Apresentação Oficial da Obra Literária "Poema Dalangola"

Primeiramente, agradeço a Real Eventos por me permitir realizar essa actividade neste espaço;

Igualmente, agradeço ao Sr. Dino da Costa que, servindo-se de ponte, contactou a Real Eventos, a respeito deste mesmo acto;

Agradeço também a todas entidades aqui presentes, por aceitarem o Convite, especialmente os representantes do Executivo, sinto-me honrado com a vossa presença.

 

Minhas senhoras e meus senhores,

Caros amigos:

 

Não ficaria bem comigo próprio se, após o lançamento do E-Book em Dezembro último e a recepção dos livros físicos no mês passado, não realizasse essa Apresentação Oficial às autoridades e à população de Moçâmedes. Pois, Moçâmedes é a minha terra natal, é a minha morada, e é nela onde comecei a escrever.

O livro tem como título “Poema Dalangola” e como subtítulo “Um Estilo Poético”, destaca-se em duas partes para além dos elementos Pré-Textuais:

A Primeira, é a Apresentação da Teoria Literária, uma vez que o Poema Dalangola é um novo estilo poético, elucida os leitores sobre as regras desse estilo. Portanto, é uma cartilha.

A Segunda, são Poemas Dalangola, inspirados no nosso quotidiano e não só. Quero dizer, são poesias escritas com base no novo estilo em referência.

Este livro, reveste-se duma importância histórica e geográfica, pois, falar desse estilo poético, em qualquer altura e lugar desse mundo, é pensar no nosso querido País – Angola.

Também, reveste-se duma importância didática e social, na medida em que traz um novo Género Literário que pode servir de alternativa para os fazedores de poesias, e para as pessoas em geral, estimula o gosto a leitura e a escrita.

Portanto, apresentar uma obra com estes graus de importância tem, para mim, o significado fundamental que consiste em dizer ao País, a Angola toda, a partir da terra apelidada como “Terra da Felicidade”, que todos somos capazes de criar algo e contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

 

Caros amigos:

 

Escrevo desde 1999, por influência das aulas de Língua Portuguesa da 9ª Classe, onde o professor João de Deus mandava-nos (a turma) ler livros de autores da União dos Escritores Angolanos. Em 2003, na comuna da Lucira, para contrapor o isolamento, passei a escrever seriamente e sonhava um dia publicar um livro. Em 2009 comecei a publicar os meus textos na Internet. Em 2013, criei o Poema Dalangola, vi que era lindo, concentrei-me nele, aperfeiçoando a teoria literária até, em 2020, organizar as regras e os poemas que constituem o livro em apresentação.

A produção literária no nosso país, infelizmente, é muito cara, facto que me fez contactar algumas Editoras estrangeiras para uma possível publicação. Mas, infelizmente também, devido ao problema de Divisas que assola o nosso País, dificultou-me fazer pagamento. Graças a Deus, depois apareceu a DC Editora, a quem também estendo os meus agradecimentos, especificamente ao seu responsável, o Sr. Daniel Miguelavez, por trabalhar comigo nessa Obra.

Contudo, espero que o Poema Dalangola encontre um bom acolhimento no Estado angolano, especialmente ao Ministério da Educação no sentido de gizar políticas de massificação desse estilo por todo País, através da sua inserção nos currículos das Disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura. E, que possamos, todos, se identificar com esse novo estilo poético.

Obrigado e, que Deus nos abençoe!

 

Moçâmedes, aos 08 de Agosto de 2021

 

Att., Mwéene-Ndaka

Mwéene Ndaka
Enviado por Mwéene Ndaka em 08/08/2021
Reeditado em 25/02/2023
Código do texto: T7316674
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.