JOSE É UMA FARSA

José olhou para os detalhes de sua vida é percebeu que ele era um FARSA.

Dizia prestigiar o valor da estética, higiene, beleza, ordem e porque não JUSTIÇA, pois se encantava com a ideia de que cada coisa ocupasse o seu devido lugar, segundo sua natureza.

No entanto, José olhou para os detalhes de sua vida e percebeu que nada estava como deveria estar. Seu armário estava bagunçado, sua geladeira suja, sua carteira desordenada, e mesmo que os arrumasse, jamais se atentava aos detalhes.

Neste dia Jose, olhou para toda essa desordem e se considerou uma FARSA. Por mais que se dissesse comprometido com todas essas virtudes, bastava olhar para os detalhes que ficava claro que ele estava comprometido com a lei do menor esforço, quando muito, comprometido com as aparencias que jamais englobava os detalhes.

Revoltou-se e limpou a geladeira como nunca havia limpado. Isso lhe fez bem. Afinal, organizar fora sempre organiza também dentro.

Passou um dia e José, em um conversa trivial com a esposa, estourou em afetação por uma contrariedade. A afetação o consumiu por horas.

Reestabelecido, reconheceu-se mais uma vez uma farsa. Dizia prestigiar o AMOR, A COMPREENSÃO, O ESPIRITO DE SERVIR, quando na verdade era incapaz de se relacionar com leveza.

Preocupado estava com os detalhes da geladeira, percebeste agora, que muito mais suja estava seu coração egocentrico.

Sabe que a morte o rodeia, mas não consegue acrescentar eternidade aos seus minutos que restam. És incapaz de sacralizar a vida, as relações, és portanto, uma FARSA.

Pensou em jogar-se do 9 andar e antecipar o inevitável.

Refletiu e jogou para a morte apenas o pior de si.

Com o que sobrou, ligou para a esposa para se desculpar.

A geladeira ainda estava limpa, porque não pegar agora a gaveta das meias em todos seus detalhes?

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 18/08/2021
Código do texto: T7323549
Classificação de conteúdo: seguro