1001 maneiras

Existem 1001 e dentre todas, cito o obscurantismo com uma maneira saudável, velada, eufêmica, cega e por ser "legalizada" pela estupidez, reconhecidamente institucional, de exercitar a ignorância.

Exemplificando, lê-se no cesto de lixo: "É proibido jogar lixo no chão. Trazer seu cão para passear, faz bem para ambos; agora, trazer ele para cagar e mijar na porta dos outros, é falta de respeito".

Nem é preciso dizer que quem escreveu tal aberração, já sofreu com a falta de inteligência, ou mesmo falta de sensibilidade e educação de algum transeunte, possuidor de cão. Se fosse o contrário, como o dono do bicho de quatro patas reagiria? Levaria a pá e a vassoura para recolher a porcaria?

Onde entra a individualidade do fazer o que quiser, quando quiser, onde quiser, excluem-se os valores morais, bem como os bons costumes relacionais, por fim, a ordem coletiva.

Esse foi e continua sendo, o país padrão FIFA 2014, apresentado ao mundo. Errado: apresentaram e apresentam tudo, menos as pobres mazelas estruturais, as quais foram criadas, emancipadas e devidamente registradas como leis, em conjunto com o descobrimento; cuja data, é 22 de abril de 1500.

Portanto, a safadeza e o mau caratismo vem de longe, faz tempo...; os quais foram suficientes para poluirem os rios e o ar, desmatarem quase toda a Mata Atlântica e boa parte da Floresta Amazônica, construi hidrelétrica nos confins, transpôr rio, invadirem várias áreas de manancial, grilar terras e produzir gente aos borbotões, porém, mais de 500 anos, não foram suficientes para os doutos e letrados ensinarem e a humilde plebe, aprender que primeiro respeita-se o que alheio e público, para posteriormente, ter o que é seu por direito, respeitado.

Contudo, #hasteg: carroça à frente dos burros, segue!

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 17/06/2021
Reeditado em 17/06/2021
Código do texto: T7280633
Classificação de conteúdo: seguro