A humanidade precisa se libertar da religião?

Não diria que precisa se libertar da religião , mas da falsa religiosidade , inclusive ideológica que ocorre de forma semelhante aos fanatismos até em ambiente científico acadêmico . Precisamos identificar nossas incoerências em tudo na vida , os exageros , as crenças erradas e quais ciências certas existem. Porque nada é absoluto inclusive nossas crenças substitutas .

Com a criminalidade aumentando, a revolta, o ódio , a violência, a infidelidade conjugal, a necessidade que as pessoas sejam menos egoístas e amais amorosas, creio que seja impossível jogar generalizadamente a religião no lixo , seria inclusive algo muito tolo. Veja por quê!

Numa lotérica ou banco , o sistema de vídeo-monitoramento inibe o crime. Ponderam também juízes que a religião reprime o crime. Calculo que seja muito mais que vídeo câmaras o fazem, pois enquanto estas produzem apenas imagens em locais estratégicos , a fé de que Deus esteja filmando vigia todo nosso ser 24 horas por dia mesmo no nosso quarto escuro e até nossos pensamentos e emoções ! Será que uma super Câmara anda inibindo muitas coisas terríveis que ocorreriam não fosse a religião ? Será que bandidos da rua e os psicopatas insensíveis engravatados seriam mais ousados ainda ?

Apesar de uma turma querer exaltar apenas as coisas erradas estimulados pelas religiões (usando a famosa falacia do espantalho ), calculo que mais de 90% da bondade que ocorre no mundo, tem ou pode ter implicações religiosas; Todo mundo quer o céu, se preocupa com o que vai ocorrer depois da morte, juizo final , karmas, etc..além de se preocupar se está ou não fazendo a vontade de Deus. Estou falando de quintrilhões de boas ações, que se fossem calculados seus benefícios seriam 1 milhão de vezes o dinheiro que circula hoje no mundo (em torno de 50 trilhões de dólares) será que podemos jogar isso no lixo ?

Diante de tantas brigas familiares, e entre amigos, a religião ao estimular o perdão entre as pessoas, torna-se um artigo mais fundamental que até que o próprio alimento, mais que saúde medicamentosa , além disso, quem já experimentou a presença de Deus na alma, sabe o quanto a religação com Deus transforma o ser humano em mais amorso, paciente, alegre, solidário. Podemos jogar no lixo isso ?

Substituindo velas

O mundo ateísta ao rejeitar as religiões estabelece outra religião e outras crenças no lugar . Ao rejeitar o Criador , a religião ateísta defenderá os acertos e erros do evolucionismo e acreditará fielmente no seu deus "nada ", no seu idolatrado Darwin, na sua milagrosa sopa primordial, seu seu incrível big bang como capaz de gerar ordem no universo, ou na sua varinha mágica seleção natural como capaz de complexificar o mundo inorgânico em orgânico , e ainda capaz de construir formas de vida cada vez mais complexas, chegando quem sabe a pensar num futuro repleto de x-mans andando por ai.

Ateus são 5% da humanidade no máximo e o ateísmo trás todos os elementos que seja uma religião negativista pois como já dizia O SÁBIO E FILÓSOFO Olavo de Carvalho, "quando negamos uma versão de fatos "automaticamente acreditamos em outra" . Fato.

Cientificamente já temos centenas de publicações que evidenciam o "design inteligente" que é o lado visível, testável e falseável de Deus .

Lista de Resumos de Artigos Científicos Publicados em Revistas Indexadas que Defendem Design Inteligente, Baraminologia e Criacionismo

O rótulo religião ou ideologia ou conjunto de doutrinas ou dialética é a mesma coisa, e e cada uma delas tem suas virtudes ,seus acertos e suas verdades .

Todas as religiões têm aspectos bons , e até as piores religiões , as mais heréticas, vão ter um percentual de bondade também, de bons estímulos, para que as pessoas sejam mais caridosas, mais perdoadoras, mais amorosas.

As religiões cristãs vão exaltar (mais ou menos) a Jesus (que seria um exemplo de ser humano para seguir) , as islâmicas exaltarão Maomé, que apesar de ter cortado 600 cabeças e não ser um Jesus manso, também tem lá suas virtudes . O ateísmo exaltará Darwin, Segan, Dawkins, Tyson ; Cada uma exalta sua(s) referência(s).

Nesse sentido, essa agremiação religiosa ou ideológica cria também muitas boas coisas como por rexemplo: Todo mundo fica preocupado em dar bom testemunho da sua religião, então começam a agir melhor .

O comunista e o esquerdista querem dar bom testemunho de que são pessoas que pensam mais do próximo do que outros de outra ideologia política; na ideologia ateísta , o ateu também quer demonstrar que ele é mais correto que o crente , mais justo, e que não depende de acreditar em Deus para ser honesto.

Então cada um quer vender a boa imagem do seu produto , do seu ser, do seu pensamento, da sua forma de enxergar a vida, para dizer para as pessoas que o melhor sistema é o seu, a melhor religião é a sua, e que todos adorem e aceitem sua adoração .

O ser humano como animal que é, é gregário como lobos, e como bandos, manadas, cardumes de gente , eles vão dominando territórios, paises, por meio políticos, culturais ou de qualquer ordem; as religiões por sua vez, fazem parte desta dinâmica do ser humano de escolher um conjunto de doutrinas, valores, ideologias, e tentam, ajuntar em grupos segregados, representar bem aquilo diante da sociedade, para que possam aumentar o número de adeptos, aumentar sua matilha, para aumentar a força do seu exército e poder, para que possam ser cada vez mais as pessoas mais repeitadas , admiradas , poderosas , dignas; e possam consertar e salvar o mundo já que eles tem a fórmula mais ideal de viver.

Desejamos sempre exercer uma influência no mundo, conquistar o máximo de territorio cultural, material e aumentar o "círculo de influência" , as redes sociais provam isso onde a maioria de nós ficamos disputando curtidas, seguidores, visualizações, poder.

Queremos ser com nosso grupo os únicos certos, os mais herois de todos. Isso é uma mistura de ideal, de vaidade, e também trás elementos de obediência a Jesus que disse " Ide por todo mundo e pregai o Evangelho", por mais que se esqueça que evangelho é lavar os pés, servir, o maior ser o menor, sem troca alguma ou dominio algum d homens sobre homens.

Mesmo assim, existe um estímulo por parte de Cristo para que se faça um marketing do seu reino; pra existir a pregação do seu evangelho, para se conquistar pessoas (vos farei pescadores de homens) para sua guarita, sua forma de pensar, e agir, para sua forma de vida . Talvez Jesus estivesse mandando pescar para si, mas os pescadores interpretam que seja para suas agremiações religiosas, ou se dão por fracassados se não verem as pessoas ajudadas sentadinhas no banco de sua Igreja com os pensamentos dela, feliz e satisfeito.

Cada igreja vai interpretar que o cristianismo é o que a sua igreja representa , construindo assim imagens de escultura , de templos, de conquistas para se adorar e se seguir; ao final cada grupo segue a si mesmo e não exatamente Jesus, ou Maomé, ou Buda. Li Müller falando em seu livro "os profetas que abalaram o mundo" que os franciscanos não seguiam São Francisco, e parece que existe uma estranha mania dos seguidores de qualquer líder, em não seguir exatamente ele, mas a corporação que se formou em torno, pois a política de boa visinhança será mais importante sobretudo para seus líderes, automaticamente, mais políticos que qualquer outra coisa.

Cada pessoa ou grupo delas, vão defender o seu Jesus, o seu Deus, o seu Maomé.... na verdade naverdade defenderemos a nossa doutrina, a nossa verdade , o nosso sistema de pensar. E o ateísmo o seu deus "nada ", seu Darwin, sua sopa primordial, seu big bang como capaz de gerar ordem, ou sua seleção natural como capaz de complexificar o mundo inorgânico em orgânico e em formas cada vez mais complexas.

É bem engraçado todos serem exclusivos donos da verdade nesta miscelânia, mas por mais cômico que isso seja, pois sabemos que fanatismos são verdades exageradas e/ou distorcidas , pelo menos cada igreja carregará uma parcela de Jesus consigo, cada ateu terá um parcela de ciência boa , cada esquerdista terá uma parcela de boa politica social , cada direitista carregará parcela do bom capitalismo e mesmo que ninguém seja dono 100% da verdade, mas todo mundo tenta representar da melhor forma que conseguem seu ideal .

Acertando e errando todos estamos tentando. Eu falo isso das religiões , mas isso é a própria dinâmica humana , e coletiva , e social . O problema é o homem e não seus sistemas .

Quando a igreja mistura com política ela fica querendo legislar muito suas peculiaridades e os seus valores , sem respeitar os valores de gente que não é da sua religião ou não é da sua cosmovisão. Então por exemplo, quando o Darwinismo manda na Biologia age como se fosse uma religião mandando no estado , e se transforma num Talibã e sai perseguindo os "hereges" .

Sim, darwinistas formam sim uma religião dentro da academia e maquiam suas crenças de ciência , mas esse disfarce já tem caído.

O bom mesmo é o que disse Voltaire na Inglaterra ao se referir a todas as religiões convivendo bem e aconselhando tal liberdade a França, que de tão radical que era, acabou ensanguentada por seus "miseráveis".

Sodré GB Neto
Enviado por Sodré GB Neto em 07/02/2021
Reeditado em 15/02/2021
Código do texto: T7178754
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.