Educação: Criança amada, adulto autossustentável

Do zero aos 7 anos, o que podemos e devemos fazer pelas nossas crianças?

Façamos ela rir. Façamos bastante cosquinha.

Até os 7 anos, ela tem que saber que "o mundo é belo e o mundo é bom." Só isso.

Depois dos 7 anos, ai sim podemos falar algo que elas já desconfiam: "que o mundo é belo; que o mundo é bom; MAS ..."

Mas deixemos o "MAS" para depois dos 7. Agora é hora de fortalecer a base do seu caráter com amor, bondade e beleza.

Estou falando de bastante historinhas, onde o lobo mau aparece, mas o bem e o belo sempre prevalece.

Estou falando do amor inteligente, que dá cosquinha, dá aventuras, mas ensina limites e regras.

Já viste como é difícil pra gente adulta seguir um bom conselho?!

Por amor as crianças, não de conselho, dê bons exemplos.

Criança precisa se sentir respeitada, amada, segura. Ela tem que ter adultos que ela confia.

Ela precisa brincar. Brincar muito, pois a coordenação motora, predispõe a uma harmonia mental e emocional.

Até os 3 anos, a criança é como um gato. Ela é incapaz de obedecer as regras de um jogo(de dama, por exemplo). Mas ela é capaz de aprender a não subir na mesa. A não se atirar na frente de um carro. A não bater nas pessoas, nem morde-las. Ou seja, a criança(até 3) é como um animal. Ela aprende limites, mas não é capaz de obedecer regras. Saber isso é saber amar com justiça e não exigir algo que não se pode dar, nem se omitir em algo que vai protege-la.

Depois dos 3 anos, já podemos apresentar alguns jogos com regras para as crianças. Também podemos ensina-la a obedecer certas regras.

Uma criança que não aprende a obedecer, nunca será um adulto disciplinado, uma vez que disciplina significa "obedecer a si mesmo." Por isso a importância dela aprender as regras e a obedecer. Saber obedecer é o começo da tão sonhada liberdade, pois só é livre quem é capaz de obedecer o melhor de si mesmo. Já pensou onde voce estaria se voce tivesse sido capaz de obedecer todas as boas decisões que tomou na vida?

Só existe um tipo de educação: a auto educação.

Como pais e educadores temos que proporcionar o melhor ambiente para que a auto educação aconteça. A criança naturalmente tem fome de aprender. Nos cabe não estragar essa fome.

Vamos oferecer nosso exemplo de dignidade, um ambiente adequado e um amor inteligente para que a coisa aconteça.

O resultado não nos pertence. Cada criança será o que tiver que ser, pois cabe a ela decidir até onde vai sua própria autoeducação. Mas se fizermos a nossa parte, teremos um adulto autossustentável, capaz de viver suas escolhas e se responsabilizar por elas.

A Criança é uma grande oportunidade para a auto educação do próprio adulto. Na criança, o adulto se vê, se conhece e se educa, se assim decidir. O adulto tem a oportunidade de aprender o que é se doar, o que é amar sem esperar. O adulto tem contato com a pureza e aprende a ser generoso.

A criança é capaz de tirar, eduzir, trazer o melhor de nós. Ela é nossa grande educadora. De nossa parte, nos cabe ama-las com o máximo de discernimento.

A criança precisa de movimento. Precisa ter contato com a natureza. Precisa conviver com outras crianças para aprender a se impor e a ceder na medida certa. Precisa de um ambiente digno, contato com arte, musica que tragam luz, traga harmonia. Ela precisa conhecer suas emoções para aprender a domina-las.

Quem sabe ela aprende a amar a autoeducação pelo resto da vida a ponto de renascer como um ser humano em total comunhão com o melhor de si. Uma comunhão com o divino.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 28/06/2021
Código do texto: T7288392
Classificação de conteúdo: seguro