O homem mau terá Qualidades, mas não Virtudes.

Possíveis qualidades do homem mau:

Persistência

Criatividade

Organização

Valentia

Astucia

Eloquência

Paciência

E tantas outras.

O que distingue o homem mau do homem bom é o uso de suas qualidades.

Se as qualidades são usadas para o bem, então elas se aproximam do que chamamos Virtudes.

Se são usadas apenas para o interesse pessoal, destituída de valor moral, são então apenas qualidades(do homem mau).

Para Platão, o homem mau é aquele que ignora.

Ignora o que? Ignora quem ele é.

Se não sabe o que é, então não sabe o que o alimenta e o que o realiza?

Assim, o homem mau é o homem ignorante por excelencia, ainda que comporte diversas qualidades.

Por ignorar sua origem, se confunde com seus desejos e pensamentos mais instintivos, passando a alimentar-se de ideias egocentricas. Por não saber quem é, o homem mau é incapaz de se realizar e confunde os prazeres momentaneos da psique com um suposto momento de felicidade. A verdadeira felicidade é impossível para o homem mau.

O homem mau pensa só em si mesmo, ou nos seus mais intimos.

Só a pratica do autoesquecimento e serviço ao proximo pode nos tirar das qualidades e nos colocar na Virtude.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 16/12/2020
Reeditado em 17/12/2020
Código do texto: T7137057
Classificação de conteúdo: seguro