PALAVRAS DE AGRADECIMENTO POR OCASIÃO DO RECEBIMENTO DA COMENDA DA UNIÃO BRASILEIRA DOS ESCRITORES núcleo PAULISTA-PE À KALINA YÊDA COX MILANI, por sua irmã MÔNICA CHRISTINA COX MIRANDA.

"Se lá no céu, uma estrela eu pegar, no ressurgimento, quando o céu novamente me encandear, lá estará! Porque ela vai acender e tudo agradecer.

Não é exagero afirmar nem tampouco irei me gabar, Kalina é um ser a se homenagear".

Mônica Cox

Quando nos anos de 1978/79 nossa Mãe (saudosa Consuelo Cox) e seus quatro filhos (Erika, Mônica, Kalina e Júnior) tivemos que desocupar nosso apartamento no Recife, urgente! pois haviam indícios de risco de desmoronamento, encontramos uma luz aqui, no Município de Paulista, mas específicamente na Praia do Janga.

A vida nos trouxe para Paulista. O Janga, em plena expansão imobiliária e nós ingênuos adolescentes com 15, 14, 13 e 11 anos respectivamente. Fizemos muitas amizades, as quais recordamos com carinho e que marcaram nossas vidas.

Foi morando no Janga, e ainda com pouca idade, à época com seus 15 anos, que “Kalina” decidiu que queria morar nos Estados Unidos e assim nossa mãe viabilizou, deixando-a aos cuidados de sua tia Diva Cox, que lá morava.

Nos Estados Unidos realizou os estudos de “High School” (equivalente ao nosso ensino médio aqui no Brasil) e aprendeu, além do inglês fluente, o espanhol e o francês. Ao retornar ao Brasil após 2 anos, iniciou carreira na EMPETUR, sendo ainda vencedora do concurso para representar Pernambuco na feira Internacional de Turismo em Berlim, onde teve oportunidade de iniciar no idioma Alemão.

Nessa época, já interessada na área de aviação comercial iniciou seu curso de Piloto Privado no Aeroclube Encanta Moça, em Recife, realizando seus voos nas praias de Paulista, onde orgulhosamente apontava para o local onde havíamos morado no Janga.

Com muitas dificuldades financeiras pelo alto custo do curso de piloto, Kalina aprovou no concurso da Varig, para trabalhar em terra! Logo passou nos concursos da Transbrasil e da Varig, para Comissária de voo. Optou pela Varig, pois tinha desejos de crescer profissionalmente e na época a Transbrasil não tinha voos internacionais, a Varig, sim!

No início da década de 90, uma pernambucana de 26 anos, Kalina Yeda Cox, ex-comissária de voo e com cinco anos de experiência na aviação, rompeu pela primeira vez a tradição da Evaer (Escola Varig de Aeronáutica) de não aceitar mulheres no Curso de Formação de Pilotos Comerciais, para voar o Boeing 737-200 nas linhas nacionais. E não foi só isso: Kalina foi patronesse da primeira turma a formar uma pilota na Varig e ainda, com a turma mais antiga que a dela destacou-se como a 1ª Piloto Mulher da Varig.

Mas não parou por ai. Com a crise da Varig, Kalina optou por fazer concurso nas melhores empresas aéreas do mundo. Mas a melhor, a que ela realmente sonhava, não possuía mulheres no seu quadro de pilotos: a “Fly Emirates”. No entanto, Kalina insistiu em seu sonho. Foi submetida a análise, a entrevistas, exames, etc... e aprovada, foi contratada, passando a ser a 1ª Mulher Piloto da Emirates, onde permaneceu por 10 anos até sua aposentadoria, aos 50 anos de idade, como comandante das aeronaves, Boeing 777 da Fly Emirates de Dubai.

Atualmente, Kalina é membro da “Ninety-Nines”, uma seleta associação de mulheres-piloto, atua como Presidente Honorária da AMAB – Associação das Mulheres Aviadoras do Brasil e mora com seu esposo Andy Milani no Estado da Georgia, Estados Unidos.

Senhoras, Senhores, Amigos e todos aqui presentes: É difícil ser mulher, mas é na força que existe “na mulher” que a faz ainda mais especial ao que se propõe.

Assim, para finalizar, em nome desta mulher: aviadora, pernambucana, filha inigualável, irmã - verdadeiro - presente, uma mãe meiga e atenciosa e tia saudosa, AGRADEÇO orgulhosa e humildemente ESTA nobre Homenagem.

Desejo compartilhar esta comenda com a AMAB, se me permitem e com os meus familiares, pois todos eles direta ou indiretamente contribuem, permanentemente, com meu desenvolvimento como cidadã.

Em nome de KALINA YÊDA COX MILANI: mais uma vez, Obrigada pela homenagem! e um cordial abraço a todos.

Paulista, 03 de Setembro de 2021.

Mônica Cox
Enviado por Mônica Cox em 08/09/2021
Código do texto: T7338007
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.