavia, ainda que para si, nada os impedem de pensar, logo existirem; e no decorrer de suas existências, escreverem suas biografias, provando que Todo Homem é Um Livro: aberto ou fechado, cheio de capítulos bem ou mal escritos, com 22, 150 ou mil páginas limpas ou encardidas pelo destino, que devem ser lidas ou ouvidas.

Aí depende de cada leitor, no entanto, com um pouco mais de apreço e zelo, lido e ouvido; por que não?

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 04/11/2020
Reeditado em 04/11/2020
Código do texto: T7103576
Classificação de conteúdo: seguro