Habitantes da nova Cidade Alta

Os habitantes desta cidade possuem algumas coisas em comum e outras tantas coisas diferentes.

Vejamos o que eles tem em comum

Não há sábios entre seus habitantes, mas todos possuem um mesmo sonho. Num plano individual todos buscam tornar-se um Homem Novo e melhor. Num plano social, buscam a construção de um Mundo novo e melhor. Estes dois sonhos estão contidos num ideal chamado "Ideal de Sabedoria".

Há 3 principios que regem esses habitantes na busca desse ser humano e mundo ideal:

1) a busca da fraternidade universal

2) o desenvolvimento das virtudes latentes no ser humano

3) a promoção do estudo comparado e respeitoso sobre arte, ciência, filosofia e religião, além do estudo das Leis da Natureza e do Universo.

Os habitantes dessa cidade respondem da mesma forma para estas tres perguntas "para onde" "como" e "para que".

"Para onde" é sempre para o Bem.

"Como" é sempre pela Virtude.

"Para que" é para um Homem e um Mundo novo e melhor.

Esta cidade não é um lugar, mas um estado de consciência.

Nela a inêrcia, a preguiça, a incontinência dão lugar pouco a pouco ao trabalho desinteressado, a estética, a temperança.

Embora esses habitantes possam se reunir e se organizar por meio de uma instituição, todo e qualquer homem que escolhe viver segundo estas leis de amor é sem dúvida um habitante dessa Cidade.

Quanto as diferenças entre os habitantes dessa cidade, posso dizer que são tantas que não podem ser inumeradas.

Mas quanto mais diferentes somos, mais nos suplantamos uns aos outros.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 23/01/2021
Código do texto: T7166917
Classificação de conteúdo: seguro