Educação pela Ginástica, segundo Platão.

Para Platão, a educação visa a aquisição da virtude e o treinamento disciplinar dos prazeres e dores.

Na aplicação dessa educação, Platão nos fala sobre ensinar por meio da Musica(belos discursos - fábulas/mitos -,poesia, melodia, harmonia e ritmo), Ginastica(dança, luta), matemática(aritmética, geometria, astronomia, astrologia) e dialética(para os jovens de espírito filosóficos).

Nesse diapasão, a ginástica, por ser parte da educação para a virtude, poderia ser vista como uma das lições que favorece a Disciplina, a Ordem, a Dignidade, a Coragem, o Vigor, a Saúde, tudo isso se aplicada de maneira correta e em consonância com a música.

Nesse sentido, pode-se falar que a ginástica é um elemento formador de caráter, que aumenta a disposição para a virtude.

Sendo a Dança, parte da ginástica, poderíamos falar de um aporte para um senso de nobreza e para agilidade e beleza dos membros.

A ginástica faz parte do conjunto de estratégias que a alma possui para realizar seu objetivo: alcançar o conhecimento filosófico.

A ginástica é um instrumento para a purificação do corpo; um elemento a mais para a saúde do indivíduo. Seu caráter profilático vem ao encontro da necessidade que a alma sã tem em residir num corpo são. É à alma que Platão dirige a sua atenção, pois é ela que conhece o ideal de Justiça (dikaiosyne) e Bem (agathón), conceitos balizares na filosofia platônica. Tanto a música quanto a ginástica têm por fim viabilizar os projetos da alma; ou nas palavras de PLATÃO (1987): ... é provável que ambas tenham sido estabelecidas sobretudo em atenção à alma...” (p. 149)

Ainda com relação a essa questão é possível conferir à alma maior grau de importância, pois "... A mim não me parece ser o corpo, por perfeito que seja, que, pela sua excelência, torne a alma boa, mas, pelo contrário, a alma boa, pela sua excelência, permite ao corpo ser o melhor possível..." (Platão, 1987, p. 137). Um jovem só educado na música Se tornará "mole e delicado" ao invés de 'doce e ordenado" ou se só educado na ginástica se tornará "irascível e duro" ao invés de "corajoso e sábio"

Jaeger (1986) encerra esse assunto quando afirma que ... a finalidade da ginástica, pela qual se devem reger em detalhe os exercícios e esforços físicos, não é alcançar a força física de um atleta, mas desenvolver a coragem do guerreiro. Não é certo, portanto, como muitos acreditavam e como o próprio Platão parecia a princípio entender, que a ginástica tenha p missão de educar o corpo, exclusivamente, e a música formar exclusivamente a alma. E a alma que ambos educam primordialmente. Fazem-no, porém, em sentido diverso e será unilateral a ação desenvolvida quando se der § referência a uma à custa da outra. Uma educação meramente ginástica cultiva demais a rureza e a fereza do homem, e uma excessiva educação musical torna o homem excessivamente mole e delicado... (p.550).


um corpo são, ordenado, sem vícios, fruto da educação ginástica, propicia proteção contra as tentativas de desviar a alma do saber verdadeiro. Simetricamente, corpo e alma representam uma união cooperativa. O caráter asséptico que a ginástica adquire justifica-se por ser o corpo a moradia da alma e ser essa a depositária dos conceitos de justiça, bem e verdade, pontos de partida para a construção do pensamento filosófico platônico. Diante do exposto, pode-se afirmar que a referência platônica à ginástica faz parte de um projeto filosófico determinado e qualquer consideração acerca deste assunto deverá, invariavelmente, levar isso em conta.

A ginástica não possui valor em si mesma, pois faz parte de uma estrutura filosófica mais ampla, articulada em torno dos ideais platônicos; harmonizar os desejos e a irascibilidade é fundamental para o bom funcionamento da cidade modelo.
Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 20/01/2021
Reeditado em 20/01/2021
Código do texto: T7164194
Classificação de conteúdo: seguro