Sinto muito. Ética é para os fortes.

Será se é fácil ser ético?

Quando falo em ética, falo em ética no ato e ético na intenção.

Por que é muito mais fácil ser ético só no ato por medo de uma punição. Ético por conveniencia do momento. Ética que busca reconhecimento.

É mais facil agir eticamente, mesmo não tento essa intenção, mas fazendo por uma promessa de céu ou a garantia do afastamento do inferno.

Ser ético é diferente de apenas agir de maneira ética, mas sem a justa intenção. O Ético por excelência age por convicção de que aquilo é o seu dever, independente de obter vantagem ou desvantagem. Não faz para agradar alguém nem para agradar a um suposto Deus externo, mas faz porque satisfaz seu Deus interior, satisfaz o melhor lado de si mesmo.

Por isso eu digo que ética é para os fortes, porque dá trabalho. Há uma parte dentro de nós que não gosta de ser ético, pois isso tira a gente da zona egocêntrica de conforto.

Por isso ninguém se torna ético por excelência de um dia para outro. Há níveis de ética a ser conquistado. Há um progresso de ética proporcional ao nosso esvaziamento egocêntrico.

Eu poderia fazer algumas perguntas difíceis aqui.

Será se é ético comer um prato de 50 reais, enquanto poderia comer um prato de 20 reais e aplacar a fome de outros?

ou Será se a única caridade verdadeira é a educação e não um prato de comida?

Voce já entrou na verdadeira ética, que envolve a justa intenção?

Se já entrou, qual nível de ética alcançou?

O LADO DE CÁ E O LADO DE LÁ.

Nessa história, havia o lado de cá da margem: o mundo do egoísmo, do materialismo, da indiferença, dos excessos, dos medo e sofrimento.

Mas também havia o lado de lá da margem: um mundo da verdade, de bondade, de justiça, o mundo da felicidade pautada na ética.

Nesse lado de cá, 5% das pessoas estavam empenhadas em construir uma jangada para deixar esse inferno e chegar no lado de lá, a margem da ética. Algumas já haviam avançado na construção de jangadas e já tinham chegado a algumas ilhas distribuidas no caminho, embora ninguem de fato tivesse chegado na margem da ética.Eles não avançavam pq o rio ficava cada vez mais tortuoso quanto mais proximo da outra margem. E eles viviam fazendo incursões para o lado de cá para buscar outros que, como eles, queriam ultrapassar para a outra margem.

Nesse lado de cá, além desses 5 %, havia 80% de pessoas que viviam sua vida como dava, sem jamais ter tempo e anseio pela outra margem de lá. Enquanto os 5 % que buscavam a outra margem cortavam madeira para fazer jangadas, esses 80% buscavam cortar madeira para sobreviver. Alguns para ampliar suas casas, melhorar seu conforto, ampliar suas diversões, aplacar sua dor, ampliar seu poder, seu reconhecimento e nada queriam com os 5 % construtores de jangadas.

Havia do lado de cá também os últimos 15 % de pessoas que tinha como meta, viver sua vida com tranquilidade mesmo nessa margem infernal, mas também estavam atento as necessidades de seus vizinhos, ajudando aqueles que eram mais carentes, aplacando a fome deles com suas caridades. Ajudando a construir um teto para os desabrigados.

Estes 15% das pessoas, até sabiam e se encantavam pela outra margem, mas aplicavam toda sua energia para fazer deste lado de cá uma vida menos dolorosa.

A verdade é que as duas margens estão dentro de nós. Todas essas pessoas estão dentro de nós. Temos dentro de nos os construtores de jangadas(educadores da alma), os aplacadores de fome, mas a maioria dos nossos impulsos são de fato os egocêntricos sobreviventes ou megalomaniacos.

A quem vamos dar voz? Seremos fortes o bastante para seguir os construtores de jangadas, não obstante o clamor da maioria?

E uma vez que decidimos pela ética, seremos os aplacadores de fome ou os construtores de jangada? Onde colocaremos nossa energia que é limitada?

Afinal, será se estamos construindo uma casa no inferno?

Ou será se estamos construindo nossa casa no inferno e ajudando outros a construir a delas?

Ou voce esta cortando lenha para construir uma jangada e apoiando todos que estejam prontos para a travessia?

Como eu disse, há vários niveis de ética.

A atravessia para outra margem deve acontecer dentro de nós mesmos. Talvez voce tenha que atravessar devagar, se estabelecendo em pequenas ilhas no meio do caminho. Mas nunca tirar seus olhos da outra margem.

E uma vez que você esteja na outra margem, então poderá investir sua energia para continuar trazendo pessoas para o seu lado. Talvez esteja até disposta a dar um prato de comida aos necessitados que se aproximam por afinidade, mas sem jamais esquecer que sua melhor boa ação é estar disponível para mostrar o caminho para a outra margem.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 25/06/2021
Reeditado em 25/06/2021
Código do texto: T7286355
Classificação de conteúdo: seguro